Paróquia limita ainda mais aglomerações em celebrações eucarísticas com transmissão ao vivo


Já foram dois informativos: comunicado público em 20 de março e circular interna em 28 de abril.

A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro vem tomando as devidas precauções desde o início da pandemia de Covid-19. No primeiro comunicado público assinado no dia 20 de março, o pároco divulgou algumas determinações e orientações iniciais para todas as atividades pastorais com respaldo da Arquidiocese de Teresina. No documento, padre Chagas Martins já solicitava a suspensão das celebrações eucarísticas com a presença do povo para evitar aglomerações.

Foto: Comunicado público da paróquia em 20 de março

Desde o período de suspensão, as pastorais que desenvolvem o serviço na sagrada liturgia estão se dedicando para permitir a continuidade segura das celebrações, dos terços, dos grupos de orações e das diversas lives que podem ser visualizadas em nossas plataformas digitais. Diversas reuniões e conferências estão sendo realizadas com a equipe de comunicação recém-criada para tentar articular junto ao pároco e o Conselho de Pastoral Paroquial (CPP) uma programação variada que atenda a maioria do anseio coletivo.

Foto: A programação paroquial está sendo transmitida pelas redes sociais

É pelo zelo e dedicação à Igreja e, sobretudo, amor ao próximo que, ao decorrer da semana, membros da Equipe de cantos, Ministros da Eucaristia, Acólitos, Pascom e padre se deslocam de suas residências para preparar e efetivar as únicas celebrações que são realizadas na igreja matriz: Adoração ao Santíssimo Sacramento e Missa Dominical. Nossos servos estão sendo orientados a manter as precauções necessárias de higienização e a não aglomeração dentro da igreja.

Como já é notório a propagação do Covid-19 na cidade de Teresina, em especial, na Zona Norte, a paróquia divulgou na noite desta terça-feira, 28, uma carta circular interna aos grupos restringindo ainda mais o número de colaboradores que ajudam nos momentos celebrativos. O documento assinado pelo pároco é claro e ratifica as primeiras decisões sobre aglomerações na igreja, reforçando a não participação do povo em geral e solicita aos coordenadores de pastorais que ajudam nas celebrações transmitidas via internet a relação de nomes.

Portanto, é importante destacar que o documento nomeado de circular, não sendo um comunicado ao público, cujo objetivo é informar internamente os agentes de pastorais, assumimos a responsabilidade de preservar a saúde de nossos paroquianos, limitando a participação exclusiva de pessoas que ajudam na sagrada liturgia. 

Nossas capelas permanecem abertas, limpas e arejadas para a adoração ao Santíssimo Sacramento e exercícios espirituais de forma particular (não em grupos), seguindo as orientações de prevenção: distância entre as pessoas, cuidados com a higiene etc. Recomendamos vivamente devoção e orações marianas, tais como ladainhas, Santo Rosário, jaculatórias, seja pelos meios de comunicação, seja em família.

Rogamos à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro o cuidado para com os nossos irmãos, e que a pandemia da Covid-19 se encerre o quantos antes. A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro conta com vossas orações e que logo breve estaremos celebrando o mistério pascal.

Pastoral da Comunicação – Pascom

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Abertas as inscrições para a Escola de Formação sobre Vocação Laical

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais

REFLEXÃO: Domingo da Divina Misericórdia