NATAL DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO - ANO C


Sejam bem vindos a este canal do YouTube que tem a pretensão de levar a de levar a palavra de Deus a toda criatura cumprindo assim uma missão dada pelo próprio Jesus.

Hoje é Natal, a alegria toma conta de nossos corações, pois nasce para nós o Salvador.  

Os Dehonianos em seu site nos dar uma indicação de como celebrar o natal: “Celebrar o nascimento de Jesus é, em primeiro lugar, contemplar o amor de um Deus que nunca abandonou os homens à sua sorte; por isso, rompeu as distâncias, encontrou forma de dialogar com o homem e enviou o próprio Filho para conduzir o homem ao encontro da vida definitiva, da salvação plena. No dia de Natal, nunca será demais insistir nisto: o Deus em quem acreditamos é o Deus do amor e da relação, que continua a nascer no mundo, a apostar nos homens, a querer dialogar com eles, e que não desiste de propor aos homens – apesar da indiferença com que as suas propostas são, às vezes, acolhidas – um caminho para chegar à felicidade plena”.

O profeta Isaias, capitulo 15,7-10, nos convida a transformar toda tristeza em alegria, pois s salvação chegou trazendo graça amor e paz a todos (Is 52, 9)”Regozijai-vos juntas lançai gritos de alegria, ó reiunas de Jerusalém! Porque Iahweh consolou o seu povo, ele redimiu Jerusalém. 

Paulo na carta aos Hebreus, capitulo 1, 1-6 fala com largueza do Senhorio de Jesus e sua missão, que veio como verbo encarnado de Deus (Hb 1,3) “É Ele o resplendor de sua glória e a expressão do seu ser, sustenta o universo com poder de sua palavra...”  Palavra que os homens devem ouvir, acolher e colocar em prática.

O Evangelho de Jesus Cristo segundo Jo capitulo 1, 1-18 nos fala da encarnação do verbo a palavra de Deus, que estava com Ele, Ele era Deus, um trocadilho de expressão que nos indica Jesus como Deus, más que se aniquila a nossa humanidade, tornando-se homem como cada um de nós menos no pecado, que veio com a missão de restaurar toda a criação a forma original, tal qual fomos criado a imagem e semelhança de Deus. (Jo 1,12) “Más a todos que o reconheceram deu o poder de se tornarem filhos de Deus: aos que creem em seu nome.” 

A transformação da “Palavra” em “carne” (em menino do presépio de Belém) Jo. 1,14 “E o Verbo se fez carne e habitou entre nós; e nós vimos sua glória...”  é a espantosa aventura de um Deus que ama até ao inimaginável e que, por amor, aceita revestir-se da nossa fragilidade, a fim de nos dar vida em plenitude. Neste dia, somos convidados a contemplar, numa atitude de serena adoração, esse incrível passo de Deus, expressão extrema de um amor livre e sem limites.

Acolher a “Palavra” é deixar que Jesus nos transforme, nos dê a vida plena, a fim de nos tornarmos, verdadeiramente, “filhos de Deus” O presépio que hoje contemplamos é, apenas, um quadro bonito e terno ou uma interpelação a acolher a “Palavra”, de forma a crescermos até à dimensão do homem novo.

Hoje, como ontem, a “Palavra” continua a confrontar-se com os sistemas geradores de morte, que quer eliminar, na origem, tudo que gera a vida e que nos indica Jesus Cristo como nosso único Salvador.

Não podemos nos conformar com os Herodes de hoje, que de uma forma mais cruel quer legalizar a aborto uma verdadeira destruição de uma vida, que brota daquele que veio nos trazer uma mensagem de amor, de liberdade e de salvação. 

Compactuar com a mentira, é buscar o poder pelo poder, o oportunismo, a violência, a exploração dos pobres, a miséria, as limitações aos direitos e à dignidade do homem, que deverá ser preservado desde a concepção até o declinar da vida, sem aborto e sem eutanásia. 

E para finalizar este canal quer desejar a todos um natal santo cheio de amor e misericórdia, e que o nosso coração, a exemplo da gruta de Belém abrigue nosso Salvador.

Feliz e Santo natal a todos.

Diácono Artur Pereira

Fontes:

Bíblia tradução Jerusalém

https://www.dehonianos.org/portal/

Comentários

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais