Aquele que O conhece tem sobre si a graça de amar


N

esta quarta-feira, (29), celebramos na Igreja a XVII Semana do Tempo Comum, a liturgia nos propõe a escuta da primeira leitura retirada da Primeira Carta de João, (1Jo 4,7-16); e o Evangelho de Lucas 10, 38-42.

Hoje, celebramos a memória de Santa Marta, irmã de Maria e Lázaro, que moravam em Betânia, o lugar que Jesus sempre encontrava paz para descansar do seu trabalho pastoral. Santa Marta sempre atenta ao acolhimento, uma mulher dinâmica, entregava-se ao serviço, fazendo assim contraponto com Maria, sua irmã, mais quieta, ou melhor, contemplativa. Sua casa era, portanto, um ambiente favorável ao acolhimento, a unidade e a catequese, pois existia uma harmonia entre o laborar e orar, apesar das cobranças de ambas as partes que fazem parte de nossa humanidade, todavia o orar e o laborar devem estar sempre andando de mãos dadas.

Na primeira leitura, João expressa que a fonte da caridade é o amor solidário, que nos leva a afirmar com toda convicção: É da pratica do amor (união do orar e laborar) que depende o cristianismo a religião e o mundo novo. Amar ou não amar, eis a encruzilhada. Sem o amor nada existe, pois, toda criação brotou do amor, com amor e para o amor, eu me atrevo a dizer que nem o próprio Deus (a essência do amor) existira sem o amor, pois Deus é amor.

João esclarece que não podemos dizer que temos unidade com Deus sem conhecer o que ele nos afirma na liturgia do dia: 1º O amor vem de Deus; 2º Só quem ama verdadeiramente, é que pode considerar-se filho de Deus; 3º Só quem ama conhece a Deus, isto é, só amando é que podemos fazer a experiência de Deus. É muito cômodo, ostentar o conhecimento teórico de Deus, usar estes conhecimentos para praticar o orar sem o laborar, depois sentir-se isento dos compromissos com a comunidade por achar-se ligado direto a Deus, porém João nos diz hoje que o amor que nos liga a Deus passa pelo amor ao próximo: “Caríssimos, amemo-nos uns aos outros, pois o amor é de Deus e todo aquele que ama nasceu de Deus e conhece a Deus”  (1Jo 4,7).

Complementando o que João escreve sobre o amor como regra de ouro para salvação, podemos enfatizar: “Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros como eu vos amei, amai-vos também uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns pelos outros” (Jo 13, 34-35).

Como prova de que o amor é compromisso solidário com o homem para sua salvação, João sublinha o fato de que Jesus se fez homem, esvaziando-se de toda sua santidade para se tornar igual a nós em tudo, menos no pecado: “Nisto se manifestou o amor de Deus por nós: Deus enviou o seu Filho ao mundo para que vivamos por ele.” (1 Jo 4,9). E, ainda, foi Deus que tomou a iniciativa de aproximar-se do homem: “Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi ele que nos amou e enviou-nos o seu filho como vítima de expiação pelos nossos pecados.”

A primeira leitura encerra nos fazendo o convite para termos confiança, e a coragem pois, quem ama verdadeiramente, lança fora todo temor, porém é preciso que façamos a opção pelo o amor que brota do coração de Jesus Cristo nosso Senhor, é um amor exigente más o único caminho que leva a vida.

No Santo Evangelho, coração da palavra de Deus, faz-se referência a profissão de fé de Marta, fruto de um amor verdadeiro vivenciado em seu cotidiano, ela que unida à Maria e seu irmão Lázaro, formavam a comunidade perfeita (Ore et labore), tendo como centro Jesus Cristo nosso Senhor, ao saber que Ele aproxima-se de sua casa corre ao seu encontro pois ela sabia que Nele seria consolada  de sua dor por ter perdido seu irmão querido.

O que Marta não sabia era que o fruto de sua fé e confiança lhe renderia uma alegria grandiosa, o ressurgimento de Lázaro para a vida, por um pedido especial de Jesus ao Pai e a confirmação de que Ele é a ressurreição a verdade e a vida: “[...] “Eu sou a ressurreição. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá.” E quem vive e crê em mim jamais morrerá. Crês nisso?” (Jo 11, 25-26).

E, para finalizar, o evangelho de hoje nos abre a porta para o entendimento da profissão de fé de Marta que declara publicamente que Jesus é o Senhor de tudo, o Cristo que veio com a missão messiânica, trazendo consigo a autoridade sobre tudo e todos inclusive sobre a vida, a morte e toda natureza, a resposta de Marta não poderia ser diferente: “Disse ela: ‘Sim Senhor, eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus que vem ao mundo’” (Jo 11, 27).

Que a bênção de Deus Pai todo Poderoso, rica em misericórdia, desça sobre você e sua família, e que a Semente da Caridade cresça e frutifique em sua vida e de sua família.

 

 

Referência Bíblica: Tradução Jerusalém

 

Diácono Artur Pereira

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Arquidiocese de Teresina

 

 

 


Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais