Arquidiocese promove I Encontro de Comunicadores

Neste fim de semana, 21 e 22 de outubro acontecerá em Teresina o primeiro Encontro Arquidiocesano da Pastoral da Comunicação. Com o tema “Comunicação entre as pastorais: luz, ação e desafios”, o momento visa proporcionar aos membros da Pascom e demais integrantes de grupos e serviços da nossa Igreja um diálogo mais eficiente entre eles. O encontro  vai durar dois dias e ofertará ainda oficinas teóricas e práticas.
O Centro de Guadalupe das Irmãs de São José, localizado na Vila Operária será o cenário do encontro. De acordo com a coordenadora da pastoral da comunicação arquidiocesana, Cristiane Pinheiro, “está sendo muito motivador organizar esse momento. É nosso desejo reunir os diferentes membros e representantes de grupos e serviços da nossa Igreja, além de nós que somos agentes da Pascom e buscamos a unidade, seja na linguagem como também na qualidade dos serviços que realizamos na nossa Igreja. Sabemos que todas as missões convergem para única missão que é a de evangelizar e com esse encontro a intenção é disseminar a missão atingindo mais irmãos na caminhada, fortalecendo a missão”, explica.
Para esse primeiro encontro arquidiocesano está confirmada a presença da irmã Helena Corazza, que é doutora em comunicação, presidente da Signis Brasil e também coordenadora do serviço de pastoral da comunicação das Paulinas. Ela terá a missão de conduzir as formações que irão valorizar as seguintes temáticas: os caminhos para dialogar e interagir com outras pastorais, grupos e movimentos e o uso adequado e correto das redes sociais no trabalho de evangelização.
“As dificuldades diárias na realização dos trabalhos como agentes tiveram forte influência na definição desses temas. Portanto nossa contribuição será no sentido de iluminar a caminhada. Afinal os desafios são diários e a nossa ação deve ser frutificada. São muitas as dúvidas e esse posicionamento requer uma postura adequada para atingirmos nosso ideal. A rede social Facebook é muito explorada, canal de custo baixo e de alta amplitude em termos de disseminação de ideias, mas será que estamos usando a linguagem correta? A irmã Helena será luz nessas formações”, reforça Cristiane.
O convite para o encontro abrange os mais variados setores da nossa Igreja. Além dos agentes da Pascom, leigos, padres, jornalistas, radialistas e secretários paroquiais também devem participar. “Percebemos essa necessidade de comungar e encurtar distâncias no nosso relacionamento”, convoca Cristiane Pinheiro.
Vale reforçar que além das oficinas e palestras, a programação contemplará ainda momentos de espiritualidade, análises de trabalhos realizados no encontro e momentos de entretenimento com coquetel e noite cultural.
“Partindo da temática principal fica o nosso desejo de motivar e apresentar caminhos para aqueles que estão iniciando a missão na nossa pastoral, mas também ofertar aqueles que já estão nessa caminhada a certeza de continuarem dizendo sim. Um outro ganho com esse encontro é que teremos a oportunidade de trocar experiências. Saberemos como estão sendo realizados os trabalhos nas pastorais e de que forma podemos engradecer e valorizar ainda mais esse trabalho de comunicação, afinal é nosso objetivo como irmãos em grupo e/ou pastoral ampliar e dar cada vez mais dar visibilidade aos trabalhos da nossa Igreja”, finaliza Cristiane Pinheiro.
Fonte para adaptação: arquidiocesedeteresina.org.br

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos