QUARTO DOMINGO - TEMPO PASCAL DOMINGO DO BOM PASTOR ANO A – 2023

 


A Igreja neste quarto domingo do tempo Pascal nos convida a contemplar Cristo ressuscitado como o Bom Pastor, aquele que com sua misericórdia nos guia com justiça, e nos faz chegar ao destino que tanto buscamos, uma terra onde encontraremos com a verdadeira felicidade.

Para tanto, continuamos sendo iluminados pela palavra de Pedro, escrito por Lucas, em Atos dos Apóstolos 2,14.36-41, em cada versículo desta leitura, está presente a lógica de um Deus que não se cansa de desafiar aqueles que o rejeitaram, Ele insiste em acordá-los, e questioná-los, até que todos percebam que só encontraremos a salvação, se Ele for o centro de nossa vida. Ele é o Bom Pastor que nunca desiste de suas ovelhas, e que nos conduzirá para as nascentes de água viva.

Diante das interpelação de Pedro inspiradas pelo o Espirito Santo de Deus, os homes perguntam At 2,37 “... irmãos que devemos fazer?” esta dúvida é uma luz no fim do túnel, uma atitude de quem toma bruscamente, consciência dos caminhos tortuosos, percebe o equívoco de certas opções, comportamentos e valores, aceita questionar suas certezas e seguranças, para fazer um caminho diferente, mudar de rumo, o nome disso é conversão, é uma atitude de coragem, que deve ser seguido por cada um de nós, para tanto é preciso renunciar a autossuficiência, reconhecer com humildade a necessidade de eliminar de nossa vida os preconceitos, que nos causa cegueira.

Aceito questionar-me, estou disposto a admitir os meus limites, procuro humildemente o caminho certo, ou sou daqueles que nunca me engano e raramente tenho dúvidas? A palavra que combate todas estas duvidas é “Conversão”, para nos iluminar, Pedro responde a pergunta do versículo 37, em At 2,38 “... Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados. Então recebereis o dom do Espirito Santo”

A segunda leitura, tirada da primeira carta de Pedro cap. 2,20b-25, apresenta-nos também Cristo como “o Pastor” que guarda e conduz as suas ovelhas. O catequese deste texto insiste, sobretudo, em que os crentes devem seguir esse “Pastor”. No contexto concreto em que a leitura nos coloca, seguir “o Pastor” é responder à injustiça com o amor, ao mal com o bem, como nos ensina Jesus ao ser injuriado e perseguido em sua missão: 1Pd 2,23-24 “Quando injuriado, não revidava; ao sofrer, não ameaçava, antes, punha sua causa nas mãos daquele que julga com justiça. Sobre o madeiro, levou os nossos pecados em seu próprio corpo ...”

O Evangelho apresenta Cristo como “o Pastor”, cuja missão é libertar o rebanho de Deus do domínio da escravidão e levá-lo ao encontro das pastagens verdejantes onde há vida em plenitude, Jesus vai cumprir com amor essa missão, no respeito absoluto pela identidade, individualidade e liberdade das ovelhas.

Jesus nos adverte para termos cuidados com os falsos pastores, Ele não usa meias palavras: os dirigentes judeus são ladrões e bandidos: Jo 10,1 “Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil das ovelhas, más sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante”. Estes se servem das suas prerrogativas para explorar o povo e usam a violência para o manter sob a sua escravidão. Aproximam-se do Povo de Deus de forma abusiva e ilegítima, porque Deus não lhes confiou essa missão (“não entram pela porta”): foram eles que a usurparam. O seu objetivo não é o bem das “ovelhas”, mas servir-se delas para o seu próprio interesse.

Olhando para as nossas comunidades, podemos constatar que muitos sentem-se chamados a ser pastor, apesar dos seus limites e imperfeições, isso é dom, isso é graça, más convém igualmente ter presente que nosso único “Pastor”, Aquele que somos convidados a escutar e a seguir incondicionalmente, é Cristo. Os outros “pastores” tem uma missão válida, se a receberam de Cristo; e sua atuação nunca pode ser diferente do jeito de atuar de Cristo, com amor perdão e misericórdia.

Que possamos, entrar pela porta segura, Jo 10,9 “Eu sou a porta”, Ele nos conhece, somos sua propriedade, Ele nos protege, que possamos ouvir sua voz, quando Ele nos confirma o motivo de sua vinda: Jo 10-10”... Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”

Diácono Artur Pereira

Fontes:

Bíblia tradução Jerusalém

https://www.dehonianos.org/portal/liturgia-ano-a/


Comentários

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos