Dízimo sinal de comunhão com o plano de amor de Deus na comunidade.


O dízimo tem como significado maior aquilo que você oferta do seu coração e com gratidão, pois "Deus ama quem dar com alegria" (II Coríntios 9,7b). Podemos afirmar também que o dízimo é uma forma de doação pelo qual estamos colocando nossa fé em prática. Quando fazemos a devolução ou mesmo disponibilizamos nosso tempo, atenção e respeito paira outras pessoas estamos mostrando o amor de Deus, servindo a Ele e aos que estão a nossa volta. Podemos trazer para nossos dias a leitura que se encontra em provérbios “há quem dá com liberalidade e obtém mais. Outros poupam demais e vivem na indigência. A alma generosa será cumulada de bens e o que largamente dá largamente receberá. (Pr. 11: 24-25). Deus é amor e quem ama ajuda, é assim que o Pai Eterno faz conosco. Ver a necessidade de alguém e não sentir compaixão e nem desejo de ajudar, revela em nós que ainda não conhece o verdadeiro amor com o qual o Criador projetou o mundo e preparou seu plano de salvação. Precisamos nos desapegar das riquezas e amar mais o próximo, pois quem ajuda com doações investe no amor.

Podemos ainda citar como um dos primeiros dizimistas das Sagradas Escrituras: Abraão. Ele que na sua forma de agradecimento a Deus devolvia tudo que conquistava e certamente fazia não porque Deus precisasse, mas por gratidão ao Senhor a quem tudo pertence. Assim a cada momento temos a oportunidade de seguir contribuindo e crescendo dentro da nossa comunidade e nos aprofundado enquanto pessoa e igreja.

No cotidiano da nossa vida partilhamos tudo que temos: a casa com nossa família; o transporte coletivo com outras pessoas da sociedade; as nossas opiniões, com amigos. Podemos ver que partilhar e dividir são palavras sinônimas que devem se fazer presente no nosso dia-a-dia. Partilhar é dividir, e dividir tem o significado de tirar uma parte daquilo que se tem.

Temos como maior exemplo de partilha o próprio gesto de Cristo que olhando para multidão reparte o pouco que tinha nas cestas, ou seja, os 5 pães e os 2 peixes, e com a benção divina alimentou toda aquela multidão. Assim podemos ver esse feito no evangelho de João 6, 1-13 "Jesus tomou os pães e rendeu graças. Em seguida, distribuiu-os às pessoas que estavam sentadas, e igualmente dos peixes lhes deu quanto queriam. Estando eles saciados, disse aos discípulos: 'Recolhei os pedaços que sobraram, para que nada se perca'. Eles os recolheram e, dos pedaços dos cinco pães de cevada que sobraram, encheram doze cestos.". Aprendendo com esse mesmo gesto que também nós podemos partilhar sem medo e com a certeza de que o Senhor retribuirá aquele que reparte com amor.

O Catecismo da Igreja Católica, no número 1942, nos diz: “A virtude da solidariedade vai além dos bens materiais. Difundindo os bens espirituais da fé, a Igreja favoreceu também o desenvolvimento dos bens temporais, aos quais muitas vezes abriu novos caminhos. Assim foi-se verificando, ao longo dos séculos, a palavra do Senhor: 'Buscai, em primeiro lugar, o Reino de Deus e sua justiça, e todas essas coisas serão acrescentadas' (Mt 6,33)". Sendo assim o dízimo possui uma dimensão que vai muito mais além dos bem materiais, ele nos propõe o desenvolvimento da fé espiritual e nos faz confiar no próprio Senhor que nos convida a buscar o seu reino e a sua justiça.

O dízimo na comunidade torna-se fundamental para a missão e para a manutenção dos templos sagrados, lugar de comunhão e acolhimento. Os cristãos católicos com essa consciência, irão testemunhar essa realidade de caridade que a igreja vive, contribuindo para a formação na fé e de consciência cristã em outros irmãos que precisam experimentar essa mesma realidade de fidelidade a Deus.

Devemos participar do dízimo na consciência da comunhão com Deus, da participação de seu plano de salvação e do estar em comum união com a comunidade. Com esta viva consciência, não estamos apenas contribuindo para a edificação do Reino de Deus, senão que, também testemunhando os valores cristãos.

O dízimo é uma experiência pessoal, mas que não impede de suas graças alcançar aqueles que estão ao nosso redor! Ao devolvermos a Deus o que lhe pertence, fazemos nossa parte para viver essa experiência, demonstramos ao Senhor nosso desejo de comunhão. Nisto vemos de forma clara a Palavra de Deus atualizando seus ensinamentos em nossa vida, assim como ele nos diz: "Pagai integralmente os dízimos ao tesouro do templo, para que haja alimento em minha casa. Fazei a experiência – diz o Senhor dos exércitos – e vereis se não vos abro os reservatórios do céu e se não derramo a minha bênção sobre vós muito além do necessário. Para vos beneficiar afugentarei o

A vivência cristã do dizimista nos leva a acreditar que ao retribuir com um pouco dos nossos bens ao Senhor que tudo nos concede verdadeiramente suas bênçãos são derramadas em abundância sobre nossas vidas. Neste dinamismo de reciprocidade, gratuidade e gratidão sentimos que nossas vidas como um todo é protegida por Deus, inclusive a vida financeira de nossa família. Outra área que vemos a graça de Deus irradiar é em nossas comunidades, pois vemos que a consciência da comunhão com Cristo nos leva ao zelo pela obra do Senhor e a promoção humana dos irmãos.

Quando permitimos ser conduzidos por Deus, compreendemos com o coração e com a alma, os desígnios e os seus planos em nossa vida, e fortalecidos no exercício dos dons que Ele nos concedeu passamos a olhar as realidades com um olhar do sobrenatural, ou seja, olhar de Deus. Que possamos, ao refletir este texto, ter o olhar de Deus e assim nos conscientizarmos que nós precisamos mais de Deus do que Deus de nós.



Referências bibliográficas

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA.  EDIÇÕES LOYOLA, São Paulo, Brasil, 2000

BÍBLIA SAGRADA. 3° Ed, AVE MARIA, São Paulo,2018.

 

Fernanda Magalhães

Pastoral do Dízimo - Comunidade São Sebastião

Júlio Rodrigues

Pascom/PNSPS


Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais