Acolher Jesus Cristo dá ferramentas para anunciar a salvação

 

Hoje com toda a igreja, celebramos o terceiro domingo do tempo Pascal, a liturgia nos responde as seguintes questões:

 

Ø Jesus ressuscitou verdadeiramente?

Ø Como é que podemos fazer uma experiência de encontro com Jesus ressuscitado?

Ø Como é que podemos mostrar ao mundo que Jesus está vivo e continua a oferecer aos homens a salvação?



 

O Evangelho que a igreja nos apresenta hoje (Lc. 24, 35-48) não nos deixa nenhum tipo de dúvida sobre a ressureição, pois o próprio Cristo é quem caminha do lado dos apóstolos. Eles, envolvidos pelo sentimento de decepção e medo, tem sua percepção abalada e não reconhecem seu mestre e Senhor que lhes fala das escrituras apregoadas pelos profetas, e da salvação que veio ao mundo para nos libertar do pecado e da morte, na pessoa de Jesus Cristo Nosso Senhor.

 

Jesus ressuscitou verdadeiramente. A maior prova disso é o túmulo vazio. E é justamente sobre isto que Pedro em At.3, 13-15.17-19, dando o seu testemunho de quem acompanhou Jesus desde o seu chamado e continua anunciando este Nome que foi condenado, rejeitado, mas que Deus o ressuscitou dos mortos, sendo Ele o primeiro a vencer a morte que entrou no mundo pela desobediência de um só homem, mas que pela obediência de Jesus nosso Senhor nos reconduz através do caminho de retorno ao Pai. Este retorno ao Pai só vai depender de cada um que se aproprie desde conhecimento trazido por Jesus, através de seu chamado ao arrependimento e conversão de nossas atitudes que nos afasta do amor, perdão e misericórdia de Deus na pessoa de Jesus Cristo nosso Senhor.

 

A confiança a fé e a esperança é cantado pelo salmista Sl 4(5),2.4.7.9(R.7a) que nos fala da tranquilidade e na confiança que nos traz conforto e alegria “Eu tranquilo vou deitar-me e na paz logo adormeço, */ pois só vós, ó Senhor Deus, dais segurança à minha vida!” (Igreja em oração ano B, CNBB).

 

A segunda leitura, 1Jo 2,1-5a nos ilumina ainda mais, quando o autor sagrado nos dar a certeza de que a ação de Jesus é de perdão, mas sobretudo de Justiça, mas é preciso que façamos a opção por guardar os ensinamentos de Jesus e seus mandamentos com fé e fidelidade, que deverá nos levar o verdadeiro conhecimento, com escrito: “Quem diz: “Eu conheço a Deus”, mas não guarda os seus mandamentos, é mentiroso, e a verdade não está nele. Naquele, porém, que guarda a sua palavra, o amor de Deus é plenamente realizado”. (1Jo, 4-5 “Igreja em oração CNBB”).

 

Por fim, o Evangelho escrito por Lc. 24,35-48 dá a palavra final dizendo que nossa inteligência se abre para o entendimento quando acolhemos Jesus como nosso único salvador, isso nos dará ferramentas para que possamos nos tornar anunciadores deste projeto de salvação sobretudo com o nosso exemplo como escreve um autor desconhecido, mas que exprime em uma frase a maneira de contribuirmos para a realização do reino de Deus. “A palavra convence, o exemplo arrasta”.

 

Quero fechar esta reflexão dizendo que para sermos atingidos por toda Graça vindo de Deus, é preciso nosso comprometimento, nosso querer, enfim de nossa vontade, porque a vontade de Deus é explicita “Salvar toda humanidade” por isso eu recorro as palavras de Santo Agostinho “O Deus que te criou sem ti não te salvará sem ti”.

 

Que Deus possa abençoar a cada e derrame sobre todos a sua graça nos dando luz para não só compreender seu projeto, más forças para testemunhar com nosso exemplo.

 

 

 

Texto: Artur Pereira

Pascom/P.N.S.Perpértuo Socorro

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos