Regional Nordeste IV da Cnbb lança cartilha da Campanha da Fraternidade 2017

Em busca de aprofundar a temática da Campanha da Fraternidade desse ano e com foco no período da Quaresma, o Regional Nordeste IV da CNBB preparou um subsídio próprio. Uma cartilha que visa proporcionar aos fiéis uma vivência espiritual tendo presente também o tempo litúrgico em curso.

De acordo com o Secretário Executivo do Regional Nordeste IV, Padre Ataan Nerson, a cartilha pode ser adquirida por todas as dioceses. “Ela conta com o roteiro para cinco encontros quaresmais e para a via-sacra, ambos focados na temática da CF 2017, que trata sobre ‘Biomas Brasileiros e defesa da vida’ e foi elaborada por uma equipe de padres, religiosas e leigos das Dioceses do Piauí, com roteiros para reflexões, orações e cantos de motivação aos participantes dos encontros nas comunidades, principalmente nos grupos de famílias”, explica.
Para que a comunidade católica continue cada vez mais firme na fé e protagonista de encontros ricos na Palavra de Deus, o subsídio surge como material de apoio e serve de motivação para grupos e movimentos. Padre Ataan reforça que os fiéis são convidados a “participarem dos encontros e escutarem a Palavra de Deus e, o mais importante, pôr em prática a sua fé, por meio de ações de solidariedade, oração, jejum e abstinência” convoca.
O subsídio quaresmal já está disponível na sede da CNBB/ Regional Nordeste IV e pode ser adquirido no valor de R$ 2,00 (dois reais). Tendo como referência a realidade local e os biomas aqui existentes, os encontros apresentam as temáticas:
1º Encontro: FRATERNIDADE: BIOMAS BRASILEIROS E DEFESA DA VIDA. Em formação de oração e informação, aborda uma visão geral do tema da CF – 2017, uma vez que a cartilha dos encontros quaresmais é o único subsídio que muitos fiéis têm acesso sobre a temática;
2º Encontro: O CERRADO: DESAFIOS E ESPERANÇAS. Aborda a realidade atual do cerrado piauiense, a questão do agronegócio, o MATOPIBA e outros;
3º Encontro: A Caatinga e grandes projetos: desafios e esperanças. Destaca a questão dos grandes projetos, a questão da mineração, das carvoarias e outros desafios presentes neste bioma;
4º Encontro: Caatinga e convivência com o semiárido. Ressalta a necessidade de favorecer oportunidades de convivência com a realidade do referido bioma, especialmente através do Grito do Semiárido, bem como a situação da transnordestina, da energia eólica, etc;
5º Encontro: ÁREAS DE TRANSIÇÃO: DIVERSIDADE E RIQUEZA PARA OS POVOS DAS ÁGUAS, DO CAMPO E DA CIDADE. Destaca os cocais e babaçuais e os mangues (mesmo não sendo biomas, mas território).
Além dos cinco encontros quaresmais, o subsídio traz ainda uma Celebração Penitencial e a Celebração da Via-Sacra, visando levar os grupos de reflexão a se comprometerem para que a Ressurreição de Cristo aconteça permanentemente, gerando fraternidade entre todos da comunidade.
Para mais informações ligue: (86) 3223-3079.
Fonte: arquidiocesedeteresina.com

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais