A preparação para a Páscoa requer transformação; confira dicas de como viver bem a Quaresma

Diversos cristãos têm em mente o significado da Quaresma, o tempo de preparação para a Páscoa do Senhor. No entanto, muitos cristãos desejam viver este tempo de forma mais profunda, mas desconhecem como. Além do jejum, da oração e da esmola, a tríade principal do tempo penitencial que nos é apresentado durante a Quaresma para uma preparação e continuidade ao longo do ano, a tradição católica nos recomenda ouvir a palavra de Deus com o desejo de colocar em prática a verdade contida nela.

 

O pároco da Paróquia Nossa Senhor do Perpétuo Socorro, Padre Chagas Martins, lembra-nos que o tempo quaresmal tem maior importância porque antecede a Páscoa de Jesus, o verdadeiro ápice do período penitencial. “Quaresma tem uma importância por causa daquilo que vamos celebrar, que é a Páscoa. A Páscoa é tão importante que tem 40 dias de preparação para ela, então na Quaresma nós fazemos uma preparação para, enfim, celebrarmos a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo”, explica.

 

Para viver bem este tempo listamos algumas práticas:

1.          Confissão

Reveja sua vida, suas atitudes e faça um exame de consciência.  Após isso faça uma confissão. Não omita nada e apresente a Deus suas misérias, além de perdoar aqueles que o ofenderam.

2.          Visite os doentes

Visite e reze pelos doentes, principalmente os mais velhos e abandonados. Neste período pandêmico apresente todas as vidas perdidas pela covid-19. A sagrada escritura já afirma, " “Aqueles que têm saúde não precisam de médicos, mas sim os doentes” (Mt 9,12).

3.          Perseverança

Procure identificar se você tem algum vício ou mal comportamento; lute para evitá-lo e reze pedindo a Deus a graça de vencê-lo. Pratique a virtude da perseverança.

4.          Liturgia das Horas

Reze a Liturgia das Horas com toda a Igreja neste tempo forte de orações. Ao menos, as Laudes e as Vésperas se tiver condições.

5.          Moderar as palavras

Faça um esforço para moderar as palavras, falar com descrição e evitar a maledicência, evitar julgar os outros. Prefira elogiar e aconselhar com amor.

 

 

Texto: Karine Rocha com informações

do site Canção Nova

Foto: Pixabay

Pascom/PNSPS

Comentários

  1. Muito legal o conteúdo que nos deixa seguro para não errar no tempo de Quaresma e bem importante para aproximar mais de Deus. Parabéns.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais