TERCEIRO DOMINGO TEMPO PASCAL - ANO A – 2023

 


Avançamos no tempo Pascal aprendendo que o amor em Cristo ressuscitado transforma nossa vida.

A Igreja neste terceiro domingo do tempo Pascal nos convida a vivenciar uma fé madura, irreparável e firme no Senhor ressuscitado.

Para tanto hoje somos iluminados pela palavra de Pedro, escrito por Lucas, em Atos dos Apóstolos 2,14.22-33, no versículo 14 Pedro, põe-se de pé, apoiado pelos apóstolos (isso após ter recebido o Espirito Santo de Deus), ele fala a uma multidão sedenta de conhecimento sobre a pessoa de Jesus Cristo, sublinhando, a ação de Deus presente em toda caminhada do Mestre, deixando claro que o objetivo de Deus na pessoa de Jesus, foi, é e sempre será salvar a todos, independentemente de cor, raça, nacionalidade, posição social ou opção de vida.

Pedro cita, o que escreveu David no salmo 16,8-11, para dizer que David morreu, está sepultado e que o Patriarca sabia, que este canto, inspirado por Deus falava de sua descendência, Jesus Cristo nosso Senhor. “Coloco Iahweh à minha frente sem sessar, com ele à minha direita eu nunca vacilo. Por isso meu coração se alegra, minhas entranhas exultam e minha carne repousa em segurança; pois não abandonará minha vida no Xeol, nem deixarás que teu fiel veja a cova”

A Igreja continua a nos iluminar nos colocando para nossa reflexão a segunda leitura, tirada da primeira carta de Pedro,1,17-21, onde o apóstolo chama toda a Igreja a invocar o Pai, pois seu julgamento é justo, cheio de misericórdia, seu olhar não é voltado para nosso passado, ou mesmo para o nosso presente, más para aquilo que nós temos a capacidade de ser no futuro. Este futuro querido pelo Pai, deve ser também ser querido por nós, Santo Agostinho nos ensina que a salvação depende de cada uma, quando ele escreve “O Deus que te criou sem ti, não te salvara sem te”; com isso podemos concluir que: é apartir da fé e de nossa oração sincera que Jesus poderá nos resgatar de uma vida fútil herdada de um passado duvidoso, mergulhado no pântano da escravidão, do pecado, e da morte.

E para completar a reflexão deste terceiro domingo Pascal, a igreja nos coloca o evangelho segundo Lc 24,13-35, trata-se da passagem em que dois dos discípulos de Jesus caminham rumo a um povoado chamado Emaús, nesta caminhada vemos duas pessoas, envolvidas pela tristeza, decepção, angustia, dor; sentimentos que geralmente causam dúvidas, questionamentos e até mesmo uma cegueira existencial, envolvidos por todos estes sentimentos não foram capazes de responder os questionamentos que pairavam diante da morte de Jesus, aquele que eles depositavam toda a esperança de serem libertados da servidão imposta pelo poder político e religioso da época.

Em uma visão mais macro, o episódio revela as dificuldades de muitos cristãos em aceitar a ressureição, de Jesus, pois o Evangelho não tem o simples objetivo de narrar os fatos históricos, em que um homem chamado Jesus foi condenado por um julgamento injusto, também não tem o objetivo de procurar culpados, más iluminar as dificuldades daqueles que procuram explicações fora do ambiente criado por Deus tendo Jesus como figura central, que nos guiará de volta ao Paraiso a nossa verdadeira casa.

Este episódio narra também, que olhos dos discípulos abriram-se, e reconheceram o mestre na forma como ele partilhou o pão, é Jesus nos ensinando como ele quer ser reconhecido, na oração e no serviço da partilha, foram então entender como seu coração ardia, quando o peregrino que se aproximou deles e com sua catequese o INICIOU no projeto salvifico, transformando-os em mensageiros, pois eles voltaram imediatamente para encontrar os outros e contaram o que tinha acontecido.

Outro ensinamento que tiramos deste episódio, é que Deus, sempre caminha conosco, independente de nossa tristeza decepção, dor, doença, sua presença é imperativa para nossa cura, tanto do corpo como da alma, a única condição é que tenhamos uma pequena chama, por menor que seja, imperceptível, aos olhos humanos, más que seja capaz de arder o nosso coração, para que possamos, ver, ouvir e no nosso agir sejamos discípulos do mestre, e portadores do grande anúncio “O tumulo está vazio! Jesus ressuscitou! Aleluia! Aleluia!”.

Diácono Artur Pereira

Fontes:

Bíblia tradução Jerusalém


Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos