Pedro e Paulo: duas colunas firmes da Igreja


"Tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la" (Mateus 16, 18). Com este versículo bíblico, próprio da liturgia deste domingo, Padre Chagas Martins, pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, deu início a sua homilia nos recordando que na Solenidade dos Apóstolos Pedro e Paulo contemplamos duas colunas firmes da nossa Igreja. Na mesma ocasião, celebramos a nona noite de novena em honra a São Pedro, Apóstolo e Pescador, co-padroeiro da comunidade de fé localizada no bairro Poti Velho e rezamos em ação de graças pelo 27° Aniversário de Instituição Canônica de nossa paróquia.

A partir dos textos bíblicos desta liturgia dominical, olhando para o testemunho de São Pedro e São Paulo, Padre Chagas nos apresentou que somos chamados a refletir sobre nossa missão de cristãos.

O Evangelho de Lucas capítulo 06, versículos de 12 ao 16, retrata o momento em que o Filho de Deus faz sua escolha dos apóstolos, ou seja, revela os nomes daqueles que deveriam segui-lo mais de perto no discipulado. O evangelista afirma que o Messias havia se retirado em oração e depois de ter rezado, Ele escolheu os doze, chamando-os pelo nome. Fica claro que se fossemos nós a fazer esta escolha, não o faríamos observando as qualidades humanas daqueles homens, pois cada um deles tinham suas peculiaridades e dificuldades para lidar. Jesus é aquele que conhece o coração de cada um nós.

Ao olharmos para as características de Pedro vemos nele uma pessoa rude, com temperamento forte, um pouco ignorante, que se zangava com muita facilidade. Na vivência da sua missão Jesus foi permitindo que Pedro testemunhasse para os outros a partir do que ele era. O celebrante ensinou que Pedro também fora casado, apesar de na Sagradas Escrituras não falar o nome de sua esposa, mas há o relato da cura de sua sogra, que logo após ser curada se colocou a serviço dos demais.

Dentre as qualidades de Pedro vemos nitidamente nele um bom pescador, a tal ponto de ter uma associação no qual ele tomava de conta e em sua profissão ele se destacava, ou seja, demonstrava maior zelo

naquilo que amava fazer, mas quando Jesus passa e chama-o juntamente com alguns outros, eles largam tudo e vão seguir o Cristo.

Logo em seguida Ele lhe propõe a missão de ser pescador de homens.

Neste momento da vivência da sua missão com Jesus, Pedro experimenta sentimentos se fracasso no exercício do trabalho quando em um texto anterior de Lucas capítulo 05, versículos 01 ao 11, Jesus passa e pergunta o que ele tinha na barca, e Pedro fala que passaram a noite toda pescando e não pegaram nada.

Ao aparecer, logo no início do dia, Jesus ver que eles estavam consertando as redes, é neste sentindo que vemos que uma rede rasgada não tem sucesso na pescaria. Durante a noite eles não viram muitos defeitos que estavam na própria rede. Olhemos essa catequese de Jesus que vendo o fracasso de Pedro, manda ele avançar para águas mais profundas e jogar as redes do outro lado da barca. No fracasso não podemos tomar atitude de culpar o outro ou tirar seu sucesso.

Depois das redes consertadas, Pedro é convidado a lançar novamente nas águas. Assim, muitos momentos da nossa vida devemos consertar nossas redes, recordando que as redes são feitas de muitos pontos entrelaçados, olhemos para tudo aquilo que nos une.

Padre Chagas, continua seu sermão relacionando nossa vida com a missão de Pedro, apresentando que quando o pescador joga sua rede para a pesca, ela vai aberta e o chumbo em suas pontas vai mergulhando para apanhar muitos peixe, as vezes em nossas vidas é preciso que possamos também descer, nos abaixar, deixar o orgulho e arrogância diminuir, pois tem sido mais alto do que a nossa humildade do servir. E isso muitas vezes nos impede de seguir e de pescar homens para o Senhor. É preciso nos abaixar para servir, para nos igualar ao outro, para nos sentir como o outro experimenta as realidades da sua vida.

Neste mesmo evangelho, Simão Pedro responde ao Senhor, quando Ele lhe mandar jogar as redes do outro lado para pescar: “Mestre, trabalhamos a noite inteira e nada apanhamos; mas, por causa de tua palavra, lançarei a rede” (v. 5). Neste exemplo percebemos a importância de sermos obedientes a Palavra do Senhor.

A experiência da catequese da vida de Pedro como pescador é de suma importância para nossa caminhada cristã, como precisamos aprender com este discípulo e pescador de Jesus. Diante das nossas teimosias e zangas, precisamos consertar na claridade da luz que é Jesus, quando estivermos perto Dele seremos sempre capazes de ver os defeitos para que sejam concertados, os buracos das redes sejam fechados para que não vaze aquilo que é bom e foi reservado de Deus para nós.

Celebramos hoje também o Apóstolo Paulo, diferente de Pedro em muitos aspectos, dentre eles: na sabedoria e conhecimento, nos costumes e leis, na convivência com os ensinamentos de Jesus e na experiência com o ressuscitado. Paulo se torna de um grande perseguidor para um grande evangelizador.

Como cristãos, nos dias de hoje, somos também chamados a fazer a experiência de anunciar o evangelho mesmo em meio as perseguições para que haja a conversão do nosso coração.

O reverendíssimo nos convidou a olhar para a vida de Pedro e Paulo que sofreram muito por causa de Jesus, ao mesmo tempo em que muitos de nós temos a atitude de desistir diante das dificuldades que enfrentamos.

Os apóstolos vivendo o martírio nos ensinam a perseverança na fé, pois, aonde for maior a divindade maior deve ser a consistência da nossa fé dentro da comunidade. Não nos deixemos desanimar e desistir nunca, que possamos nos aproximar da Luz de Cristo para reconhecermos a necessidade de ir mais profundo naquilo que o Senhor preparou para cada um de nós.

Prestes a encerrar sua homilia deste domingo, Padre Chagas destacou que nesta celebração também elevamos louvores a Deus pelo aniversário dos 27 anos da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Reunidos em oração, com toda a comunidade paroquial, também rendemos louvores pelo testemunho da escuta de Maria, a Mãe do Socorro, aquela que foi capaz de escutar, obedecer e ao mesmo tempo de entregar sua vida, como fez Pedro e Paulo, de muitos santos e santas na igreja que testemunharam a fé na Pessoa de Jesus Cristo e na obediência a Palavra de Deus anunciada e ao mesmo tempo acolhida na vida de cada um de nós.

 

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado!


Texto: Júlio Rodrigues

Pascom/ PNSPS


Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos