SOLENIDADE DE TODOS OS SANTOS


Hoje, com toda a Igreja, celebramos solenidade de “Todos os Santos”. O dia de “Todos os Santos” é dia 01 de novembro, todavia como aqui no Brasil não é mais feriado, a Igreja transfere esta solenidade para o primeiro domingo seguinte ao dia 01 (caso o dia primeiro não seja em um domingo). Desta forma, a Igreja permite aos cristãos a oportunidade de rezarem juntos em memória a “Todos os Santos”, tanto os que já se encontram na glória, como os que caminham procurando no exemplo de Jesus, o santo dos santos.

Então, o que seria ser santo? Como entender o chamado de Deus, à santidade que permeia por todo sua palavra, desde Gênese a Apocalipse? Confirmado por Jesus, em várias passagens. Cito aqui apenas uma: “Vós, portando "sereis perfeitos”, como é perfeito o vosso Pai celeste”. (Mt 5,48)

A liturgia de hoje nos dar a resposta para o chamado de Deus e a busca sistemática do homem, entende-se, sobretudo, que não basta comtemplar o passado distante daqueles que entregaram sua vida por causa do reino. Precisamos também entender que nós também somos capazes, tudo depende da opção pessoal de cada um em se alinhar ao projeto salvífico de Deus na pessoa de Jesus Cristo, tudo isso na liberdade que nos é dado a partir da criação.

A santidade vem através da filiação como encontramos na primeira carta de João: “Vede que grande amor nos outorgou o Pai, que sejamos chamados filhos de Deus; e nós o somos! ... Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas o que seremos ainda não se manifestou”. (3,1-3) 

O livro do Apocalipse, (7,2-4.9-14), define muito bem quem são aqueles que poderão ser chamados de “santos”. São todos aqueles que carregam a marca indelével de Cristo e que deverão ser protegidos da destruição como encontramos em Apocalipse (7,2): “Eu vi outro anjo que subia do Oriente trazendo o selo de Deus vivo,” depois se ouviam o número dos marcados. “Ouvi, então o número dos que tinham sido marcados com o selo: cento e quarenta e quatro mil marcados com o selo”, (Ap 7,4). Estas são as primícias da salvação, ou seja, os primeiros escolhidos das 12 Tribos de Israel. Logo em seguida, a visão foi de uma multidão que se aproximou do trono do cordeiro. Uma multidão “incontável” como lemos em Apocalipse (7,9-10): ”Depois disso, eu vi: Era uma grande multidão, que ninguém, podia contar, de todas as nações tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do trono e diante do Cordeiro, trajados com vestes brancas e com palmas nas mãos. .... Eles vem da grande tribulação. Lavaram as vestes e as alvejaram no sangue do Cordeiro”. João de uma forma enigmática, nos revela que a salvação é para todos, esta é a vontade ardente de Deus, Ele nos espera, a opção é nossa. 

O Evangelho de Jesus Cristo narrado por Mateus (5, 1-12), nos mostra o caminha que devemos trilhar para encontrar a verdadeira felicidade, que só o encontramos através da caminhada pela constituição promulgada pelo mestre, “as nove Bem-Aventuranças” que é um resumo de toda a lei. Portanto, as “Bem-Aventuranças” (felicidade), é o itinerário da Vida Cristão (IVC) com inspiração Catecumenal, proclamado pelo Mestre Jesus como o “manual guia” para a santidade.

É bom ter presente, que o caminho das Bem-Aventuranças, é consequência  do sentimento que se carrega no coração, quando alinhando à vontade de Deus, nós o veremos e encontraremos o grande tesouro: “Felizes os corações puros: eles verão a Deus” (Mt 5,8).

As “Bem-Aventuranças” não exigem gestos sensacionalistas. Hoje eu diria que não precisa ter muitos seguidores em redes sociais, não precisa de poderes extraordinários; não são para super-homens, mas para homens que possam superar as dificuldades do dia a dia, e que vivam inseridos no meio da comunidade, fazendo o que Jesus sempre fez, seguido tanto pelos Santos proclamados como por aqueles vivem no anonimato, mas que estão no meio de nós, “servindo”. 

Para concluir faço das palavras do Papa Francisco, as minhas: “Assim são os Santos respiram como todos o ar poluído do mal que há no mundo, mas, ao longo do caminho, nunca perdem de vista o “caminho de Jesus,” indicado nas Bem-Aventuranças, que são como o mapa da vida cristã. 

Fiquem com Deus, tenham um domingo abençoado e uma semana cheia de Deus, que nossa Senhora das Graças nos ensine a sermos santos, amando a Jesus como ela o amou

 

Diácono Artur Pereira

Referencias:

Bíblia tradução TEB

Igreja em Oração


Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos