Assembleia Paroquial de Pastoral: PNSPS

 

Entre os dias 06 e 07 de fevereiro realizamos  a Assembleia Paroquial de Pastoral da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro neste ano de 2021. Para este momento foi feito um convite e motivação especial pelo pároco Padre Chagas Martins, para que os conselhos das comunidades e os representantes paroquiais de grupos, pastorais, movimentos e serviços pudessem contribuir na avaliação sobre o andamento da vida pastoral e missionária da comunidade paroquial, bem como traçar metas e estratégias para ação evangelizadora neste novo ano que ainda está no seu início.

Segundo Padre Chagas Martins, as lideranças participantes da assembleia são como que os “grandes porta-vozes” do próprio padre para com os demais paroquianos, tendo sempre como foco a missão de anunciar Jesus. A partir desta fala foi apresentada a temática central do encontro que de forma criativa foi preparada uma decoração retratando um percurso a ser trilhado em nossa paróquia neste ano.

Foto: Padre Chagas Martins conduzindo os trabalhos da Assembleia Paroquial que contou com representatividade de todos os setores da paróquia.
Foto: Padre Chagas Martins conduzindo os trabalhos da Assembleia Paroquial que contou com representatividade de todos os setores da paróquia.

A assembleia contou com a presença de representantes dos cinco conselhos de pastoral de comunidade (CPC) e também um representante de cada grupos, pastorais, movimento e serviços em nível de paróquia. Em virtude da pandemia da Covid-19, houve a redução de participantes para evitar aglomerações e transmissão do vírus.

Lívia Pereira, coordenadora do CPC da comunidade Nossa Senhora do Amparo (Poti Velho), destacou como positivo o evento. “Um momento para refletir, rever nossas ações pastorais (fragilidades e potencialidades), como tem sido a nossa caminhada enquanto povo de Deus, lançando um olhar atencioso para nossa realidade e com carinho construindo juntos os novos passos que Deus nosso Pai quer preparar para nossa paróquia em 2021”, destaca. Nesta fala percebemos o envolvimento dos demais membros dos conselhos das comunidades.

Foto: Comunidade Nossa Senhora do Amparo marcando presença na Assembleia Paroquial, no registro temos os membros do CPC e alguns representantes paroquias dos G.P.M.S.


Programação

A Assembleia Paroquial 2021 aconteceu na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no Bairro Mafrense, nada melhor do que estar na casa da mãe e padroeira de nossa paróquia, pois contando com a poderosa intercessão de Maria, deu-se início a programação do primeiro dia. 

Além do momento de oração e partilha do Evangelho do dia, houve a realização de trabalhos em grupo no qual os participantes avaliaram as ações planejadas para o ano de 2020 e apresentaram a partir de algumas perguntas norteadoras como foi a partilha em cada grupo que escolheu um representante para essa exposição.

Dando prosseguimento aos momentos do sábado, foi realizado a apresentação em slides de todos os questionários avaliativos encaminhados pelos diversos setores da paróquia, momento para uma visão panorâmica e conhecimento prévio da realidade de cada comunidade. Esta apresentação foi feita pelo Rômulo Martins, Coordenador do Conselho Paroquial de Pastoral (CPP).

Foto: Rômulo, coordenador paroquial de pastoral apresentando os questionários avaliativos do ano de 2020.


Rômulo avalia a realização da Assembleia Paroquial como "uma ótima oportunidade de vivência de nossa paroquialidade” termo que vem sido dialogado e muito trabalhado em nossas comunidades para o crescimento da paróquia. E foi neste sentimento que concluímos o primeiro dia de trabalho da assembleia.

No domingo o momento de oração inicial contou com a reflexão da leitura do livro de Hebreus 12, 1-4, feita pela Coordenadora do CPC da comunidade de São Sebastião, Valdiane Gomes. No segundo dia a programação foi dedicada para a construção coletiva do calendário paroquial, no qual além das datas pré-fixadas do ano litúrgico, os demais representantes puderam acrescentar novas propostas de datas e eventos.

O segundo momento do evento aconteceu após uma breve pausa para um lanche, tivemos animação com música de louvor a Deus e uma partilha sobre o tema central do encontro, concluindo com a prestação de contas da paróquia do ano de 2020. O parecer financeiro foi apresentado por José de Arimateia Neves, membro do Equipe Paroquial de Administração (EPA).

Nos encaminhamentos finais, Padre Chagas agradeceu a equipe do conselho de pastoral da Comunidade Matriz e apresentou os novos membros da coordenação que assume serviço para o Biênio 2021-2022. Na ocasião também foi apresentada a nova Equipe de Dirigentes do Serviço-Escola do Encontro de Casais com Cristo. Por fim, o pároco mostrou e distribuiu material dos encontros quaresmais e da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, e cedeu espaço para que a equipe da Pastoral da Comunicação realizasse uma breve apresentação dos membros e de alguns pontos importantes para o diálogo com os demais grupos, pastorais, movimentos e serviços sobre a evangelização e comunicação.


Refletido o tema

Como dito anteriormente no segundo momento do domingo, foi realizado uma reflexão sobre o tema da Assembleia Paroquial deste ano de 2021: "Unidos no amor, superando desafios e anunciando o evangelho".

A convidada para este momento foi Sueiny Neves, leiga consagrada e membra da Pastoral da Comunicação. Sua partilha foi concentrada no sentido de que para pensarmos no “nós” enquanto paróquia, é preciso inicialmente partir do “eu”, recordar que somos filhos amados de Deus e como batizados recebemos uma missão.

O itinerário proposto a partir desta temática foi impulsionador para que os participantes da Assembleia saíssem alegres, revigorados e animados por se fazerem presentes e pertencentes a missão da nossa paróquia. 

Foto: Parte da ambientação da Assembleia Paroquial encerrando com última parte do percurso proposto.


Neste sentido vemos que a realização da assembleia foi de grande importância, pois contribuiu ricamente para a nossa ação evangelizadora, assim como nos afirma mais uma vez Rômulo Martins que “diante de um ano tão desafiador como 2020, e sabendo que as coisas ainda estão complicadas, é muito importante podermos pensar e decidir os rumos da nossa vida paroquial”, exprime.

Ao longos dos meses acompanharemos o desenvolver de ótimas propostas frutos dessa Assembleia Paroquial de Pastoral, continuemos em comunhão e confiando nossas vidas aos cuidados da Virgem Mãe do Perpétuo Socorro.


Unidos no amor, superando desafios e anunciando o evangelho!


Fotos: PASCOM

Texto: Júlio Rodrigues

PASCOM/PSNPS



Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos