I DOMINGO DA PÁSCOA


Leituras a serem refletidas:

1ª Leitura: At 10,34a.37-43

2ª Leitura: Cl 3,1-4

Evangelho: Jo20 1-9

Depois de termos vividos os momentos fortes da Semana Santa, em que Jesus sofreu uma condenação injusta, que é loucura para os gregos, escândalo para os Judeus, mas para nós Cristãos, é sinal de salvação, motivo pelo qual neste Primeiro Domingo de Páscoa celebramos a ressurreição daquele que deu sua vida para nos resgatar do pecado e da morte. Ele que proclama a vitória da vida sobre a morte, do amor sobre o ódio, do bem sobre o mal, da verdade sobre a mentira, da Luz sobre as trevas. Garante-nos que a morte não pode prender quem aceita fazer da própria vida um dom de amor. É do amor que nasce a vida plena, e em abundância, a verdadeira e eterna.

Na Primeira Leitura, Pedro em nome da comunidade, apresenta o exemplo de Cristo que, sem fazer acepção de pessoas, passou pelo o mundo fazendo o bem, sendo sacramento de Deus para todos, conduzindo-nos ao encontro pessoal com Deus na pessoa de Jesus Cristo. Ele propõe uma vida em que o centro deverá ser Ele, que é a essência do amor do perdão, da justiça e da misericórdia. Ele através do testemunho dos apóstolos nos ordena que levemos seus ensinamentos para todos os povos através da prática do amor, perdão, misericórdia e da justiça.

A segunda leitura nos convoca à unidade com Cristo ressuscitado que passou pela morte, más que ressuscitou para a vida, esta união é concretizada pelo batismo, onde somos marcados indelevelmente pelo sinal da salvação.

O Evangelho de hoje convida-nos a olhar para o túmulo vazio, Jesus “Ressuscitou Aleluia”. Acreditar é mergulhar nesta verdade, internalizando seus ensinamentos para vivenciar com disposição, coragem e amor. 

O túmulo vazio nos dar a certeza que, Cristo ressuscitou de verdade, é esta verdade que unidos com a Igreja proclamaremos todos os dias de nossa vida, especialmente nestes 50 dias do tempo pascal. A verdade da ressurreição nos dar a garantia de que Jesus está vivo, que a morte foi vencida e que a vitória sobre o pecado e a maldade, foi garantida por Nosso Senhor para todos nós. Esta é a nossa fé que devemos tomar posse para que possamos testemunhar que Nosso Senhor Jesus Cristo vive e está no meio de nós.

Maria Madalena foi enviada aos apóstolos para dar a grande notícia “Jesus ressuscitou” e junto com Pedro e João foram ao sepulcro, tornando-se  testemunho qualificado da ressureição, era a fé garantida pelo fato de terem encontrado a sepultura vazia,  as faixas de linho no chão, o pano que tinha estado sobre a cabeça não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte, um ambiente de harmonia que levou os dois discípulos a acreditarem. Nesta passagem não se trata de uma prova científica, mas sim de testemunha qualificado das pessoas.

Somos, portanto, chamados a defender uma fé claríssima em Nosso Senhor Jesus Cristo na força de sua palavra e da sua presença salvífica. Ele que está no meio de nós, Ele que nos sustenta com o Sacramento da Eucaristia, Ele que está presente nos mais pobres, 

Ele que está presente no coração de cada um de nós, aquele cuja palavra é anunciada, que é senhor de nossa vida e de nossa santificação.

Uma santa Páscoa para você para sua família,  para todos nós.

Diácono Artur Carlos Pereira

Referência:

Bíblia tradução TEB

https://www.dehonianos.org


Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

VI DOMINGO DA PÁSCOA

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Aniversariantes Dizimistas de Março