54ª ASSEMBLEIA GERAL DA CNBB ABORDA MISSÃO DOS LEIGOS NA IGREJA E NA SOCIEDADE

No período de 6 e 15 de abril, bispos de todo o Brasil reúnem-se no Santuário Nacional de Aparecida, em São Paulo por ocasião da 54ª Assembleia Geral da CNBB (Conferência Geral dos Bispos do Brasil).

O encontro anual do episcopado brasileiro aborda a missão dos leigos na Igreja e na sociedade e tem como tema central “Cristãos Leigos e Leigas na Igreja e na Sociedade – Sal da Terra e Luz no Mundo”. De acordo com Francisco das Chagas Silva que é presidente arquidiocesano do Conselho Nacional do Laicato do Brasil a reflexão sobre o tema teve início em 2014, durante a 52ª Assembleia Geral da CNBB. Esse ano o texto de trabalho será aprofundado, podendo ser aprovado como documento.

“Vejo com grande importância esse olhar atento da CNBB. É um grande momento para nossa Igreja a nível nacional. Esse olhar onde valoriza a ação do leigo seja onde ele estiver, na política, na educação ou na saúde. Enquanto cristão sendo sal da terra e luz do mundo e agora com o documento 107 que veio para as comunidades, foi analisado e voltou para ser estudado pelos membros da CNBB e que agora vai orientar e ser tema dessa assembleia. O documento sendo oficial nos conduzirá para uma ação evangelizadora com muito mais unidade”, avalia.
Entre os temas prioritários previstos estão ainda a “Liturgia na Vida da Igreja”, a 14ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, a conjuntura político-social, a mensagem “Pensando o Brasil: crises e superações” e as mudanças do quadro religioso no país. Nosso Arcebispo, Dom Jacinto Brito participa do encontro.
Na Assembleia, que acontece no Centro de Eventos Padre Vítor Coelho de Almeida, será preparado ainda um novo volume da série Pensando o Brasil, que apresenta a visão do episcopado brasileiro acerca de temas da realidade do País.
Programação – Este é o maior encontro do episcopado brasileiro. São esperados cerca de 320 bispos, ativos e eméritos, dos dezoito regionais da CNBB. Diariamente, os trabalhos da Assembleia Geral iniciam com celebração da missa com laudes, das 7h30 às 8h45, no Santuário Nacional de Aparecida.
Fonte:arquidiocesedeteresina.org


Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Abertas as inscrições para a Escola de Formação sobre Vocação Laical

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais

REFLEXÃO: Domingo da Divina Misericórdia