Cristo Rei do Universo: O Bom Pastor em seu reinado de amor

"Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso."  
(Mateus 25, 31)
 
Celebramos no último domingo a Solenidade de Cristo Rei do Universo que marcou a conclusão de mais um ano litúrgico em nossa Igreja Católica Apostólica Romana. Por meio desta celebração reafirmamos nossa fé e confiança em Cristo Jesus, Filho do Deus vivo (Mateus 16, 16), que se encarnou e veio ao mundo para libertar toda a humanidade do pecado e da morte entregando sua própria vida em resgate de muitos, acreditamos que esse mesmo Jesus voltará glorioso para estabelecer definitivamente seu reino. 

Reconhecer o reinado de Jesus Cristo é viver sua justiça, sua bondade e misericórdia, sabendo que como um bom pastor Ele não deixará que nos falte nenhuma graça, pois nos conduzirá por caminhos seguros. Sob o pastoreio de Jesus muitas vidas são transformadas na força do seu amor que não permite que nenhuma de suas ovelhas se perca ou caia no abismo. 

O evangelista João revela Jesus como o Bom Pastor que dar a vida por suas ovelhas (João 10, 11), e com Ele podemos ter uma relação de confiança e intimidade fortalecida no cuidado e amor. O próprio Jesus nos afirma: “as minhas ovelhas ouvem a minha voz, eu as conheço e elas me seguem” (João 10, 27). Nisto podemos compreender a importância de deixar-se ser alcançado pela Palavra de Jesus, escutar quando Ele nos chama para falar sobre sua vontade e como deseja que nós sejamos capazes de cumpri-la em nosso dia-a-dia. 

Encerrando mais um ano litúrgico, somos impelidos a entender que celebrar a Sagrada Escritura é acolher os próprios ensinamentos do Mestre e Senhor da nossa vida para não esquecermos o som de sua voz ressoando em nosso coração e em nossa mente, pois, no fim dos tempos quando o Cristo Rei vir em sua glória Ele separará as ovelhas dos cabritos, e esse separação se dará de forma simples quando o Cristo chamará suas ovelhas e elas ao reconhecerem a voz do seu Rei e Pastor serão reunidas para segui-lo na concretização do seu reino de amor. 

Para aquelas pessoas que tem dúvidas ou ainda não conheceram pessoalmente Jesus Cristo, eis que chegou a oportunidade de ir ao encontro do salvador que é o centro da história universal. Ele é a alfa e o ômega, o princípio e o fim. Cristo reina nas pessoas com a sua mensagem de amor, justiça e serviço. Sempre há lugar para todos nós no seu reinado, pois, assim como o, evangelho, próprio para a liturgia desta solenidade, nos retrata que todas as vezes que agimos com misericórdia com algum dos pequeninos ou prediletos do reino divino é ao próprio Jesus que o fazemos. O Rei Jesus é aquele que está sempre atento as realidades dos seu povo. Na festa de Cristo Rei do Universo celebramos que Cristo pode começar a reinar em nossos corações no momento em que nós permitimos. O Reino de Cristo, pode, deste modo, fazer-se presente em nossa vida, em nosso lar, em nossa profissão e assim na sociedade. 

Como nos recorda a Santa Igreja, a belíssima missão dos diversos leigos e leigas que exercem com fidelidade sua missão assumida no batismo fazendo com que Jesus seja conhecido e amado e que seu reino aconteça no meio de nós. Louvamos a Deus também pelo dom da vida de cada irmão e irmã das mais diversas formas de serviço em nossa igreja que tem sido “sal da terra e luz do mundo” (Mateus 5, 13-15) na vivência da vocação laical em nossas comunidades. 

Concluímos lembrando da importância de pautar nossa vida de fé na experiência do: aguardar e antecipar a vinda gloriosa de Jesus, pois no seu tempo "cronos" e "kairós" adentramos numa constate dinamismo de aproximar-se da humanidade ao tempo que nós, cristãos, devemos também buscar nos aproximar do Senhor e Rei do Universo. Preparando nosso coração para o início de um novo ano litúrgico que se aproxima com o tempo do advento queremos clamar: Vem Senhor Jesus!


Júlio Rodrigues 
G.O. Raios de Luz (RCC) 
PASCOM/PNSPS 


http://www.cnbbne1.org.br/cristo-rei-do-universo/
https://www.pspedrosorriso.com.br/noticias/homilia-dominical--solenidade-de-cristo-rei-do-universo-1071/

Comentários

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos