FESTA DA TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR - Ano A


 

Hoje com toda a Igreja celebramos a festa da transfiguração, é Jesus que no monte Tabor (lugar de oração) revela-nos o projeto de salvação, antecipando a glorificação de seu corpo após a morte e ressureição.

A Transfiguração do Senhor, é vivenciada todas as vezes que celebramos a Eucaristia, o pão e o vinhos transforma-se em corpo e sangue do Senhor, é a vitória da vida sobre a morte, isso nos dar a certeza de que Ele está no meio de nós, em corpo alma e divindade sob o véu do Santíssimo Sacramento do Altar, motivo pelo qual após a elevação do cálice aclamamos na III Oração Eucarística: “Anunciamos Senhor a vossa morte e proclamamos a vossa ressureição. Vinde, Senhor Jesus”.

A primeira leitura retirada do livro de Daniel 7, 9-10.13-14, revela-nos o sofrimento do povo diante dos poderes tirânicos (representado pelas feras), más mostra-nos também, que nossa confiança em Deus deve ser revitalizada com sua presença, no qual confirmamos quando na Santa Missa aclamamos “Ele está no meio de nós”, com poder, misericórdia e justiça, sendo perceptível a todos que fizerem a opção pelo projeto salvifico de Deus, colocado em  prática a partir queda (Gen 3 ), até os dias atuais passando pelos profetas (que denunciam e anunciam), tendo como porto segura Jesus Cristo Nosso Senhor e Salvador, onde poderemos ancorar nosso barco, tão avariado pela desobediência que nos levou a afastar-nos do seu poder curador, eterno e infinito como encontramos em Dn 7,14 “E lhe foi dado soberania, glória e realeza: as pessoas e todos os povos, nações e línguas o serviam, Sua soberania é uma soberania eterna, que não passará, e sua realeza, uma realeza que jamais será destruída.”

A segunda leitura tirada do livro de da segunda carta de 2Pedro 1, 16-19, mostra a transitoriedade da igreja, o autor nos convida a desmascarar todo tipo de esvaziamento da fé, vinda de dentro da própria Igreja ou de ideologias que pervertem a justiça, o amor e a caridade. Nos dando como base sólida, o testemunho dos apóstolos, como lemos em 2Pd 1,16 “De fato, não é por termos ido atrás de fábulas sofisticadas que vos damos a conhecer a vinda poderosa de nosso Senhor Jesus Cristo, mas sim por tê-lo visto com os próprios olhos todo seu esplendor”.

Convida-nos também a considerarmos a credibilidade das profecias, pois elas não podem serem vistas como opiniões subjetivas de pessoas ou de grupos, sejam eles religiosos, políticos e partidários. Pelo contrário são expressões da força de Deus, na prática da Caridade, perdão, misericórdia e Justiça, manifestação do Espirito Santo que agiu nos profetas e continua agindo em nossas comunidades em uma caminhada catecumenal rumo a Iniciação a Vida Cristã (IVC).

O Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus 17, 1-9, nos coloca no monte Tabor, na presença de Jesus, Moisés e Elias, juntos com Pedro, Tiago e João, apóstolos que testemunharam a transfiguração.

O Evento do monte Tabor, onde “Jesus  se Transfigura” é enigmático e cheio de mensagens para nossa reflexão e oração durante toda esta semanas, não tenho a pretensão de esvaziar um assunto tão importante, e cheio de mensagens, más vamos aqui dar alguns indicativos para facilitar os exercícios de nossa Fé.

Quem é Jesus? O próprio Deus nos responde quando lemos MT 17,5 “... Este é o meu Filho bem amado.  Ele é o verdadeiro libertador, sinal, que garante a realização da vontade de Deus, que mostra-se transfigurado, com corpo glorioso, não comparável a qualquer outro sinal visto aos olhos humanos.

A proposta messiânica, será vitoriosa? A transfiguração responde positivamente, porém vale a pena ressaltar que esta vitória, não depende somente de Deus, Ele nos dá todos os indicativos para que possamos participar desta vitória, tais como: Fidelidade, compromisso, paciência, perseverança obediência, misericórdia e perdão tudo isso acompanhado da “Justiça”. Estas ferramentas, só serão eficazes e eficientes, se o colocarmos em prática, seguindo assim o exemplo de Jesus, Ele que deve ser o centro de nossa vida.

Diante da dúvida, da incerteza e do medo dos discípulos presente no monte, a transfiguração nos dar a certeza da presença de Deus na pessoa de Jesus Cristo no meio de nós, todavia precisamos subir ao monte para encontra-lo em oração, descer a planície para evangelizar e finalmente acompanha-lo na cruz para ressuscitar.

Outra evidência é que, Jesus é a única autoridade credenciada pelo Pai, para caminhar conosco todos os dias, nos ensinando a amar, perdoar e anunciar o reino, como escrito em Mt 17, 5 “... Este é o meu Filho bem amado, Aquele que me aprouve escolher. Ouvi-o”. 

Diac Artur Carlos Pereira

Referencias:

Bíblia TEB

Roteiros Homiléticos Pe José Bortolini

 

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos