COMO TER SABEDORIA PARA ESCUTAR DEUS NOS MOMENTOS DE DIFICULDADES


As dificuldades e tribulações em nossas vidas são uma espécie de estágio. É importante que todo cristão compreenda que a existência humana tem momentos bons e momentos ruins. Aquilo que chamamos de frustrações. E para saber superar esses momentos é preciso adquirir maturidade para aceitar que nem tudo acontece conforme idealizamos ou planejamos. Afinal, poucas coisas são tão inevitáveis em nossas vidas como o sofrimento. Quando passamos por ele, ficamos sem alegria, sem paz e em desespero. São situações que nunca achávamos que viveríamos, e parecem que nunca terão fim. É nessas horas que os questionamentos a Deus começam a surgir: “Deus, por quê?”, “Por que o Senhor me deixou perder o emprego?”, “Por que o meu cônjuge me trocou por outra pessoa?”, “Por que o Senhor permitiu que essa doença me atingisse?”, “Por que o Senhor não me liberta dos meus vícios?”; “Por que tudo tem que ser tão difícil para mim?”.
Para responder esses questionamentos e nos ajudar a alcançar esses entendimentos o Programa em Tuas Mãos exibiu no mês de setembro entrevista com o Padre Amadeus Matias, pároco da Paróquia Santa Terezinha, localizada no bairro Satélite. O Sacerdote nos ajudou a refletir sobre como escutar e compreender o silêncio de Deus naqueles momentos em que as tribulações batem à nossa porta e nos atingem. Etapas da vida em que podemos até pensar que aquele será o nosso fim. Mas de acordo com o Padre a lição desses momentos é termos sabedoria e paciência para “olhamos para Deus e clamarmos pela sua misericórdia no sentido de entender que é possível sair daquela situação. Basta inclinar os ouvidos para nossa oração pois com a fé é possível suportar tudo aquilo pelo qual passamos” explica.
O Padre Amadeu nos alerta que as tribulações sempre continuarão fazendo parte da nossa vida, mas não podemos nos esquecer que nada foge do controle de Deus. “Então, meu irmão e minha irmã, por mais difícil que seja a situação, confie que Deus derramará bênçãos sobre sua vida no momento certo. Mesmo que as respostas não venham agora, no tempo certo Deus vai te revelar tudo. E então você dirá como Jó: “É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender”, reflete.
E para escutar a voz de Deus é importante nós reconhecermos “que seguimos o Cristo crucificado. Ao abraçarmos a família, a nossa profissão e a religião a agente sempre vai passar por provações. E Deus não nos abandona. A graça de Deus é dada na alegria, mas também nos momentos em que precisamos de conforto. Ele está sim presente nas situações difíceis. Não podemos perder a fé e achar que estamos abandonados. No desespero ficamos tendenciosos a pensar que o Pai não está ao nosso lado. Isso não é verdade. Ele é solidário. Deus está ao lado de todos aqueles que sofrem” reforça.
A entrevista conduzida pela apresentadora do Programa Em tuas Mãos Josiane Sousa, lembrou que nos momentos mais difíceis muitos desanimam e pedem a fé e indagou o Padre Amadeu sobre que conselho é válido enaltecer no momento de dor. Para o Sacerdote é necessário fortalecer também o aspecto psicológico nos momentos de tristeza e de sensação de desamparo. O sacerdote pediu que os fiéis tenham sabedoria para entender o silêncio. “Os revezes da vida trazem consigo situações normais pela qual todos nós estamos sujeitos a passar. Lembremos do profeta Elias que pregava situações adversas e por outro lado os profetas da corte que só anunciavam as coisas boas. Compreendam que mesmo no segmento de Jesus Cristo, mesmo na fé, a existência humana com sua realidade caduca nos acompanha. Portanto prezado irmão, a vida traz consigo dificuldades, mas a última palavra é de Deus. Palavra da vida e da Ressurreição” afirma.
Ao final da entrevista o Padre Amadeu lembrou que esses momentos de tribulações nos aproximam de Deus, mas reforçou que essa proximidade deve ser estreitada na bonança e não só na dor. “Você deve procurar por Deus na fé e na dor. Na alegria e na tristeza. Nosso Deus quando se transforma se revela fazendo com que a sua transformação de dor se transforme em situação de vida. O que nada mais é do que a Cruz. Portanto há momentos em que somos crucificados e em outros ressuscitamos. A luz de Deus nunca se apaga. Ela está sempre iluminando nossa vida mesmo que o momento seja de trevas” finalizou.
Por Vera Alice Brandão
Fonte: Arquidiocesedeterecina.org.br

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos