Cantos para a Celebração da Paixão do Senhor na Sexta-feira Santa

O altar esteja totalmente despojado: sem cruz, castiçais ou toalha.

Introíbo:
Na entrada não se canta nenhum cântico portanto todos entram em silêncio

  O sacerdote, de paramentos vermelhos como para a Missa, aproximam-se do altar, fazem-lhe reverência e prostram-se ou ajoelham-se. Todos rezam em silêncio por alguns instantes.

O sacerdote, com os ministros, dirige-se para a sua cadeira. Voltado para o povo e de mãos unidas, diz uma das orações que está no Missal. Não se diz Oremos.  

Liturgia da Palavra:                
Estando todos sentados faz-se a primeira leitura, o salmo e a segunda leitura.

Em seguida, faz-se a leitura da Paixão do Senhor sem dizer: O Senhor esteja convosco, sem beijar e fazer cruzes sobre o livro, e se for oportuno, faz-se breve homilia.

As leituras sejam ouvidas em silêncio e sem bater palmas.

Tendo-a terminado a homilia, o sacerdote poderá convidar os fiéis a se dedicarem por alguns momentos à oração.

Canto de Aclamação:

SALVE Ó CRISTO OBEDIENTE

Salve, ó Cristo Obediente! 
Salve, Amor onipotente, 
que Te entregou à Cruz, 
e Te recebeu na Luz! 

1. O Cristo obedeceu até a morte, 
humilhou-se e obedeceu o Bom Jesus. 
Humilhou-se e obedeceu, sereno e forte 
humilhou-se e obedeceu até a cruz. 

2. Por isso o Pai do céu o exaltou,
exaltou-o e lhe deu um grande nome, 
exaltou-o e lhe deu poder e glória,
diante Dele céus e terra se ajoelhem!




Oração Universal
A liturgia da Palavra é encerrada com a oração universal, do seguinte modo: o Concelebrante, o diácono ou um membro da Equipe de cantos, de pé junto ao ambão, propõe a intenção especial; todos oram um momento em silêncio, em seguida o sacerdote, de pé junto à cadeira ou se for oportuno, do altar, de braços abertos, diz a oração. Durante todo o tempo das orações, os fiéis podem permanecer de joelhos ou de pé.

Em circunstâncias excepcionais, o Ordinário pode autorizar ou determinar uma intenção especial.

As preces da Oração Universal são 10 compostas de:

 I. Pela santa Igreja.

II. Pelo Papa.

III. Por todas as obras e categorias de fiéis.

IV. Pelos catecúmenos.

V. Pela unidade dos cristãos

VI. Pelos judeus.

VII. Pelos que não crêem no Cristo.

VIII. Pelos que não crêem em Deus.

 IX.  Pelos poderes públicos.

X.  Por todos os que sofrem provações.

Adoração da Santa Cruz
Apresentação da Cruz

O sacerdote, ou o diácono, com os ministros dirige-se à porta da igreja, onde toma nas mãos a cruz coberta com o véu. Acompanhado pelos ministros com velas acesas, vai em procissão pela nave até o prebitério.

Junto à porta principal, descobre a parte superior e a eleva um pouco, começando a antífona Eis o lenho da cruz,  a que todos respondem: Vinde, adoremos! A assembléia ajoelha-se para adorar a cruz em silêncio.

No meio da igreja, descobre o braço direito da cruz, elevando-a um pouco repete a antífona Eis o lenho da cruz,  a que todos respondem: Vinde, adoremos!

Enfim, à entrada do presbitério, descobre toda a cruz e, levantando-a, começa pela terceira vez a antífona Eis o lenho da cruz, a que todos respondem: Vinde, adoremos! ajoelhando-se e adorando um momento em silêncio.

 Em seguida, coloca-se a cruz com os castiçais à entrada do presbitério para que todos possam contemplá-la.

Antífona da apresentação da Cruz


+ Eis o lenho da cruz, do qual pendeu a salvação do mundo.

O povo responde: Vinde, adoremos!  

Para a adoração da cruz aproximam-se, como em procissão, o sacerdote, o clero e os fiéis. Se, por causa da grande quantidade de fiéis, não for possível aproximarem-se individualmente, o sacerdote toma a cruz e, de pé diante do altar, convida o povo em breves palavras a adorá-la em silêncio, mantendo-a erguida por alguns momentos. Recomenda-se aos que estão no presbitério, que façam o gesto individualmente. A adoração será feita exprimindo reverência pela genuflexão simples ou outro sinal apropriado, por exemplo, beijando a cruz. 

Durante a adoração da Cruz, se for oportuno, cante-se cânticos de lamentação.  Sentando-se todos aqueles que já fizeram a adoração. 

Deve-se apresentar à adoração uma só e mesma cruz.

Terminada a adoração, a cruz é levada para o altar, em seu lugar habitual. Os castiçais acesos são colocados perto do altar ou da cruz.

Cantos de Adoração da Cruz:
1:

          
 BENDITA E LOUVADA SEJA
1. Bendita e louvada seja 
no céu a divina luz.
E nós também cá na terra,
louvemos a Santa Cruz.

2. Os céus cantam a vitória 
de Nosso Senhor Jesus.
Cantemos também na terra, 
louvores à Santa Cruz.

3. Sustenta gloriosamente 
nos braços o bom Jesus.
Sinal de esperança e vida 
o lenho da Santa Cruz.

4. Humildes e confiantes 
levemos a nossa cruz,
seguindo sublime exemplo 
de Nosso Senhor Jesus.

5. Cordeiro imaculado, 
por todos morreu Jesus; 
pagando as nossas culpas,
é rei pela sua Cruz.

6. É arma em qualquer perigo,
é raio de eterna luz;
bandeira vitoriosa 
o santo sinal da Cruz.

7. Ao povo, aqui reunido, 
daí graça, perdão e luz!
Salvai-nos, ó Deus clemente, 
em nome da Santa Cruz!

2:


VITÓRIA TU REINARÁS

Vitória, tu reinarás, 
ó cruz tu nos salvarás!
Vitória, tu reinarás,
ó cruz tu nos salvarás!

1. Brilhando sobre o mundo,
Que vive sem tua luz
Tu és um sol fecundo
De amor e de paz, ó cruz!

2. Aumenta a confiança
Do pobre e do pecador
Confirma nossa esperança
Na marcha para o senhor.

3. À sombra dos teus braços
A Igreja viverá
Por ti no eterno abraço
O Pai nos acolherá.
3:


LAMENTOS DO SENHOR:
1- Que te fiz meu povo eleito? Dize em que te contristei! 
Que mais podia ter feito/ Em que foi que eu te faltei? 

Deus santo, Deus forte, Deus imortal, tende piedade de nós. 

2- Eu te fiz sair do Egito/ com maná te alimentei: 
Preparei-te bela terra/ Tua cruz para o teu rei! 

3- Bela vinha eu te plantara/ Tu plantaste a lança em mim/ 
Águas doces eu te dava/ Foste amargo até o fim! 

4- Flagelei por ti o Egito/ Primogênitos matei/ 
Tu porém, me flagelaste/ entregaste o próprio rei! 




Comunhão:
Neste dia, a sagrada comunhão só pode ser distribuída aos fiéis durante a celebração da Paixão do Senhor, mas poderá ser levada a qualquer hora aos doentes que não possam participar da celebração.

Sobre o altar estende-se a toalha e colocam-se o corporal e o livro. Pelo caminho mais curto, o diácono ou, na falta dele o sacerdote traz o Santíssimo Sacramento do local da reposição, pelo trajeto mais curto e coloca-se sobre o altar, estando todos de pé e em silêncio. Dois ministros com velas acesas acompanham o Santíssimo Sacramento e colocam os castiçais perto do altar ou sobre ele. Enquanto o altar é preparado, recolhe-se dos fiéis as ofertas para os lugares santos.

Tendo o diácono colocado o Santíssimo sobre o altar e descoberto o cibório, o sacerdote aproxima-se e, feita a genuflexão, sobe ao altar. 

Canto:


PROVA DE AMOR MAIOR NÃO HÁ:

Prova de amor maior não há 
que doar a vida pelo irmão (2x)

1. Eis que eu vos dou 
o meu novo mandamento 
amai-vos uns aos outros 
como eu vos tenho amado

2. Vos serei os meus amigos 
se seguirdes meus preceitos 
amai-vos uns aos outros 
como eu vos tenho amado

3. Como o Pai sempre me ama, 
assim também eu vos amei 
amai-vos uns aos outros 
como eu vos tenho amado

4. Permanecei no meu amor 
e segui meu mandamento 
amai-vos uns aos outros 
como eu vos tenho amado

5. Nisto todos saberão 
que vós sois os meus discípulos 
amai-vos uns aos outros 
como eu vos tenho amado




Oração de pós comunhão: Se diz OREMOS.



Ritos finais



Não se faz a bênção final como de costume.

À despedida, o sacerdote estende as mãos sobre o povo e diz a Oração pelo povo que está no Missal.

Todos se retiram em silêncio. O altar é oportunamente desnudado.

Conforme o costume local faz-se a procissão com os símbolos da Paixão de Cristo após a celebração.

No sábado santo a Igreja permanece junto ao sepulcro do Senhor, meditando sua Paixão e Morte, e abstendo-se do sacrifício da Missa até que, após a solene Vigília em que espera a Ressurreição, se entregue às alegrias da Páscoa, que transbordarão por cinqüenta dias. Neste dia, a Sagrada Comunhão só pode ser dada como viático.







Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos