QUARTO DOMINGO DA PÁSCOA


Leituras a serem refletidas:

1ª Leitura: At 4,8-12

2ª Leitura: 1Jo 3,1-2

Evangelho: Jo 10,11-18

Hoje, com toda a Igreja, celebramos o Bom Pastor, o dia dos pastores, ou dia da Pastoral. Trabalhar em uma pastoral de uma comunidade e estar a serviço da Igreja, da vida, da liberdade e da paz, dar continuidade ao ministério de Jesus, o Bom Pastor. Ele com seus ensinamentos e exemplos nos mostra o sentido da ação pastoral: “Dar a vida pelas ovelhas.” Às vezes a sociedade além de criticar, persegue quem se alinha com os ensinamentos do Bom Pastor na defesa da vida, da paz e da unidade. Mas, nós que pertencemos a uma linhagem de um povo que um dia foi cativo, pela tirania, hoje alegramo-nos por Jesus (o Bom Pastor) que veio para nos libertar desta escravidão que ainda somos submetidos pelo pecado.

A Primeira Leitura traz-nos um testemunho de Pedro, proclamado em Jerusalém diante das autoridades judaicas, nos dando assim o sentido para este domingo do Bom e único pastor “Jesus Cristo nosso Senhor”: “‘É ele a pedra rejeitada por vós, os construtores, más que se tornou a pedra angular’. Pois não há, debaixo do céu outro nome dado aos homens pelo qual devemos ser salvos” (At 4,11-12). É desta forma que a característica da catequese de Pedro apresenta Jesus, o único Pastor que nos conduz à vida verdadeira.

Na Segunda Leitura, o autor da primeira Carta de João convida-nos a contemplar o amor de Deus pelo homem. Um “amor verdadeiro admirável”. Um amor misericordioso, justo, capaz de perdoar, apesar de nossas debilidades e fragilidades, motivo pelo qual Deus (primeira pessoa da Trindade) nos envia Jesus (segunda pessoa da Trindade) como Bom Pastor, tendo como missão precípua o resgate da escravidão e nos apresentar a felicidade da liberdade.

O Evangelho de Jesus Cristo segundo São João (Jo 10,11-18) nos convida ir ao encontra das ovelhas, desgarradas, perdidas julgadas, aquelas que estão fora do redil, e não nos permitir que qualquer pessoa fique fora de alcance do amor salvífico de Deus na pessoa de Jesus Cristo, o Bom Pastor.

Jesus em sua catequese coloca em contraste dois tipos de cuidadores:

  • O primeiro tipo é o do “pastor mercenário” (Jo10,12-13). O “pastor mercenário” é o pastor contratado por dinheiro. O rebanho não lhes pertence, ele quer apenas cumprir seu contrato e receber seu dinheiro pelo qual foi contratado. Ele não tem compromisso com as ovelhas, ele as maltrata e não as protege, sua ação é sempre ditada por uma lógica de egoísmo e de interesse, quando ver o perigo (lobo) foge e deixa as ovelhas sem proteção. O “lobo” representa, nesta “parábola”, tudo aquilo que põe em perigo a vida das ovelhas: os interesses dos poderosos, a opressão, a injustiça, a violência, o ódio do mundo. 
  • O outro tipo de cuidador do rebanho é o “Bom Pastor”. Eu me valo dos Dehonianos que em sua reflexão nos dar um sentido, simples mas profundo, no entanto, fácil de entendimento: “O “Bom Pastor”, o pastor verdadeiro, presta o seu serviço por amor e não por dinheiro. Ele não está apenas interessado em cumprir o contrato, mas em fazer com que as ovelhas tenham vida e se sintam felizes. A sua prioridade é o bem das ovelhas que lhe foram confiadas. Ele ama as suas ovelhas; por isso, arrisca tudo em benefício do rebanho. Está, inclusive, disposto a dar a própria vida por essas ovelhas que ama. As ovelhas podem confiar no “Bom Pastor”; sabem que ele não defende interesses pessoais, mas os interesses do seu rebanho. Jesus é o modelo do verdadeiro pastor (Jo 10,14).”

Para concluir nossa reflexão, mas sem a pretensão de esgotar o assunto, pois há muitas mensagens inseridas nas entrelinhas deste Evangelho, Jesus explica que sua missão é alinhada com o projeto salvífico de Deus, “proteger, resgatar, conduzir as ovelhas ao um redil, em que Ele é o Pastor.” Ser pastor foi a missão dada pelo o Pai e que Ele assume em sua totalidade durante toda sua vida terrena.

Que possamos a exemplo do “Bom Pastor”, sem interesse pessoal, cumpriu a missão que o Pai, na pessoa de Jesus confiou à sua Igreja, agindo na condição de filho. Fiquem com Deus.


Diácono Artur Carlos Pereira

Referência:

Bíblia tradução Bíblia de Jerusalém

https://www.dehonianos.org

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

VI DOMINGO DA PÁSCOA

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Aniversariantes Dizimistas de Março