DOMINGO ASCENÇÃO DO SENHOR ANO A – 2023

 


Hoje com toda a Igreja celebramos a festa da Ascenção do Senhor, o fim da missão terrena de Jesus, Ele sobe ao céu e ocupa seu lugar, a direita de Deus Pai, e prepara o envio do Espírito Santo, que faz parte da promessa. 

A festa da Ascenção do Senhor, é marcada pelo poder de Deus, que se manifesta na pessoa de Jesus Cristo, Ele que veio ao mundo com a missão de salvar a todos, para isso teve que enfrentar o poder político e religioso, tendo como consequência um julgamento e uma condenação injusta, foi humilhado publicamente, morreu na cruz, más foi na cruz que venceu a morte o último dos inimigos, como anuncia Paulo na primeira carta aos Corintos 1, 23 “nós, porém anunciamos o Cristo crucificado, que para judeus é escândalo, para os gentios loucura, mas para aqueles que são chamados, tanto judeus como gregos, é Cristo poder de Deus e sabedoria de Deus”. Paulo ainda vai dizer em 1Cor 1,18 que a Cruz é instrumento de salvação parta todos que acreditam no poder de Deus. 

Pois bem, É deste Jesus, centro de nossa salvação que toda a liturgia desta festa trata. Iniciamos refletindo o livros de Atos, 1,1-11, onde Lucas faz um resumo da ação de Jesus, sua missão, tendo em vista a assunção ao céu, confirma a promessa que é o envio do Espirito Santo de Deus, o paraclito, santificador, com a missão de além de santificar, expor com clareza toda a verdade revelado por Jesus o Salvador, enviado do Pai o criador, como escreve Lucas em At. 1,4-5: Então, no decurso de uma refeição com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém mas que aguardassem a promessa do Pai. “a qual, disse Ele, ouviste de minha boca: pois João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espirito Santo dentro de poucos dias””. A recomendação é que saiamos da contemplação para um agir eficiente, onde se privilegie o anúncio, como orienta a palavra em At 1,9-10Dito isto foi elevado a vista deles, e uma nuvem branca o ocultou a seus olhos. Estando a olhar atentamente para o céu enquanto Ele se ia, dois homens vestidos de branco encontram-se junto deles e lhes disseram: “Homens da Galileia, porque estais ai a olhar para o céu? Este Jesus que foi arrebatado dentre vós para o céu, assim virá do mesmo modo que vistes partir para o céu.”” Ai entre um elemento que o primeiro testamento não fala, a segunda vinda, um novo mistério já revelado por Jesus e confirmado em sua Ascenção.  

A segunda leitura tirada da carta aos Efésios 1,17-23 Paulo na vivencia do caminho, pede ao Pai que comtemple a comunidade de Éfeso, com o envio do Espirito Santo, Ef 15,17 “Para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê um espirito de sabedoria e de revelação para poderdes realmente conhece-lo”  esta oração se estende a toda a Igreja tanto a primitiva como a contemporânea, o Espirito Santo Paráclito derramou e continuando derramando muitas bênçãos, só precisamos nos livrar da cegueira, da paralisia, da falta de fé e esperança e na liberdade que herdamos do Pai, tomar posse destas bênçãos, deixando que sejamos transformados em novas criaturas, para depois responder este chamado, tornando-nos anunciadores do caminho, no meio em que vivemos e frequentamos: Trabalho, escolas, universidades, roda de amigos, festinhas e principalmente na família um ambiente fértil onde o amor de Deus cresce  e reproduz frutos do amor com qualidade, assim sermos agentes da Iniciação a Vida Cristã. 

No Evangelho proposto para hoje segundo Lucas 28,16-20, o próprio Jesus ressuscitado, manifesta seu poder, (v 18) “Todo a autoridade sobre o céu e sobe a terra me foi dada” como manifesta Paulo em Ef 1,20-23 (primeira leitura) e com toda esta autoridade Ele nos dá uma missão (v19) “Ide portanto, e fazei todas as nações se tornem discípulos, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo e ensinando-as a observar tudo quanto vos ordenei. O comentário inicial da revista Deus Conosco, maio de 2023 ano A, contextualiza este envio, no que nos tornaremos, e os desafios que enfrentaremos: “Hoje somos nós os continuadores dessa Boa-Noticia. Somos os comunicadores da verdade de Cristo num mundo ferido e carregado de muitas ideias, porém, carente do que é essencial. Sejamos comunicadores da verdade de Cristo.” 

  Outra Garantia que Jesus nos dar, é que estará sempre no meio de nós fazendo que as obras do reino se frutifique, (v20) “...E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos!”   nesta promessas que devem estar embasada nossa fé, não só a mas a certeza que o mestre estar sempre a nos abençoar, nos acolher e a nos indicar como, e por onde caminhar. Reze, clame ao Espirito Santo Paraclito, que abra nossos olhos para que possamos ver, destampe nossos ouvidos para que possamos ouvir, nos dê inteligência para entender, e coragem para sermos fontes de uma evangelização que nos leve a ser Iniciados na Vida Cristã, e que possamos compartilhar com os irmãos o que recebemos de Deus, na pessoa de Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador. 

Diácono Artur Pereira 

.       Fontes: 

Bíblia tradução Jerusalém 

Roteiros Homiléticos Anos A, B, C Pe José Bortolini 

Deus Conosco dia a dia, maio de 2023 Ano A 

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais