3º Domingo do Advento – Ano A

 


Hoje com toda a igreja celebramos o terceiro domingo do Advento, o domingo “GAUDETE”, palavra latina que significa “alegrai-vos, alegria que é expressada na liturgia em que celebramos hoje, pois nos aproximamos do natal do Senhor, e devemos nos preparar com alegria, afinal Jesus nos traz a mensagem de salvação, Ele é o enviado de Deus, motivo pelo qual a cor usada neste dia é rósea, quebrando assim o roxo uma cor que indica penitencia. 

A liturgia de hoje vai nos lembrar que Deus intervém na história salvando aqueles que tem fé. Santo Agostinho em uma de suas obras nos traz isso de forma muito calara quando diz “O Deus que te criou sem ti, não te salvara sem ti” 

A primeira leitura, tirada do livro de Isaias, 35,1-6a.10 anuncia a chegada de Deus, para dar vida nova ao seu Povo, para o libertar e para o conduzir, num cenário de alegria e de festa, para a terra da liberdade, onde o povo encontrará a verdadeira felicidade, na presença de Deus que salva. (Is. 35,10) “Assim voltarão os que foram libertados por Iahweh, chegarão a Sião gritando de alegria, trazendo consigo uma alegria eterna; o gozo e a alegria os acompanharão, a dor e os gemidos cessarão”   

Evangelho tirado  de Mt 11, 2-11, nos apresenta João Batista, aquele que veio preparar os caminhos do Senhor, um profeta em sua essência que anuncia, denuncia, más que também questiona, ele não é um pregador da moda, cujas ideias variam conforme as flutuações da opinião pública ou os interesses dos poderosos; nem é um charlatão bem vestido, que prega para ganhar dinheiro, para defender os seus interesses, ou para ter uma vida cómoda e sem grandes exigências… Mas é um profeta, que recebeu de Deus uma missão e que procura cumpri-la, com fidelidade e sem medo. 

A dúvida de João, acerca da messianidade de Jesus, nos ensina que devemos ter mais medo daqueles que têm certezas inamovíveis, que estão absolutamente certos das suas verdades e dos seus dogmas, do que daqueles que procuram, honestamente, as respostas às questões que a vida todos os dias coloca. 

Jesus responde a João, a respeito de seu questionamento com as obras de salvação Mt 11, 3-5 “És tu aquele que há de vir, ou devemos esperar outro? Jesus respondeu-lhes: ‘Ide contar a João o que estais ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os coxos andam, os leprosos são purificados e os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e os pobres são evangelizados. Bem aventurado aquele que não ficar escandalizado por causa de mim’”.  

Com esta reflexão deixo uma questão, que na minha avaliação é muito importante para reconhecer os sinais que nos é colocado todos os dias. 

Sou um fundamentalista, que nunca se engana e raramente tem dúvidas? ou alguém que sabe que não tem o monopólio da verdade, que ouve os irmãos, e que procura, com eles, descobrir o caminho verdadeiro? João nos ensina que os questionamentos não devem ser paredistas, devemos sim, pedir o discernimento do Espirito Santo de Deus e deixar que Ele nos guie segundo sua vontade, o próprio João Batista em seu discernimento exclama:(Jo, 3,30) É necessário que ele cresça e eu diminua”, com esta afirmação João Batista se mortifica Jesus a dentro. 

Para concluir me valo da liturgia diária “Igreja em Oração” que nos ensina sobre o magistério da Igreja: “A igreja deve questionar as próprias certezas, sem confundi-las com a verdade de Deus. Ele para nossa sorte, cumpre suas promessas e não as nossas expectativas” 



Diácono Artur Pereira 

Fontes: 

Bíblia tradução Jerusalém 

 Liturgia diária Igreja em Oração 

 

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais