5º Domingo da Quaresma – Ano A 26.03.2023

 

Continuamos em nossa caminhada quaresmal, tempo propicio para preparar-nos para nossa Páscoa e juntos com Jesus participar da vitória sobre a morte. A catequese deste domingo nos chama a contemplar a vida como dom gratuito de Deus. 

A primeira leitura tirada do livro de Ezequiel, 37, 12-14, mostra-nos uma mensagem dirigida ao povo, exilado na Babilônia, sem nem uma perspectiva de liberdade, era portanto uma situação de morte, aniquilamento. 

No entanto é aqui que Deus entra. Deus promete transformar a morte em vida, desespero em esperança, escravidão em liberdade, e tudo isso Ele afirma no oráculo, dito ao profeta Ez 37,14 Porei o meu espírito e haveis de reviver: eu vos reporei em vossa terra e sabereis que eu, Iahweh, falei e ei de fazer cumprir, oráculo de Iahweh 

Fazendo uma leitura dos tempos e atualizando a palavra que Ezequiel nos coloca hoje os Dehonianos em sua reflexão nos fala assim:  

Quantas vezes em nossa caminhada passamos por situações de desespero e tudo parece perder o sentido. A morte, a desagregação familiar, a traição de pessoas queridas inclusive da família, a perda de um emprego, a solidão sobretudo na velhice, lançando-nos muitas vezes em um abismo que sozinho não conseguiremos sair. A Palavra de Deus garante-nos: não estamos perdidos e abandonados à nossa miséria e finitude… Deus caminha ao nosso lado; em cada instante Ele lá está, tirando vida da morte, “escrevendo direito por linhas tortas”, dando-nos a coragem de “sair do sepulcro” e avançar mais um passo ao encontro da vida plena.” 

A segunda leitura tirada do livro de São Paulo aos Romanos 8,8-11, nos recomenda que não devemos submeter-nos aos nossos instintos egoístas, eles precisam serem vencidos, esta vitória depende exclusivamente da opção que devemos fazer por Jesus, que foi animado em toda sua vida pelo Espirito Santo, Ele que se manifesta na vida das comunidades ajudando-as a recordar o que Ele fez, e assim possa dar continuidade ao projeto do Pai que é salvação de todos. 

O Evangelho de Hoje Jo 11,3-7.17.20-27.33b-45, é narrada a morte de Lázaro “amigo de Jesus” trata-se do sétimo sinal descrito por São João, neste episódio quero aqui destacar dois aspectos, o primeiro é a profissão de fé feita por Marta Jo 11,27 “Sim Senhor eu creio que tu és o Cristo filho de Deus que veio ao mundo” No Evangelho de João o ponto central é a fé e o amor, Vamos fazer o sobrevoo que evidencia estes pontos (fé e amor): (Jo 1,49) Natanael exclama “Rabi do és o filho de Deus” (Jo 4,19) a samaritana responde a Jesus “Senhor, vejo que és um profeta”, (Jo 6,68-69) Pedro representando os doze  diz “Senhor a quem iremos? Tens palavra de vida e nós cremos e reconhecemos que tu és o santo de Deus”, (Jo 9,38) O cego de nascença exclama “Eu creio Senhor”, (Jo 20,18) Madalena depois de ver e acreditar na ressureição faz o anuncio aos discípulos “Eu vi o Senhor”, (20,28) e Tomé em uma profissão de fé Maravilhosa, o primeiro que chama Jesus de Deus exclama! “Meu Senhor e Meu Deus” 

Já no sinal em que trata o Evangelho de hoje, vemos uma “mulher” da “periferia” que para a época, nem sua palavra, muito menos seu pensamento eram levados em conta, más que descreve uma teologia completa sobre a pessoa de Jesus Cristo. Marta compreende Jesus em três dimensões cristológicas: messiânica (Cristo), divina (Filho de Deus) e da encarnação (devia vir ao mundo).  

Outros aspectos é a Esperança que vem da palavra de Deus ele nos tira dos túmulos existenciais, e por seu espírito nos recria. Ele nos mostra que a morte não é a última palavra, nos ordena que nos livre das correntes que nos aprisiona na escuridão fria dos túmulos e que caminhem todos os que estão sendo impedidos de caminhar (viver), pois o Espirito que animou a libertar os oprimidos e ressuscitar os mortos estar presente em nós pelo Santo Batismo. 

Que a exemplo de Lázaro ouçamos a Palavra de Jesus Cristo: Jo 11, 43 “...”Lázaro, vem para fora!” O morto saiu, com os pés e mãos enfaixadas e com os rosto recoberto com um sudário. Jesus lhes disse: “Desatai-o e deixai-o ir embora. 

  

Diácono Artur Pereira 

Fontes: 

Bíblia tradução Jerusalém 

Roteiros Homiléticos Pe. José Bortolini 

https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/61646/61646.PDF 

 

 

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos