SEXTO DOMINGO DO TEMPO COMUM - Ano A

Hoje neste sexto domingo do tempo comum, ano A, Toda a liturgia é direcionada a sabedoria, que deve nos levar ao entendimento da palavra, iluminado pelo Espirito Santo de Deus Pai, na pessoa de Jesus Cristo Nosso Senhor, Deus Filho. 

O Evangelho oferecido pela Igreja para nossa reflexão de hoje, Mc 5, 20-22, nos coloca diante da nossa liberdade que vem através de um novo código de ética, a nova lei que deve nos guiar a caminhar com Jesus em sua marcha histórica.

Toda a catequese de hoje tem como lastro o decálogo (10 mandamentos), com a ressalva de que estas leis, não são para cumprir uma série de regras externas, más para nos ensinar a trabalhar nosso interior, e ai fazer nossa adesão a elas com toda liberdade que é uma das características herdada do criador.

Todos os mandamentos são importantes, mas Jesus nos ensina que precisamos deixar de lado o legalismo caduco que escraviza e viver uma igreja, do lava-pés, do bom samaritano, do anuncio da verdade, uma Igreja profética que denuncia, mas anuncia um novo tempo, uma igreja que mexe nas estruturas injustas de escravidão e  exclusão, uma igreja que pelo o amor e pela sabedoria provoca uma transformação radical de nossa vida, leiam Eclo 15, 16-21, esta leitura vai nos iluminar, desde sempre que nossa liberdade é inviolável, temos escolhas sim, mas precisamos escolher a vida e não a morte, o bem e não o mal.

Os resultados de nossa escolhas só poderemos compreender a luz do Espirito Santo, Paulo em 1Cor 2, 7-9 nos ilumina quando escreve: “Ensinamos a sabedoria de Deus, misteriosa e oculta que Deus, antes dos séculos, de antemão destinou para nossa glória. Nenhum dos príncipes deste mundo a conheceu, pois se tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da Glória.  Mas como está escrito, o que os olhos não viram os ouvidos não ouviram e o coração do homem não percebeu, isso Deus preparou para aqueles que amam”   

Fiquem com Deus que Ele vos abençoe, e nos ilumine para que possamos ter sabedoria para compreender seu projeto salvifico e coragem para renunciar tudo que nos afasta do seu amor, e possamos ser profetas e catequista no meio em que vivemos. 

Diácono Artur Pereira

Fontes:

Bíblia tradução Jerusalém

Liturgia Deus Conosco


Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos