A Igreja é missionária por natureza


Neste sábado, 27/06/2020, celebramos os 27 anos de caminhada evangelizadora da nossa Paróquia. Quero partilhar com vocês o que sinto no coração neste dia tão importante.

É importante fazer a memória da paróquia, para que vejamos quantos frutos surgiram desta caminhada de 27 anos, e para que não esqueçamos aqueles que nos precederam. Devemos manifestar gratidão a todos eles. Precisamos reconhecer que a caminhada da paróquia não começou quando começamos a participar. Entramos nessa caminhada para dar continuidade, para aperfeiçoá-la, e fazer com que ela acompanhe as grandes mudanças da sociedade contemporânea. Portanto, mudar e corrigir o que for necessário, e de acordo com as necessidades que vão surgindo, propor novas ações para a evangelização. A caminhada continua, a missão é permanente. Não podemos nos fechar nos resultados obtidos. Não podemos nos acomodar, e nem nos estacionar. Criatividade, ousadia e ardor missionário devem ser cada vez maiores.

A Igreja é missionária por natureza. Existe para anunciar por gestos e palavras a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo. Assumir a dimensão missionária implica abrir-se ao Espírito Santo, sempre presente, atuante, impulsionador e defensor.

Não posso deixar de enfatizar o testemunho generoso desta Paróquia, que ao longo de sua caminhada já produziu frutos de missão e vocação. Em apenas 27 anos de caminhada, essa paróquia, já teve a alegria de ver cinco de seus filhos responderem SIM ao chamado de Deus para o Sacerdócio: Pe. Deodato Felipe, Pe. Antônio Carlos da Silva, Pe. Leonildo Campelo e recentemente o Pe. Airton de Maria e Pe. Diego. Assim, Deus pode oferecer à humanidade a partir da ação missionária e evangelizadora dessa Paróquia estes belos presentes.

Esse é o mais claro testemunho que a vida de nossas comunidades é missão! Missão que suscita em cada batizado e em cada forma de organização eclesial uma forte consciência missionária que interpela o discípulo missionário a tomar a iniciativa de sair ao encontro das pessoas, das famílias, das comunidades e dos povos para lhes comunicar o dom do encontro com Cristo.

PARABÉNS! Vamos em frente! Pois a caminhada é bela, pois temos sempre ao nosso lado a Mãe Santíssima do Perpétuo Socorro.


Pe. Francisco da Chagas Santos Martins

Pároco

 Arquidiocese de Teresina

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/ Pascom


Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Abertas as inscrições para a Escola de Formação sobre Vocação Laical

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais

REFLEXÃO: Domingo da Divina Misericórdia