O medo faz-nos buscar a segurança

Com o coração cheio de alegria e movido pela esperança, celebramos a liturgia do 12° Domingo do Tempo Comum, por ocasião do Segunda Novena em honra a São Pedro, Apóstolo e Pescador, a Santa Missa foi transmitido da Capela de Nossa Senhora do Amparo, localizada no Bairro Poti Velho. 


Foto: Festa de São Pedro em 2019


O pároco da Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Padre Chagas Martins, iniciou sua homilia nos ensinando que São Pedro experimentou, de forma real e intensa em sua vida e missão, aquilo que é o centro desta liturgia dominical e que iremos refletir.

A frase principal dirigida aos discípulos é "Não tenhais medo", sendo assim, o celebrante recordou da passagem bíblica no qual o anjo do Senhor visita a Virgem Maria (Lucas 1, 26-38) e sua primeira mensagem dirigida a jovem de Nazaré é que ela não tivesse medo.

Vivemos em um contexto onde o medo tem se tornado presente em nosso meio, nas nossas famílias e lares, em nossas comunidades, na nossa sociedade e no mundo.

O medo pode ser visto de forma negativa como algo que aparentemente não venha de Deus, mas, podemos torná-lo também como algo que nos aproxima do que é seguro e nos faz experimentar a graça de vivermos um cuidado e proteção. É perceptível que o medo nos leva adquirir cuidados redobrados para com nossa vida e a do próximo. Neste sentido leva-nos a encontrar seus aspectos positivos na promoção e defesa do ser humano.

Foto: Padre Chagas 

Adentrando ao projeto de Deus somos encorajados a não sentir medo diante de sua vontade. Devemos sim ter medo das situações ocasionadas pelo mal. Diante da Palavra de Salvação dirigida a nós conseguiremos vencer e viver sem o medo.

No Santo Evangelho, retirado de Mateus capítulo 10, versículos 26 ao 33. Padre Chagas nos explica que ao ser proclamado neste domingo serve para nos fazer trilhar o caminho da fé, que não é nada fácil, assim como percebemos na história de vida dos apóstolos e de muitos profetas que foram perseguidos. Um exemplo disso encontramos na Primeira Leitura, retirada do Livro do Profeta Jeremias, capítulo 20, versículos 10 ao 13.

Voltando ao Evangelho, nosso pároco nos apresenta três situações onde não devemos ter medo. A primeira delas diz: "Não tenhais medo dos homens" (v. 26), homens que mesmo vivendo e apresentando uma escuridão, podem até nos distanciar ou tirar nossa vida neste mundo, mas não podem atentar contra nossa alma, pois ela pertence a Deus.

A segunda situação: "Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma" (v. 28) neste sentido somos impulsionados a temer somente ao Senhor, que é capaz de manifestar sua misericórdia nos momentos finais de nossa vida terrena.

Na terceira e última situação, refletindo no Santo Evangelho deste domingo o Senhor nos diz: "Não tenhais medo! Vos valeis mais do que muitos pardais" (v. 31) refletimos, então, que nossa preocupação não deve ser em acumular riqueza e poder deste mundo ou mesmo a nossa própria vida. Com estes ensinamentos a Palavra de Deus nos direciona a acolher sua missão confiada a cada um de nós, assim como aconteceu com São Pedro que viveu profundamente a força da Palavra: "Não tenhais medo!".

Foto: Igreja vazia para evitar aglomerações

O medo está se fazendo presente na vida de muitas pessoas, recordamos quando os discípulos estavam trancados em casa por medo dos judeus que os perseguiam no intuito de matar todos os cristãos. Fazendo relação ao tempo atual, Padre Chagas dizia, que aqui estamos (na capela), semelhante a muitas famílias em suas casas, com as portas fechadas não por medo dos judeus, mas deste vírus que pode chegar em instantes a destruir nosso corpo. Certos na Palavra do Senhor, fortalecidos pela nossa fé e esperança acolhemos no coração a certeza de que o vírus pode até matar nosso corpo, mas não poderá matar nossa alma.

Pedimos ao Senhor que também na celebração (transmitida no blog) do Novenário de São Pedro, Apóstolo e Pescador, possamos receber a sua ajuda divina quanto ao nosso medo para nos mantermos firmes na fé, a não desanimarmos mantendo a coragem de viver na fidelidade a Palavra e no seguimento de Jesus, Nosso Senhor, aquele que nos acompanha agora e para o todo sempre. Amém!



Texto: Julio Rodrigues

Fotos: Reprodução

Pascom/PNSPS

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais