XXV Domingo do Tempo Comum

 


Hoje, com toda a Igreja, celebramos o XXV Domingo do Tempo Comum, a palavra nos ensina a ter atitudes iguais ou semelhantes à de Cristo, que veio para ser exemplo, e não tem limites para o perdão. No domingo passado, vimos que Jesus nos ensina, através da resposta dada a Pedro, que devemos perdoar sempre, o perdão nunca deve ser menor que a ofensa, mas, na medida certa “perdoar não sete vezes, mas setenta e sete”. A leitura de hoje nos chama a atenção para a inveja, um mal que rompe laços com os irmãos e com Deus.

Como então agir para se alinhar à vontade de Deus? 

Sua palavra e suas ações nos mostram sua lógica “o ser e não o ter”, os caminhos e pensamentos de Deus são diferentes dos caminhos e pensamentos dos homens e do mundo, “Is 55,8 Com efeito, meus pensamentos não são os vossos pensamentos, os vossos caminhos não são os meus caminhos, oráculo de Iahweh”. O mundo nos oferece tantas oportunidades para vivermos sua lógica: Poder sem serviço, ostentação, apego a coisas materiais, mesquinhez, autossuficiência e muitas outras coisas que causam miopia para o amor verdadeiro que brota do coração de Deus, na pessoa de Jesus Cristo, carregado de caridade, perdão, misericórdia, justiça e poder com serviço. Como resposta o profeta Isaías, 55, 6-7 nos ensina a buscar ao Senhor “Procurai a Iahweh enquanto pode ser achado, Invocai-o enquanto está perto. Abandone o ímpio o seu caminho, e o homem mau os seus pensamentos e volte para Iahweh, pois terá compaixão dele, e para o nosso Deus, porque é rico em perdão”

Como vive plenamente o amor?

Paulo, em sua carta aos Filipenses 1,20c-24 27a, nos dá, como receita simples mas eficiente, o deixar-se ser atraído e conduzido pelo amor de Deus na pessoa de Jesus, escolhendo sempre o melhor caminho na condução da comunidade, dando-nos ferramentas para que cada um de nós façamos o encontro pessoal com Deus. “Fl 1, 23-24: Sinto-me num dilema: o meu desejo é partir e estar com Cristo, pois isso me é muito melhor, mas o permanecer na carne é mais necessário por vossa causa.” 

Evangelho: coração da palavra de Deus! Hoje, refletimos sobre a passagem Mt 20,1-6, em que Jesus nos conta uma parábola, jogando luz para o entendimento do reino dos céus, sua justiça e misericórdia. “Um patrão que sai a procura de trabalhadores”

Qual é a proposta de Jesus na parábola do Patrão?

Nesta parábola, Jesus coloca luzes na justiça divina, precisamos visualizá-la, com os olhos da fé e acolher de coração limpo, na liberdade que deve ser peculiar do cristão.

Quando o patrão (Deus) paga a todos o mesmo valor, embora alguns tenham iniciado os trabalhos mais cedo, a mensagem é que a justiça divina não vem pela metade ou em conta-gotas, ela é completa e atinge a todos, não fazendo acepção de pessoas ou a tarefa exercida por elas, o que manda é a doação em sua totalidade, ou seja, sempre doar o possível, mas que seja o melhor, isso basta.

São muitas as lições, más colocarei para nossa reflexão mais uma.

Como então fazer para ouvir o chamado de Deus?

Devemos pensar como Deus, e não querer que Ele se alinhe aos nossos projetos e a nossa vontade. Ele chama a todos a converter-se, e a tornar-se anunciadores de sua palavra, não nos classifica por grau de importância, todos somos iguais, não importa se estamos há muito tempo em uma pastoral ou se chegamos ontem, ou até mesmo hoje, todos temos nosso lugar reservado no coração de Deus, e conquistar este lugar é uma decisão pessoal. Ele não cansa de nos chamar, não nos cansemos de buscá-lo, espera nossa conversão como profetiza, Ezequiel 33,11 “Dize-lhes: por minha vida, oráculo do Senhor Iahweh; certamente não tenho prazer na morte do ímpio; mas antes, na sua conversão, em que ele se converta do seu caminho e viva, Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos. Porque haveis de morrer, ó casa de Israel” 

A conversão nos levará a um único caminho que nos dará vida e vida em abundância. Caminhemos com humildade pedindo ajuda a Nossa Senhora das Graças, para que nos ensine a amar Jesus como ela amou.

Fiquem com Deus, tenham um domingo abençoado e uma semana cheio de Graça!

Diácono Artur Pereira

Fontes:

Bíblia de Jerusalém

Deus Conosco – dia a dia. Setembro 2023

Revisão: Rosa Camila


Reflexão disponível no canal do YouTube

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos