Semente da Caridade: Que a paz de Deus esteja convosco


Na Novena à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em que celebramos o 5º Domingo do Tempo Pascal, a liturgia nos convida a refletir o Evangelho de João 14, 27-31a.

No evangelho, Jesus completa o sermão do capítulo 14 com o tema da paz. Aqui, Ele faz a última ceia com seus discípulos e fala sobre a paz, mas não uma paz qualquer, e sim uma no sentido messiânico; é neste sentido que ouvimos a saudação judaica “shalom”, um termo que assume um significado mais denso, e nos leva a refletir que a paz que o Senhor deseja, conforme  ele nos revela no versículo  27: “Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não Vo-la dou como o mundo a dá[...]”, não é uma paz que o mundo define como uma ausência de guerra, do sofrimento, da dor, de doenças, ou até mesmo a presença da abundância de bens materiais.

Meus irmãos, Jesus nos fala de uma paz duradoura, perene, que deve ter como lastro a justiça, misericórdia, caridade. A paz que nos leva ao encontro pessoal com o próprio Cristo, pois ele mesmo veio mostrar o rosto divino do Pai em seu rosto humano puro, sem a mácula do pecado, da forma como foi criado.

A paz que procuramos só encontramos no coração do Senhor, por isto na Santa Missa o sacerdote eleva o clamor do povo em forma de oração, pedindo a paz que irá nos trazer a verdadeira felicidade: “Senhor Jesus Cristo, dissestes aos vossos Apóstolos: Eu vos deixo a paz, eu vos dou a minha paz. Não olheis os nossos pecados, mas a fé que anima vossa Igreja; dai-lhe, segundo o vosso desejo, a paz e a unidade. Vos, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo”, consta na fórmula do Missal Romano. Como já sabemos, após esta oração, o povo saúdam-se com a paz que tanto buscamos. Mas, como disse anteriormente, só encontramos quando somos unidos pelo o amor de Jesus Cristo nosso Senhor. 

São João nos tranquiliza dando-nos a certeza de que a presença é plena na caminhada, e que o Pai enviará o paráclito na pessoa de Jesus Cristo,  por isso convido-vos a entrar em nosso coração para vivenciar esta intimidade com Jesus Nosso Senhor, e que se dissipem todas as dúvidas conforme sua mensagem: “Que o vosso coração cesse de se perturbar e temer”, (Jo. 14,27).


Na conclusão desta breve reflexão, vale destacar que a paz oferecida a cada um de nós, na pessoa de Jesus Cristo, Nosso Senhor, nos sirva para testemunhar a beleza, alegria e liberdade de uma vida que tem como modelo o santo evangelho.

Que a benção rica em misericórdia de Deus Pai todo Poderoso desça sobre você e sua família, e que a Semente da Caridade cresça e frutifique em sua vida e família.


Referencias bíblicas: Tradução TEB*

Diácono Artur Pereira
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Arquidiocese de Teresina.

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos