Pastorais

AÇÃO PASTORAL


Objetivo geral:

Evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude, para a construção de uma Igreja "em saída", que seja Comunidade de comunidades e esteja em estado permanente de missão (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023).


Objetivos específicos:

- Ampliar as formações e vivências litúrgicas, capacitando os agentes de pastoral de modo geral, em vista de uma melhor compreensão do mistério da fé celebrado nas comunidades, despertando a consciência comunitária que deve prevalecer nas celebrações e momentos de espiritualidades realizados na paróquia;

- Apoiar, incentivar e fomentar os círculos bíblicos nas comunidades e de maneira especial junto às famílias, bem como a realização de outras ações espirituais em seu âmbito;

- Desenvolver ações missionárias no território da paróquia, com iniciativas que envolvam mais as famílias e despertem a consciência do “Ser Igreja”, assim como atividades que atraiam os jovens e aqueles que não costumam frequentar as celebrações;

- Reestruturar o Setor Família na paróquia, fortalecendo e respeitando as diferentes ações evangelizadoras e carismas específicos das pastorais, dos serviços e movimentos existentes na comunidade paroquial.

Legião de Maria

Estar presente onde houver necessidade espiritual, famílias, casais e filhos em conflitos. O movimento é presença fiel junto aos enfermos, idosos, nos lares, abrigos e hospitais. É o amor a Jesus e Maria que impulsiona os trabalhos semanais, na caridade e dedicação, testemunhando a fé no Evangelho e na humildade de Maria.

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é um Movimento espiritual e missionário; é oração e serviço; é Escola de Oração e Apostolado. Objetivos: Aprofundar a reflexão bíblica e teológica sobre o culto ao Sagrado Coração de Jesus; Despertar o espírito de oração, de fraternidade e de serviço ao próximo, principalmente, entre os membros do Apostolado da Oração: zeladoras e famílias.

Mãe Rainha 

O centro de espiritualidade do Movimento é o Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no qual Maria está presente como educadora. Com a missão de gerar, novamente, Cristo no coração das pessoas, ela oferece a graça do abrigo espiritual, a transformação interior e a frutuosidade apostólica. O Movimento Mãe Peregrina tem por objetivo evangelizar as famílias com a imagem peregrina, dando testemunho de fé na comunidade, na oração e nas celebrações. O movimento visita as famílias, numa atitude de respeito, acolhida e escuta, ajudando-as a superar os desafios cotidianos. As visitas também acontecem na peregrinação - de casa em casa, do oratório da Mãe Rainha. Assim, sustenta-se uma corrente de oração diária.

Liturgia (leitura, canto e celebrações)

A liturgia é ponto de encontro de toda comunidade. No cuidado para com essa pastoral, estão os leitores, cantores, salmistas e instrumentistas que desempenham funções nas diferentes celebrações comunitárias ou paroquiais. A liturgia é uma ação do Povo de Deus, necessariamente, coletiva e cadenciada. A fonte da nossa fé e da liturgia eucarística, de fato, é o mesmo acontecimento: o dom que Cristo fez de si mesmo no mistério pascal” (Sacramentum Caritatis, 34). 

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

O ministro extraordinário é, na Igreja Católica, um(a) leigo(a) a quem é dada a permissão para distribuir a comunhão aos demais fiéis. Serviço outro, e de imensa importância, é a visita aos enfermos ou idosos que não podem participar da celebração comunitária. O nome do serviço, "ministro(a) da comunhão", e não da Eucaristia, visto que os sacerdotes são os ministros da Eucaristia. A necessária função dos ministros extraordinários, em especial, justifica-se pela distribuição da comunhão aos fiéis.

Grupo de Acólitos/Coroinhas

Acólito é um membro da Igreja Católica instituído para auxiliar o diácono e ministrar ao sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo, na celebração da missa. É sua função, também, cuidar do altar e, como ministro extraordinário, distribuir a sagrada comunhão. O acólito também é chamado de coroinha, todavia, este não é um ministério instituído, mas um ofício litúrgico.

Equipe de Acolhida

É um serviço de acolhimento a quem chega e participa das celebrações ou dos encontros da paróquia. O objetivo para os membros dessa equipe é preocupar-se em passar a imagem de uma comunidade atenciosa e acolhedora - é o que se espera de uma comunidade cristã. Esta imagem está fortemente ligada a uma positiva receptividade cotidiana.

Catequese

A organização da Pastoral Catequética tem com o ponto de referência o Bispo e a Diocese. A Coordenação Paroquial de Catequese é o órgão, através do qual o padre, animador da comunidade, dirige e preside toda atividade catequética realizada na paróquia. Sua razão primeira de ser e existir deriva da necessidade de estabelecer, na paróquia, um projeto global de catequese, articulado e coerente, o qual responda às verdadeiras necessidades dos fiéis e seja adequadamente situado no plano pastoral paroquial. Objetivos: Suscitar nas comunidades cristãs vocações para a catequese; Promover a Iniciação à Vida Cristã; Observar os setores que necessitam de catequese; Organizar formação para os catequistas, inicial e permanente; Dispensar atenção pessoal e espiritual às comunidades; Envolver os catequistas na evangelização da paróquia.

Pastoral do Batismo

Prepara para o Sacramento do Batismo, sinal que, pelo poder do Espírito Santo, nos faz participar da família de Deus, que é a Igreja, vivendo como filhas e filhos, irmãs e irmãos. Tem como objetivos, preparar pessoas adultas, principalmente os pais, junto com os padrinhos, para a consciência da importância da Iniciação à Vida Cristão, a pertença à Igreja, a vida em comunidade e a educação dos filhos na fé.

Pastoral Familiar

O matrimônio foi instituído por Deus, no vínculo do amor e, elevado por Cristo à dignidade de sacramento, para edificar a sociedade e a Igreja. A Pastoral Familiar é um serviço planejado e articulado que visa evangelizar a partir "de casa". Objetivos: Evangelizar a família, na acolhida e acompanhamento às mais diferentes realidades familiares; Os fins da da Pastoral Familiar consistem, basicamente, na preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias.

Encontro de Casais com Cristo - ECC

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus a partir do âmbito familiar e da comunidade paroquial. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocações. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB, Doc. 12 / DN-pág. 13)

Encontro de Jovens com Cristo - EJC

O encontro de jovens com Cristo (EJC) é o ponto de partida para a formação de uma comunidade de jovens voltada para o exercício de uma vida cristã. É o primeiro anúncio ao jovem de que Jesus Cristo é o Salvador. É o instrumento através do qual o jovem deve adquirir, lentamente, o sentimento de que: A sociedade precisa da juventude.; A Fé e a Igreja são os instrumentos de salvação; O Cristo e a Doutrina são o caminho para alcançar a salvação. O EJC tem como motivação levar Cristo aos jovens, dando a eles oportunidade de verem e sentirem o mundo sob o prisma do amor divino. O Encontro de Jovens com Cristo é promovido através de atividades, durante três dias, mas é um Encontro que se estende, através do Pós-Encontro, até o engajamento total do jovem na comunidade cristã.

Renovação Carismática Católica - RCC

A Renovação Carismática Católica é considerada como um Movimento na Igreja Católica e tem como identidade o acontecimento de Pentecostes (Atos 2). Sua dinâmica enfatiza, positivamente, a ação do Espírito Santo que leva a uma transformação do coração e, portanto, da vida interior (Ez 36). Com o objetivo de dar frutos de santidade (cf. João 15; Gal 5), sua experiência passa pelo “batismo no Espírito Santo". Neste quesito, a palavra “batismo” ganha sentido de mergulhar, estar completamente envolvido pela ação do Espírito de Deus (ou seja, não significa sacramento). 

Grupo de Jovens 

A Juventude é uma presença inquestionável na Igreja. O serviço pastoral destinado às juventudes, trabalha como o fermento jovem, levando através dos membros do grupo à Palavra e a outros jovens. Os jovens são valiosos missionários. A espiritualidade para a juventude passa pela oração, pelo sacrifício, pela solidariedade e pelo engajamento pastoral. O jovem deve ter clareza de seu carisma e potencial missionário, principalmente na junto aos diversos modelos de juventude.

Pastoral da Criança 

É um Organismo de Ação Social da CNBB. Suas ações visam o acompanhamento de crianças de 0 a 6 anos e o apoio para gestantes por meio de líderes voluntários que vivem nas próprias comunidades. A missão é toda baseada no seguinte tripé: Visitas domiciliares, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão. São valores da Pastoral da Criança a acolhida, o compromisso ético, a simplicidade, o apoio efetivo, a perseverança, o saber partilhar, a alegria. 

Terço dos Homens

A Missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã. O Terço dos Homens é fé e devoção. A oração do terço, além de conduzir para a oração, leva à meditação dos mistérios da redenção. Na contemplação do mistério redentor, também lembramos a Virgem de Nazaré. Maria acolheu a vontade de Deus, dando-nos o Salvador.

Grupos de Rua (Círculos bíblicos)

A experiência dos círculos bíblicos ou grupos de rua ajuda a construir e manter inúmeras comunidades no continente latino-americano. São pequenos grupos de cristãos que, em torno da Palavra de Deus, se unem e se reúnem para iluminar sua prática inspirados pela pergunta de fundo: “O que faria Jesus se estivesse em nosso lugar?”. A evangelização realizada a partir de pequenos grupos tende a despertar novas lideranças.

Pastoral do Dízimo

Incentiva os cristãos à partilha solidária, a partir do sentido bíblico, teológico, social, eclesial, espiritual e missionário do Dízimo. Quem ama a Igreja, conhece a alegria de colaborar em sua missão. Objetivos: Formar equipes paroquiais, através de encontros e palestras; Conscientizar à decisão pessoal pela Partilha (Dízimo); Valorizar os dizimistas, com oração e proximidade.

Pastoral da Comunicação - PASCOM

Auxilia a Igreja em sua importante e complexa missão de se manter em constante diálogo com a sociedade. Foi criada com o intuito de fortalecer as relações entre as comunidades, gerando unidade entre todas as pastorais, movimentos, serviços e organismos. A PASCOM, no dia a dia de nossa paróquia, tem servido à evangelização através dos meios digitais, compartilhando textos formativos e informativos, fotos, vídeos e transmissões das atividades pastorais ou momentos celebrativos de nossas comunidades.

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Abertas as inscrições para a Escola de Formação sobre Vocação Laical

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais

REFLEXÃO: Domingo da Divina Misericórdia