Paróquia Inicia festa à padroeira de N. Senhora do Perpétuo Socorro



Alegrai-vos, pois estamos em festa! A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro inicia hoje (07) os festejos de nossa padroeira.

O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro chegou em Teresina em 1959, por missionários redentoristas norte-americanos. Antes de chegar ao território piauiense a imagem foi milagrosamente roubada de uma igreja na Ilha de Creta, em meados do século XV. O ícone foi completamente pintado sobre madeira no estilo Bizantino.

 

“Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título que os cristãos deram a Maria, em agradecimento a sua atenção constante e perpétua para com a humanidade”

 

Na pintura, Maria está representada segurando o menino Jesus no colo. Jesus observa os anjos que lhe mostram os elementos da sua paixão. Esses anjos são o Arcanjo Gabriel e o Arcanjo Miguel. Os anjos seguram uma cruz, uma lança, uma vara, uma esponja que são os elementos usados na Paixão do Senhor. Quando o menino vê esses elementos ele se assusta e abraça a mãe. Nesse momento uma das sandálias cai dos pés e fica seguro só por uma fivela. O ícone seria uma cópia do quadro pintado por São Lucas, a tradução diz que o quadro original foi pintado por São Lucas. E Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título que os cristãos deram a Maria, em agradecimento a sua atenção constante e perpétua para com a humanidade” (trecho da entrevista do Padre redentorista, Eduardo Paes, ao programa Fala Comunidade).

 

Foto 1: Padre redentorista, Eduardo Paes, durante entrevista no programa Fala Comunidade


Trazido pelos missionários redentoristas norte-americanos a Teresina, o ícone é fixado na região da Vila Operária e ali começa todo o trabalho. A paróquia é dedicada a São José, mas como os redentoristas têm a missão de propagar a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a partir do início da década de 60, começa em Teresina essa devoção. E posteriormente outras paróquias da cidade e outras dioceses do Piauí, iniciaram a propagação e celebração de suas novenas.

 

A Festa

Durante o período pandêmico, em decorrência da covid-19, muitas pessoas estiveram em sofrimento e foram abaladas por muitas dificuldades. E para suscitar que a mãe de Deus intercede por nós, o tema deste ano é: Maria em teus braços de mãe encontramos o Perpétuo Socorro.

 

Maria em teus braços de mãe encontramos o Perpétuo Socorro

 

A festa inicia neste sábado, dia 7 de agosto, a partir das 18h30 com o santo terço, em seguida o novenário e ao fim uma parte social com quermesse, leilão, rifas e venda de comidas e bebidas. O membro do Conselho Setorial da Matriz, Jean Carlos, explica como os protocolos serão seguidos dentro da igreja.

 

Foto 2: Membro do Conselho Setorial da Matriz, Jean Carlos

“Tem que fazer o agendamento pelos contatos que já foram disponibilizados nas missas e durante a celebração nós temos álcool temos uma equipe estruturada para não deixar ninguém sem qualquer risco. Nesse momento precisamos nos unir e levantar o nosso clamor a Deus.

Confira a programação:

18h30 Santo Terço

19h Missa

Quermesse e leilão

A celebração será transmitida pelo canal no Youtube PNSPerpetuoSocorro

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Abertas as inscrições para a Escola de Formação sobre Vocação Laical

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais

REFLEXÃO: Domingo da Divina Misericórdia