DOMINGO PENTECOSTES - ANO A – 2023

 


Hoje com toda a igreja celebramos a festa de Pentecostes. A palavra “Pentecoste” vem do grego que significa “quinquagésimo”. A origem da festa, embasa-se em uma tradição hebraica chamada Shavuoth que significa “semanas”. Era celebração de agradecimento a Deus pela colheita realizada pelos judeus, cinquenta dias após a páscoa.  

Para os cristãos esta festa marca o envio do Espírito Santo, terceira pessoa da Santíssima Trindade, sobre os apóstolos e Nossa Senhora.  O Espírito “Santificador” que é a concretização da promessa de Deus Pai “Criador” na pessoa de Jesus Cristo “Salvador”. O Espírito Santo Paraclito vem com a missão de iluminar toda a verdade apregoada por Jesus. 

Em Pentecoste coroa-se o ciclo pascal, onde todos nascemos e renascemos, sendo continuamente renovados, tendo como marca a universalidade da salvação e a diversidade de dons, em unidade com a pessoa de Jesus Cristo Nosso Senhor. 

Lucas em Atos dos Apóstolos 2, 1-11, nos descreve que estão reunidos pessoas de todo o mundo conhecido, que falavam línguas diferentes, e após os apóstolos terem sido apropriados, pelo Espírito Santo Paraclito que iluminou toda a verdade revelada, como escrito em At 2,4 “E todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia se exprimissem.”  Os Apóstolos anunciavam esta verdade a todos os presentes, falando em sua língua de origem, más todos ouviam o ancio em seu respectivo idioma, e assim toda a multidão pode testemunhar as maravilhas da revelação de Deus, feito na forma que todos entendessem. At 2,11 nós ouvimos apregoar em nossas próprias línguas as maravilhas de Deus  

A segunda leitura tirada da primeira carta a comunidade de Corinto 12,3b-7.12-13, vai nos falar dos Dons do Espírito Santo que é derramado sobre todos nós, e os frutos destes dons, que é a unidade entre os irmãos, nos chamando a atenção que qualquer tipo de descriminação ou outras atitudes que nos afaste desta unidade, também irá nos afastar do amor de Deus, pois ele não faz acepção de pessoas, acolhe a todos independente da raça, condição social, cor, opção sexual; Ele olha para o homem com amor, perdão e misericórdia más com justiça, amando o homem e odiando o pecado. 

Os múltiplos dons do Espírito Santo, nos revela muitas coisas dentre elas é que a unidade deve se sobrepor sobre a uniformidade, como escreve Paulo em 1Cor 12,12 “Com efeito, o corpo é um e, não obstante, tem muitos membros, más todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, formam um só corpo. Assim também acontece com Cristo pois fomos batizados num só Espírito para ser um só corpo, judeus e gregos, escravos e livres, e todos bebemos de um só espírito”. 

O evangelho segundo João 20, 19-23, temos uma perspectiva diferente de Lucas, autor do livro de Atos, para Lucas a vinda do Espírito Santo, coincide com a festa judaica da colheita, 50 dias após a páscoa, para João evangelista que hoje refletimos o evento de Pentecoste, acontece no próprio dia da ressureição de Jesus, Jo 20,19 ”A tarde desse mesmo dia, o primeiro da semana”  todavia estas duas perspectivas, estão unidas na mesma finalidade, para compreender melhor estas duas perspectivas, eu recorro ao Padre José Bortolini, que escreve em seu livro Roteiros Homiléticos: “O Espírito que sustenta a luta de Jesus para realizar o projeto de Deus é o mesmo espírito que anima as lutas das comunidades cristãs”. 

A vinda do Espírito Santo deve encher-nos da paz, fortalece-nos na fé, transformando nossa vida, apontando para uma realidade que se renova todos os dias: “Jesus Cristo está no meio de nós” dando-nos condições plena de encontrar a paz, cultivar a fé, proporcionando meios de fazermos o encontro pessoal com o Senhor, como nos garante o próprio Jesus na oportunidade do Pentecoste narrado por João, 20, 19-21 “... Jesus veio e, pondo-se no meio deles, lhes disse: ‘A paz esteja convosco!’  Tendo dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, ficaram cheios de alegria por verem o Senhor Ele lhes disse de novo: ‘A paz esteja convosco’” 

Pentecoste é também a festa do envio para uma missão, onde deve-se carregar, e deixar-se ser carregado pelo o Espírito Santo, fazendo o anúncio do evangelho de Jesus Cristo, assistido pelo poder santificador do Espírito Santo, protegido por uma Igreja apostólica, nascente em Pentecoste, que tem o poder de perdoar os pecados, na pessoa dos Apóstolos e seus sucessores, como bem nos garante Jesus em Jo 20,21- “Como o Pai me enviou, também eu vos envio. Dizendo isso, soprou sobre eles e lhes disse: Recebei o Espírito Santo. Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles os quais retiverdes ser-lhes-ão retidos. 

Diácono Artur Pereira 

.       Fontes: 

 

Bíblia tradução Jerusalém 

 

Roteiros Homiléticos Anos A, B, C Pe José Bortolini 

Comentários

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos