A devoção ao Sagrado Coração de Jesus


A devoção ao Sagrado Coração é belíssima e de suma importância para todos aqueles que a praticam. Ela é antiga e ao mesmo tempo nova, pois não deixa de ser atual. Por isso, precisamos conhecer bem para assim poder amá-la e divulgá-la.

Ao falarmos de “ Coração de Jesus” não pensemos apenas no órgão físico do Salvador, mas pensemos na sua inteireza que compreende a adoração a todos os seus órgãos físicos e a sua pessoa divina, pois Jesus é Deus e Homem verdadeiro, segundo nos diz as Verdades da Fé da Santa Igreja Católica.

Esta devoção tem seu início na Sagrada Escritura e se confirmou ao longo dos séculos através de homens e mulheres que compreenderam o que significa adorar verdadeiramente o Coração de Jesus.

O ápice dessa devoção se deu a partir da propagação feita por santa Margarida Maria Alacoque no século 17, que teve várias visões místicas de Jesus mostrando a ela o seu coração e que queria que esse mesmo coração fosse amado verdadeiramente. Assim, a partir do pedido de Jesus à Santa Margarida, podemos compreender que: Cultuar o Coração de Jesus é estar atualizando o seu mandamento “amai-vos, uns aos outros, como eu vos amei” (Jo 13, 34) ou também “ aprendei de mim que sou manso e humilde de coração” (Mt 11, 29).  Cultuar o Coração Santíssimo do Redentor é praticar a devoção ao Amor. Esse mesmo Amor, representado pelo seu Coração, segundo Pio XII, presenteou a humanidade com valiosos dons: a Eucaristia, a Santíssima Virgem Maria, o sacerdócio, a Igreja, os sacramentos e os dons do Espírito Santo.

Uma devoção centrada no amor e para o Amor faz com que o cristão que a pratica tenha sua fé solidificada e centrada nos pensamentos e desejos de Jesus. É possível ser uma pessoa devota, consagrada, engajada, contemplativa e ao mesmo tempo ser preocupada em fazer o melhor para um mundo melhor, e assim, gerar frutos num trabalho que se preocupe com o próximo nunca vai estar distante de uma boa experiência espiritual.

A devoção ao Sagrado Coração de Jesus fala a todos os batizados ou não da verdadeira amizade com Jesus. Essa devoção faz com que todos tenham uma fé mais enraizada na vida e obras do Senhor e leva os verdadeiros devotos a uma transformação da vida.

É indo ao encontro do outro, descobrindo o próximo, amando sem medidas, doando a vida, que aquele que foi tocado pelo Coração de Jesus redescobre o verdadeiro valor de uma autêntica e sólida fé cristã.

Jesus, manso e humilde de Coração. Fazei o nosso coração semelhante ao vosso!

 

Pe. Hilderlan Oliveira

Paróquia São Francisco de Assis/ Batalha-PI

 

Comentários

  1. De profundo ensinamentos a Devoção ao Sagrado Coração de Jesus que revela seu Amor por inteiro e para que todos tenham a vida eterna Creiam.Jesus Salva! Jeus Cura! Jesus Liberta!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos