PRIMEIRO DOMINGO DA QUARESMA - Ano A

 


Hoje com toda a igreja celebramos o primeiro domingo da quaresma, onde a palavra é conversão, isto é, ter Deus como centro de nossa vida, aceitando a comunhão plena com Ele, escutando e internalizando sua palavra, para junto com Jesus Cristo vivenciar, nos tornando assim verdadeiros cristãos.  

A primeira leitura tirada do livro de Gen 2,7-9; 3,1-7 afirma que Deus criou o homem dando todas as condições para ser feliz,entregou toda a criação para seu domínio, plantou um jardim maravilhoso (jardim do Edem), com tudo para seu deleite, plantou a árvore do conhecimento do bem e do mal, e deu-lhe um mandamento: Gen 2, 16-17 “podes comer de todas as árvores do jardim. Más da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás, porque no dia em que comeres terás que morrer.” 

O homem por sua vez, tendo uma ação de dar e receber com a serpente, (demônio) o mais astuto dos animais, fez escolhas erradas, desobedecendo ao criador, dando ouvidos ao demônio (serpente) como escrito em Gênese, 3,4-5 A serpente disse então à mulher. “Não morrereis! Mas Deus sabe que, no dia que dele comerdes, vossos olhos se abrirão e vós sereis como deuses, versado no bem e no mal.” A leitura continua dizendo que Eva vendo que a fruta (conhecimento do bem e do mal) era bom, comeu e deu ao seu marido. 

Este foi o pecado de adão e Eva, a atração pelo poder, querendo colocar-se no lugar de Deus, e quando isso acontece roubamos uma prerrogativa que pertence unicamente ao Criador, e nos tornamos idólatras, pois cultuamos nosso individualismo que leva a ganância, ao pecado e consequentemente a morte. Foi assim que toda a humanidade foi levada ao mesmo pecado. Então nossos primeiros pais, foram expulsos do paraíso, iniciando assim o projeto de salvação, que deve se estender a todos que fizerem a opção por Deus, na pessoa de Jesus Cristo nosso Senhor. 

 

Neste primeiro domingo da quaresmo, somos colocados com Jesus no deserto, onde devemos permanecer por 40 dias (quaresma) refletindo sobre nossa vida e a opção que devemos fazer, agora pela obediência, experimentando com Jesus as três tentações, más experimentando também sua Justiça que é a sintonia total com o projeto salvifico de Deus, e com ele saindo do deserto como vencedor. 

As tentações foram: 

  1. Realizar a justiça do reino mediante a abundancia; Mat 4,3-4: “...Se és Filho de Deus “mande que estas pedras se transforme em pães” Más Jesus respondeu: “Está escrito: não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.”” 

  1. Realizar a justiça de Deus mediante o prestigio; Mat 4, 5-7: “...”Se es Filho de Deus, atira-te para baixo, porque está escrito: “Ele dará ordens aos anjos a teu respeito, e eles te tomarão pelas mãos, para que não tropeces em uma pedra. Responde-lhes Jesus: “Também está escrito: Não tentará o Senhor Teu Deus.”” 

  1. Realizar a justiça de Deus mediante o poder; Mat 4, 8-10: “...Tudo isso te darei, se, prostrado, me adorares”. Ai Jesus lhes disse: “Vai-te, satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás e só a ele prestarás culto.”” 

Aqui eu me valo do site https://www.dehonianos.org/portal/  que define as três tentações de Jesus  As três tentações aqui apresentadas não são mais do que três faces de uma única tentação: a tentação de prescindir de Deus, de escolher um caminho de egoísmo, de orgulho e de auto-suficiencia, à margem das propostas de Deus. Mas, para Jesus, ser "Filho de Deus" significa viver em comunhão com o Pai, escutar a sua voz, realizar os seus projetos, cumprir obedientemente os seus planos. Ao longo da sua vida, diante das diversas "provocações" que os adversários lhe lançam, Jesus vai confirmar esta sua "opção fundamental" e vai procurar concretizar, com total fidelidade, o projeto do Pai. 

 

Que este retiro quaresmal tendo como pilar a oração, a esmola e o jejum possamos ir ao encontro de Jesus nosso único e verdadeiro salvador, que restaura toda a criação sendo o novo Adão que pela obediência traz a graça a todos aqueles que a procuram, como escreve Paulo aos Romanos 5, 19 “De modo que, como pela desobediência de um só homem, todos se tornaram pecadores, assim pela obediência de um só todos se tornarão justos” 

Que a Graça de Deus seja derramado sobre cada um para que possamos fazer nossa opção por Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador. 

Fontes: 

Bíblia tradução de Jerusalém 

Roteiros Homiléticos Pe. José Bortoline 

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos