Pastorais

AÇÃO PASTORAL


Objetivo geral:

Evangelizar no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude, para a construção de uma Igreja "em saída", que seja Comunidade de comunidades e esteja em estado permanente de missão (Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2019-2023).


Objetivos específicos:

- Ampliar as formações e vivências litúrgicas, capacitando os agentes de pastoral de modo geral, em vista de uma melhor compreensão do mistério da fé celebrado nas comunidades, despertando a consciência comunitária que deve prevalecer nas celebrações e momentos de espiritualidades realizados na paróquia;

- Apoiar, incentivar e fomentar os círculos bíblicos nas comunidades e de maneira especial junto às famílias, bem como a realização de outras ações espirituais em seu âmbito;

- Desenvolver ações missionárias no território da paróquia, com iniciativas que envolvam mais as famílias e despertem a consciência do “Ser Igreja”, assim como atividades que atraiam os jovens e aqueles que não costumam frequentar as celebrações;

- Reestruturar o Setor Família na paróquia, fortalecendo e respeitando as diferentes ações evangelizadoras e carismas específicos das pastorais, dos serviços e movimentos existentes na comunidade paroquial.

Legião de Maria

Estar presente onde houver necessidade espiritual, famílias, casais e filhos em conflitos. O movimento é presença fiel junto aos enfermos, idosos, nos lares, abrigos e hospitais. É o amor a Jesus e Maria que impulsiona os trabalhos semanais, na caridade e dedicação, testemunhando a fé no Evangelho e na humildade de Maria.

Apostolado da Oração

O Apostolado da Oração é um Movimento espiritual e missionário; é oração e serviço; é Escola de Oração e Apostolado. Objetivos: Aprofundar a reflexão bíblica e teológica sobre o culto ao Sagrado Coração de Jesus; Despertar o espírito de oração, de fraternidade e de serviço ao próximo, principalmente, entre os membros do Apostolado da Oração: zeladoras e famílias.

Mãe Rainha 

O centro de espiritualidade do Movimento é o Santuário da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt, no qual Maria está presente como educadora. Com a missão de gerar, novamente, Cristo no coração das pessoas, ela oferece a graça do abrigo espiritual, a transformação interior e a frutuosidade apostólica. O Movimento Mãe Peregrina tem por objetivo evangelizar as famílias com a imagem peregrina, dando testemunho de fé na comunidade, na oração e nas celebrações. O movimento visita as famílias, numa atitude de respeito, acolhida e escuta, ajudando-as a superar os desafios cotidianos. As visitas também acontecem na peregrinação - de casa em casa, do oratório da Mãe Rainha. Assim, sustenta-se uma corrente de oração diária.

Liturgia (leitura, canto e celebrações)

A liturgia é ponto de encontro de toda comunidade. No cuidado para com essa pastoral, estão os leitores, cantores, salmistas e instrumentistas que desempenham funções nas diferentes celebrações comunitárias ou paroquiais. A liturgia é uma ação do Povo de Deus, necessariamente, coletiva e cadenciada. A fonte da nossa fé e da liturgia eucarística, de fato, é o mesmo acontecimento: o dom que Cristo fez de si mesmo no mistério pascal” (Sacramentum Caritatis, 34). 

Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

O ministro extraordinário é, na Igreja Católica, um(a) leigo(a) a quem é dada a permissão para distribuir a comunhão aos demais fiéis. Serviço outro, e de imensa importância, é a visita aos enfermos ou idosos que não podem participar da celebração comunitária. O nome do serviço, "ministro(a) da comunhão", e não da Eucaristia, visto que os sacerdotes são os ministros da Eucaristia. A necessária função dos ministros extraordinários, em especial, justifica-se pela distribuição da comunhão aos fiéis.

Grupo de Acólitos/Coroinhas

Acólito é um membro da Igreja Católica instituído para auxiliar o diácono e ministrar ao sacerdote nas ações litúrgicas, sobretudo, na celebração da missa. É sua função, também, cuidar do altar e, como ministro extraordinário, distribuir a sagrada comunhão. O acólito também é chamado de coroinha, todavia, este não é um ministério instituído, mas um ofício litúrgico.

Equipe de Acolhida

É um serviço de acolhimento a quem chega e participa das celebrações ou dos encontros da paróquia. O objetivo para os membros dessa equipe é preocupar-se em passar a imagem de uma comunidade atenciosa e acolhedora - é o que se espera de uma comunidade cristã. Esta imagem está fortemente ligada a uma positiva receptividade cotidiana.

Catequese

A organização da Pastoral Catequética tem com o ponto de referência o Bispo e a Diocese. A Coordenação Paroquial de Catequese é o órgão, através do qual o padre, animador da comunidade, dirige e preside toda atividade catequética realizada na paróquia. Sua razão primeira de ser e existir deriva da necessidade de estabelecer, na paróquia, um projeto global de catequese, articulado e coerente, o qual responda às verdadeiras necessidades dos fiéis e seja adequadamente situado no plano pastoral paroquial. Objetivos: Suscitar nas comunidades cristãs vocações para a catequese; Promover a Iniciação à Vida Cristã; Observar os setores que necessitam de catequese; Organizar formação para os catequistas, inicial e permanente; Dispensar atenção pessoal e espiritual às comunidades; Envolver os catequistas na evangelização da paróquia.

Pastoral do Batismo

Prepara para o Sacramento do Batismo, sinal que, pelo poder do Espírito Santo, nos faz participar da família de Deus, que é a Igreja, vivendo como filhas e filhos, irmãs e irmãos. Tem como objetivos, preparar pessoas adultas, principalmente os pais, junto com os padrinhos, para a consciência da importância da Iniciação à Vida Cristão, a pertença à Igreja, a vida em comunidade e a educação dos filhos na fé.

Pastoral Familiar

O matrimônio foi instituído por Deus, no vínculo do amor e, elevado por Cristo à dignidade de sacramento, para edificar a sociedade e a Igreja. A Pastoral Familiar é um serviço planejado e articulado que visa evangelizar a partir "de casa". Objetivos: Evangelizar a família, na acolhida e acompanhamento às mais diferentes realidades familiares; Os fins da da Pastoral Familiar consistem, basicamente, na preparação dos candidatos para a vida matrimonial e familiar, na evangelização e promoção humana, social e espiritual das famílias.

Encontro de Casais com Cristo - ECC

O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus a partir do âmbito familiar e da comunidade paroquial. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições e vocações. Deve partir do conceito exato de matrimônio e de família, à luz da Revelação, segundo o Magistério da Igreja (Orientações pastorais sobre o matrimônio – CNBB, Doc. 12 / DN-pág. 13)

Encontro de Jovens com Cristo - EJC

O encontro de jovens com Cristo (EJC) é o ponto de partida para a formação de uma comunidade de jovens voltada para o exercício de uma vida cristã. É o primeiro anúncio ao jovem de que Jesus Cristo é o Salvador. É o instrumento através do qual o jovem deve adquirir, lentamente, o sentimento de que: A sociedade precisa da juventude.; A Fé e a Igreja são os instrumentos de salvação; O Cristo e a Doutrina são o caminho para alcançar a salvação. O EJC tem como motivação levar Cristo aos jovens, dando a eles oportunidade de verem e sentirem o mundo sob o prisma do amor divino. O Encontro de Jovens com Cristo é promovido através de atividades, durante três dias, mas é um Encontro que se estende, através do Pós-Encontro, até o engajamento total do jovem na comunidade cristã.

Renovação Carismática Católica - RCC

A Renovação Carismática Católica é considerada como um Movimento na Igreja Católica e tem como identidade o acontecimento de Pentecostes (Atos 2). Sua dinâmica enfatiza, positivamente, a ação do Espírito Santo que leva a uma transformação do coração e, portanto, da vida interior (Ez 36). Com o objetivo de dar frutos de santidade (cf. João 15; Gal 5), sua experiência passa pelo “batismo no Espírito Santo". Neste quesito, a palavra “batismo” ganha sentido de mergulhar, estar completamente envolvido pela ação do Espírito de Deus (ou seja, não significa sacramento). 

Grupo de Jovens 

A Juventude é uma presença inquestionável na Igreja. O serviço pastoral destinado às juventudes, trabalha como o fermento jovem, levando através dos membros do grupo à Palavra e a outros jovens. Os jovens são valiosos missionários. A espiritualidade para a juventude passa pela oração, pelo sacrifício, pela solidariedade e pelo engajamento pastoral. O jovem deve ter clareza de seu carisma e potencial missionário, principalmente na junto aos diversos modelos de juventude.

Pastoral da Criança 

É um Organismo de Ação Social da CNBB. Suas ações visam o acompanhamento de crianças de 0 a 6 anos e o apoio para gestantes por meio de líderes voluntários que vivem nas próprias comunidades. A missão é toda baseada no seguinte tripé: Visitas domiciliares, Celebração da Vida e Reunião de Reflexão. São valores da Pastoral da Criança a acolhida, o compromisso ético, a simplicidade, o apoio efetivo, a perseverança, o saber partilhar, a alegria. 

Terço dos Homens

A Missão do Terço dos Homens é resgatar para o seio da Igreja de Cristo, homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e da sociedade cristã. O Terço dos Homens é fé e devoção. A oração do terço, além de conduzir para a oração, leva à meditação dos mistérios da redenção. Na contemplação do mistério redentor, também lembramos a Virgem de Nazaré. Maria acolheu a vontade de Deus, dando-nos o Salvador.

Grupos de Rua (Círculos bíblicos)

A experiência dos círculos bíblicos ou grupos de rua ajuda a construir e manter inúmeras comunidades no continente latino-americano. São pequenos grupos de cristãos que, em torno da Palavra de Deus, se unem e se reúnem para iluminar sua prática inspirados pela pergunta de fundo: “O que faria Jesus se estivesse em nosso lugar?”. A evangelização realizada a partir de pequenos grupos tende a despertar novas lideranças.

Pastoral do Dízimo

Incentiva os cristãos à partilha solidária, a partir do sentido bíblico, teológico, social, eclesial, espiritual e missionário do Dízimo. Quem ama a Igreja, conhece a alegria de colaborar em sua missão. Objetivos: Formar equipes paroquiais, através de encontros e palestras; Conscientizar à decisão pessoal pela Partilha (Dízimo); Valorizar os dizimistas, com oração e proximidade.

Pastoral da Comunicação - PASCOM

Auxilia a Igreja em sua importante e complexa missão de se manter em constante diálogo com a sociedade. Foi criada com o intuito de fortalecer as relações entre as comunidades, gerando unidade entre todas as pastorais, movimentos, serviços e organismos. A PASCOM, no dia a dia de nossa paróquia, tem servido à evangelização através dos meios digitais, compartilhando textos formativos e informativos, fotos, vídeos e transmissões das atividades pastorais ou momentos celebrativos de nossas comunidades.

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Mensagem de Ano Novo da Paróquia Marca Início De Um Novo Ciclo

VI DOMINGO DO TEMPO COMUM

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro