XXII DOMINGO DO TEMPO COMUM

 

O XXII Domingo do Tempo Comum, nos convida a trilhar pelo caminha da loucura da cruz, Paulo quando escreve aos Romanos em 1, 18 assim define a cruz; “Com efeito, a linguagem da cruz é loucura para aqueles que se perdem, mas para aqueles que se salvam, para nós, é poder de Deus...”

A primeira leitura Jr 20, 7-9 é um trecho das confissões do profeta, que no momento de amargura, tristeza e dor, encontra no exercício de seu ministério profético, o poder de Deus, que salva, que acolhe e que consola.

O ministério profético, sobretudo, não é uma vocação à tranquilidade: é incômodo para quem fala e para quem ouve. O profeta desejava ardentemente sobtrair-se à ingrata tarefa, mas o chamado de Deus é forte, vibrante, sua palavra queima como um fogo abrasador, que não pode ser contida ou controlada. O chamado de Deus provoca uma luta internar, muitas vezes de desespero beirando a loucura, a única saída indicada pelo profeta é deixar-se seduzir por seu Senhor. Jr 20, 7 “Tu me seduzistes. Iahweh, e me deixei seduzir; tu me tornaste forte demais para mim, tu me dominaste. Sirvo de escárnio todo dia, todos zombam de mim”.

O apóstolo Paulo em sua carta aos Romanos 12,1-2, nos convida a santidade que passa pelo sacrifício, uma entrega agradável a Deus, que nos aproxima de seu amor, de sua misericórdia e de sua justiça. O sacrifício incruento, transforma-nos e nos qualifica para receber o dom de Deus que brota de seu coração misericordioso.

O evangelho segundo Mt 16, 21-27, Jesus mostra a necessidade de passar pela morte de cruz, carregando em seus ombros, o peso do pecado de toda humanidade, um sofrimento cruento. Foi desta forma que Ele, salvou a todos.

O salvador que amamos nos amou primeiro Ele não veio fazer um teatro, brincar de amar. A entrega completa de sua vida, é uma prova inequívoca de amor verdadeiro, é o caminho do anuncio, o caminho do Querigma, o caminho da Iluminação, o caminho da Purificação, o caminho da Mistagogia, em que podemos aproximar-nos de Deus através da Iniciação a Vida Cristã e (IVC) uma caminhada de inspiração catecumenal, que nos levará ao encontro pessoal com Deus, na pessoa de Jesus Cristo nosso Senhor.     


Diácono Artur Pereira

Referências: 

Bíblia TEB

Revista Deus Conosco Setembro 2023


Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais