O tesouro escondido


Com o coração aberto à ação do Espirito Santo, que vem sobre os cristãos para que possamos compreender a mensagem de Deus para nós, deixando que sob sua luz divina nos voltemos para a pergunta: O que pediremos ao Senhor? Foi a partir deste questionamento que o Padre Chagas Martins deu inicio ao seu sermão na Santa Missa realizada na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

Celebrando o 17º Domingo do Tempo Comum, escutamos mais parábolas que nos foram apresentadas para o entendermos os ensinamentos de Jesus, a partir de sua palavra e de sua vida, dando direcionamento a comunidade cristã.

Foto: Padre Chagas

Logo na Primeira Leitura, retirada do Primeiro Livro dos Reis capítulo 03, versículos 05 e do 07 ao 12; somos inspirados para nossa resposta à pergunta inicial desta homilia. O que poderemos pedir ao Senhor, pois assim com Ele falou a Salomão em sonhos, “Pede o que desejas, e eu te darei” (v. 05), se hoje, o próprio Jesus viesse perguntar para nós, iriamos talvez dizer: eu quero saúde, um trabalho!

Estejamos atentos ao que Salomão pede para o Senhor: “Dá, pois, ao teu servo, um coração compreensivo, capaz de governar o teu povo e de discernir entre o bem e o mal” (v. 09). Olhando para nossas realidades pessoais muitas vezes pensamos em pedir a Deus somente a posse de bens materiais ao invés de pedir uma dimensão espiritual em nossa vida. Na celebração deste domingo o Rei Salomão nos ensina sobre o que temos pedido ao Senhor.

Recordemos de uma expressão tão bela, um pedido que sempre fazemos na oração do Pai Nosso: “seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu”, torna-se necessária que a vontade divina aconteça em nossos dias e nossos corações se deixem transformar por seu poder.

Como ovelhas do Senhor somos convidados a fazer distinção daquilo que é bom e do que é ruim, pois, temos inteligência para fazer o discernimento dessas coisas, ou seja, daquilo que agrada e o que desagrada ao Senhor.

O ensinamento do Senhor não é como de um pai qualquer mas, de um pai que ama, por isso cantamos no refrão do salmo 118: “Como eu amo, Senhor, a vossa lei, vossa palavra!” Na certeza de que primeiramente o amor de Deus foi derramado em nós. Não fomos nós que amamos a Deus, mas Ele que nos amou primeiro (I João 4, 19) antes mesmo que existíssemos Deus já havia nos amados e criados neste seu divino amor.

Foto: A plateia é reduzida na missa


No evangelho de Mateus capítulo 13, versículos 44 ao 52, Jesus nos fala das parábolas do reino, sendo comparado a um tesouro escondido no campo, no qual o homem vai vende seus bens para comprá-lo. Padre Chagas nos ensina que esse reino dos céus ou reino de Deus é o próprio Jesus. Complementa sua explicação dizendo que quando o Messias ordenava: “anunciai a todos os povos que o Reino de Deus está próximo” (Mateus 10, 07), ele falava de si mesmo.

Precisamos descobrir este tesouro para de fato encontrar os motivos para alcança-lo em nossas vidas. Aquele que o encontra vende todos os seus bens e compra este campo onde está escondido o tesouro, essa pedra preciosa, que é o Cristo Senhor. Ao usar essas imagens figurativas somos levados a entender que devemos buscar sempre este reino de salvação, de vida e de entendimento do próprio Jesus.

Quando na celebração eucarística o padre reza: “O Senhor esteja convosco”, e os fieis respondem: “Ele está no meio de nós!” somos impulsionados a acolher pelo mistério da nossa fé cristã que o reino de Deus está sempre no meio de nós, mas que também é preciso entender, compreender e buscar sempre e cada vez mais nos alegrar com esse reino, pois quem o encontra vai anunciar com alegria. Assim deve ser quando encontramos Jesus vamos anunciar alegremente a todos os povos.

Nosso pároco também nos ensinou que podemos encontrar Jesus na palavra e na eucaristia, onde ele se dar em alimento para nós. Recordando que a Santa Missa é dividida em quatro partes: Ritos Iniciais que nos preparam para celebrar bem o mistério do sacrifício de Jesus; a Liturgia da Palavra do próprio Senhor que fala conosco; a Liturgia Eucarística no qual o próprio Jesus se dar em alimento na nossa vida e os Ritos Finais com o envio missionário.

Nesta semana que se inicia peçamos ao Senhor que possa renovar em nosso coração o desejo de busca-lo como esta pedra preciosa em nossas vidas. Ele que está no meio de nós sempre, seja na igreja ou em nossas casas. Padre Chagas conclui que devemos confiar sempre e acreditar que Ele está em nosso meio, que é capaz de nos dar não somente alegria, mas a graça de comunicar também aos outros, esta paz que vem do Senhor, pois seu amor é grande e eterna é sua misericórdia para com cada um de nós.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo. Para sempre seja louvado!

 

Júlio Rodrigues

Pascom/PNSPS


Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos