V Domingo da Páscoa: a videira verdadeira dá frutos

 

 

H

oje com toda a igreja celebramos o quinto domingo do Tempo Pascal, o túmulo está vazio, Jesus ressuscitou, aleluia! A liturgia nos leva a meditarmos sobre a nossa dependência do amor do Pai que deverá refletir fortemente em uma unidade capaz de nos transformar em homens e mulheres verdadeiramente livres.

 

O Evangelho escrito por João em seu capítulo 15, versículos 4a.5b, nos apresenta Jesus como a verdadeira videira que dá frutos bons tão esperado por Deus. Convida-nos a permanecermos unidos a Cristo, pois d’Ele e Nele é que encontraremos a luz, a vida, e vida em abundância. Com isso, nos tornamos colaboradores do reino levando sua mensagem de vida em todos os lugares que pisamos e a todas as pessoas que cruzam em nosso caminho. “Permanecei em mim como eu em vós.

 

Como o ramo não pode dar fruto por si mesmo, se não permanece na videira, assim também vós. Como ramo não pode dar frutos por si mesmo, se não permanecer da videira, assim vós também se não permanecerdes em mim”, (Jo 15, 4). Esta passagem nos mostra nossa dependência ao amor do pai, só teremos vida se ligados a Ele, mas também esclarece que somos livres para escolhermos o caminho que tomamos e em que árvore devemos ser ligados. O fato é que se quisermos seguir o caminho de Deus precisamos obedecer aos seus mandamentos deixando que ele seja o centro de nossa vida, como esclarece o próprio Jesus: “Eu sou a videira e vós os ramos. Aquele que permanece em mim e eu nele produz fruto; porque sem mim, nada podeis fazer” (Jo 15, 5).

 

Finalizo aqui esta reflexão com um texto retirado do site institucional da Congregação dos Sacerdotes do Coração de Jesus (Dehonianos) em que o autor esclarece que “Jesus é ‘a verdadeira videira’, de onde brotam os frutos da justiça, do amor, da verdade e da paz; é n’Ele e nas suas propostas que os homens podem encontrar a vida verdadeira. Muitas vezes os homens, seguindo lógicas humanas, buscam a verdadeira vida noutras ‘árvores’; mas, com frequência, essas ‘árvores’ só produzem insatisfação, frustração, egoísmo e morte… João garante-nos: na nossa busca de uma vida com sentido, é para Cristo que devemos olhar. Temos consciência de que é em Cristo que podemos encontrar uma proposta de vida autêntica? Ele é, para nós, a verdadeira ‘árvore da vida’, ou preferimos trilhar caminhos de autossuficiência e colocamos a nossa confiança e a nossa esperança noutras ‘árvores’?”.

 

Que Deus possa abençoar a cada um e que possamos nos alimentarmos da seiva do amor que só encontraremos se estivermos ligados a verdadeira videira, Jesus Cristo Nosso Senhor.

 

Coluna Semente da Caridade

Meus caríssimos leitores, a coluna Semente da Caridade, projeto edificado em um ano atípico e doloroso para muitos, esteve por muito tempo alimentando os corações sedentos da palavra de Deus. Foram dias intensos em que marcamos presença todas as quartas-feiras neste site. Paramos, respiramos e logo, logo estaremos de volta. Queremos em 2021, na graça de Deus, continuar esse belíssimo trabalho de evangelização. Conto com a participação de vocês.

 

Referências:

Bíblia: Tradução Jerusalém

dehonianos.org

 

Diácono Artur Pereira

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Arquidiocese de Teresina


Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais