Diácono Artur Carlos partilha conosco homilia desta terça-feira (21)


Na Novena de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro desta terça-feira 21 de abril com transmissão simultânea no Facebook e Instagram, o Diácono Artur Carlos fez sua reflexão no Evangelho de São João, (Jo 2, 7b-15), “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem”.

Foto: WebTV Perpétua é um projeto áudio visual da paróquia lançado oficialmente em 2017.

- Observamos nesta passagem o diálogo de Jesus com Nicodemos, membro do poderoso Sinédrio, um estudioso, enfim... um notável entre os judeus que participava das decisões, mas que se alinhava ao pensamento de Jesus.

- Nicodemos foi ao encontro de Jesus para entender suas respostas, mas antes precisamos ver o que ele queria saber: “Rabi, sabemos que vem da parte de Deus como um mestre, pois ninguém pode fazer os sinais que fazes, se Deus não estiver com ele”. Aqui revela-se uma colação intelectual. Jesus, então responde: “Em verdade te digo, quem não nascer do alto, não pode ver o Reino de Deus”.

- A palavra “do alto” em grego pode ter dois significados, “do alto” ou de cima, mas também “de novo,” nascer do alto ou de novo.

- Aquilo que pareceu muito estranho a Nicodemos e ao mesmo tempo não compreensível, Jesus apresenta uma metáfora, uma analogia com o vento que trocando em miúdos é a mesma coisa que o Espírito Santo, que assim como o vento sopra onde quer, não depende da vontade do homem, o Espírito não se deixa aprisionar, ele é livre e com toda liberdade toca no coração dos homens, assim como transformou a água em vinho, ele aqui diz a Nicodemos ouça a voz do Espírito , esvazie-se do seu eu, de sua sabedoria, de seu individualismo e deixe o Espirito Santo encher sua vida.
     
- Meus irmãos, se o Reino de Deus tivesse um cunho revolucionária, não surpreenderia ninguém, inclusive os doutores da lei da época de Jesus, eles até estavam preparados para isso, mas Jesus vem como servo sofredor.

- O Cristo de modo surpreendente executa o projeto do Pai, entregou-se a morte, sofreu as piores humilhações, enfrentou tudo para salvar a todos e colocou a cada pessoa uma escolha - ir ao encontro de Deus. Precisamos nos associarmos a Jesus na Cruz, rompendo com o antigo, deixando-nos transformar pela grande novidade trazida pelo Mestre. Jesus nos apresenta a vida eterna, promessa realizada pelo Pai, profetizada e cantada pelos enviados de Deus. Ao recusarmos o testemunho de Jesus Nosso Senhor é nos perdermo-nos na escuridão do passado.

- Pensem nisso!

Diácono Artur Carlos Pereira
Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Comentários

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos