Confira a programação paroquial para o Tríduo Pascal

A Igreja Católica no mundo inteiro inicia nesta quinta-feira (01) o Tríduo Pascal, ou seja, o período de tempo que vai da tarde de quinta-feira Santa até a manhã do Domingo de Páscoa. Na Igreja Matriz da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, bairro Mafrense, o fiel poderá participar das celebrações por meio de agendamento prévio ou das transmissões ao vivo nas redes sociais.

Foto: Vigília Pascal 2019, antes da pandemia - Pascom/PNSPS

Na homilia do Domingo de Ramos, o Pe. Chagas Martins, pároco, explicou que a experiência de preparação para a Páscoa é um chamado a recordação de toda a nossa vida, às vezes de sofrimento, mas de ressurreição. “Não é mais uma Páscoa judaica, é uma Páscoa cristã. Assim como Jesus pede aos discípulos para que seja preparada a Páscoa [Mt 26, 17-19], e vós também deveis preparar. Nós devemos preparar a nossa vida, nosso espírito para celebrarmos a Páscoa cristã, para nos colocarmos inteiramente diante do Senhor com o desejo sincero de viver, antes de tudo, esta palavra encarnada no meio de nós”, disse.

Foto: Pe. Chagas Martins na Missa de Ramos – Pascom/PNSPS

A Quinta-feira Santa à noite, em que nós fazemos memória da grande ceia da despedida, que começa, segundo o evangelista João, com o gesto do lava-pés. Mas, devido a situação atual de pandemia, a Arquidiocese de Teresina publicou algumas orientações para bem celebramos este tempo oportuno, o que não será realizado o Rito do Lava-pés, a Transladação do Santíssimo Sacramento e a exposição com o ostensório. A orientação é que seja um breve momento de oração em Vigília Eucarística individual.

Na Sexta-feira da Paixão nós não celebraremos a eucaristia, mas somos convidados a olhar, a contemplar o crucificado, Cristo que morre na Cruz. A orientação segue na adoração da cruz, para que seja utilizada a genuflexão simples ou outro gesto apropriado, evitando a utilização do beijo ou qualquer outro contato físico.

No Sábado Santo é a noite da Vigília Pascal, em que celebramos a vitória de Cristo sobre a morte, a morte foi vencida e a Igreja vibra e renova a sua fé. Na paróquia, seguiremos as exigências da Arquidiocese de Teresina no tocante ao povo: 

  • A comunidade se reúne em local adequado, mantendo a distância necessária e os 30% do máximo permitido pela vigilância sanitária. Podendo, está próximo ao fogo (fogueira) o presidente da celebração e poucos ministros (as) para auxiliar. Os fiéis, deverão permanecer nos seus devidos lugares.
  • Na entrada do Círio pela porta principal, os fiéis acendem suas velas na medida que passa o Círio e uns passam para os outros, mantendo sempre o distanciamento exigido (2m de distância).

No Domingo de Páscoa toda a Igreja é convidada a iniciar as alegrias pascais, prolongadas pela oitava e celebradas nos 50 dias desse belo tempo, convidando-nos a ser suas testemunhas até os confins da terra.

Horário das celebrações

Todas as celebrações dentro das igrejas respeitarão as orientações sanitárias constante no decreto estadual com percentual de capacidade do número de participantes em 30% e não devem ultrapassarem duas horas de duração.

Para participação das celebrações presenciais na Igreja Matriz durante o Tríduo Pascal, o fiel deve realizar o agendamento prévio por meio dos seguintes contatos: 99554-1710 (Aurélio) e 99445-8583 (Diana).

01.04 Quinta-feira Santa

Missa da Ceia do Senhor às 19h na Igreja Matriz

02.04 Sexta-feira Santa

Celebração da Paixão do Senhora às 15h na Igreja Matriz

03.04 Sábado Santo

Solene Vigília Pascal às 19h na Igreja Matriz

O Domingo de Páscoa (04.04) segue as celebrações em todas as comunidades com o agendamento prévio:

07h – Comunidade São Sebastião (Nova Brasília)

Nayara (99590-2071)

08h30 – Comunidade Sagrada Família (Itaperu)

Benedita (99505-0874)

17h – Comunidade São Miguel Arcanjo (Alto Alegre)

Erlane (98887-2353)

19h – Comunidade Nossa Senhora do Amparo (Poti Velho)

Missa campal sem agendamento

19h – Comunidade Matriz (Mafrense)

Aurélio (99554-1710) e Diana (99445-8583)

Em casa

É neste momento de distanciamento social que a paróquia vai ao seu lar levando a evangelização por meio das redes sociais. Todas as nossas celebrações na Igreja Matriz serão transmitidas por meio do nosso canal no YouTube.

Foto: Celebração da Paixão do Senhor 2020 - Reprodução/WebTVPerpétua


Wellington Fabrício – Pascom/NSPS

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Abertas as inscrições para a Escola de Formação sobre Vocação Laical

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais

REFLEXÃO: Domingo da Divina Misericórdia