XXIII DOMINGO DO TEMPO COMUN

 

Hoje, com toda a Igreja, celebramos o XXIII domingo do tempo comum. Neste domingo a liturgia coloca em voga o mandamento do amor que deve ser observado, e vivenciado com fidelidade. É o amor que deve nos levar ao diálogo com os irmãos, sem fazer acepção, tratando a todos de forma igualitária. O amor imprime no nosso ser, a responsabilidade de cuidar de todos que nos rodeiam, tendo como exemplo Jesus, que nunca foi indiferente diante da ameaça à vida e à paz dos irmãos.

A primeira leitura do livro de Ez 33 ,7-9, nos mostra que o profeta é guardião da palavra de Deus, tem a responsabilidade de observar as atitudes humanas e com fidelidade ao seu ministério, pelo qual foi constituído,  tendo como missão, propagar a verdade, advertindo ao homem sobre suas atitudes, que o afastam do projeto salvifico de Deus, sob pena de ser responsabilizado caso não cumpra o que determina o Senhor, através de suas leis e mandamentos. Esta é nossa missão profético. “Ez 33,9 “Por outra parte, se procurares desviar o ímpio do seu caminho, para que se converta, e ele não se converter do seu caminho, ele morrerá por sua iniquidade, más tu terás salva a tua vida.” 

O salmo 94, nos convida a observação da lei do Senhor, clama para que o nosso coração seja aberto a vontade de Deus, pois o Senhor é bom, o Senhor é compassivo, Ele é o rochedo que nos salva, Ele é nosso Deus nosso Senhor, e quer o nosso bem, propõe a salvação, o retorno à sua casa, onde encontraremos a verdadeira felicidade.  Suas obras devem nos acompanhar como testemunha para afastar de nossa vida, a dor, o sofrimento e um falso sentimento de paz. (Sl 94, 3-5 “Porque Iahweh é um Deus grande, o grande rei sobre todos os deuses; ele tem nas mãos as profundezas da terra, e dele são os cumes das montanhas, é dele o mar, pois foi quem os fez, e a terra firme, que plasmaram em suas mãos.”

A segunda leitura, da carta de Paulo aos Romanos, 13, 8-10. Continuamos no tema proposto para este XXIII domingo. O mandamento do amor, o resumo de toda a lei como encontramos, em Rm 13, 9-10 “... Amarás o teu próximo com a te mesmo. A caridade não pratica o mal contra o próximo. Portanto, a caridade é a plenitude da Lei.”

O Evangelho segundo Mt 18, 15-20. Coroa a liturgia de hoje, dando ênfase na correção fraterna, sem perder o foco no amor verdadeiro, que só encontramos no coração de Deus, na pessoa de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador. A correção deve ser tratada, primeiro em particular, em seguida diante de no mínimo 3 testemunhas, e caso não tenha êxito diante de toda a Igreja. A decisão da Igreja sob qualquer assunto é soberana, pois à Igreja é dada o poder de ligar e desligar, através da interpretação da lei, dos mandamentos de Deus confirmado por Jesus Cristo, tendo como ponto partida o amor verdadeiro, ou seja toda a ação da Igreja deve estar alinhada ao Amor, ao perdão, a misericórdia e a Justiça, como encontramos em Mat 18, 18 “Em verdade vos digo: tudo quanto ligardes na terra será ligado no céu e tudo quanto desligardes na terra será desligado no céu.” 

A palavra do Evangelho de hoje, ao falar do amor verdadeiro nos dar como pista, a oração, através da qual se pode chegar a bom termo nas proposições humanos, que são tão heterogenias, más que deve se alinhar a uma fonte comum, o sagrado coração de Jesus Cristo Nosso Senhor, onde brota o verdadeiro amor, como encontramos em Mt 18,19 “Em verdade vos digo: se dois estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que queiram pedir, isso lhe será concedido por meu Pai que está nos céus”

O Evangelho de hoje, finaliza nos dando o indicativo que a oração agradável a Deus deve ser comunitária, é na comunidade que temos a garantia da presença de Deus, a oração por excelência é a Santa Missa, onde acontece o sacrifício incruento, Jesus é a Hóstia que nos alimenta e nos dar vida e vida em abundância, como encontramos em Mat 18,20 “Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, ali estou no meio deles”

Um domingo abençoado por Deus na pessoa de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador, e uma semana na companhia de Maria nossa Mae das Graças, ela que estar apontando para Jesus seu filho amado “Fazei tudo o que Ele vos disser” Jo 2,5

Diácono Artur Pereira

Referencia:

Bíblia tradução TEB

Revista Deus Conosco Set 2023

Canal Semente da Caridade no YouTube. Vídeo novo todo domingo, às 06h30. 

Comentários

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais