O legado de Chagas Martins, eterno sacerdote de Cristo

A história do padre Francisco das Chagas dos Santos Martins perpassa por uma vida de profunda decisão pela vontade do Senhor desde o serviço em sua paróquia de origem, na cidade Demerval Lobão – PI. Padre Chagas Martins, comumente conhecido, sentiu o desejo de corresponder ao chamado de servir ao altar, o qual exerceu de forma tão brilhante, apesar das suas limitações, mas não deixou de amar e servir ao Nosso Senhor Jesus Cristo, culminando sua vida numa entrega e confiança absoluta em Deus, ao ponto de unir seu sofrimento ao de Cristo na Cruz.

Nascido no dia 03 de outubro de 1979, filho de Militão Martins e Teresa da Silva, foi acolhido como filho de Deus no dia 06 de dezembro de 1980 ao ser batizado. Sua iniciação cristã deu continuidade ao receber o Sacramento da Primeira Eucaristia em 08 dezembro de 1993, na Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Foi crismado no dia 10 dezembro de 1995.

Um jovem cristão amparado pela Boa Mãe do Socorro, não tinha noção que no futuro viria a se tornar um sacerdote que a tantos outros jovens  transmitiria a essência da vida católica pautada no seguimento ao Mestre, Senhor e Salvador Jesus Cristo. Seu jeito descolado, animado e de sorriso generoso, soube cativar a juventude por onde passasse para levá-la ao encontro pessoal com Cristo e consequentemente a uma vida feliz no serviço e na construção do reino de Deus aqui na terra.

Ao descobrir sua vocação ao sacerdócio ainda na juventude, servindo e atuando na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na cidade de Demerval Lobão – PI, seguiu seu processo no seminário, ingressando em 21 de fevereiro de 2001, e como um exemplar seminarista exerceu pastoral em várias paróquias na Arquidiocese de Teresina, e com seu jeito simples, construiu sólidas amizades por onde passou. Ao concluir seu período de pastoral, ordenou-se diácono no dia 18 de dezembro de 2008 para o serviço ao povo de Deus na Arquidiocese. Exatamente no dia 04 de julho de 2009, reafirmando seu lema sacerdotal: “Vai e faze tu a mesma coisa” (Lc 10, 37b) é ordenado presbítero da Igreja de Cristo pela imposição das mãos de Dom Sérgio da Rocha.

Recordar o legado de uma pessoa é fazer memória de suas vivências e ações, pois através delas, compreendemos os valores assumidos e o profundo desejo de fazer a vontade de Deus. A caminhada cristã do Padre Chagas é sinal de sua entrega ao serviço com alegria.

Logo após ser ordenado, a primeira paróquia que assumiu como administrador foi a de Nossa Senhora de Nazaré, no bairro Bela Vista, em na Zona Sul de Teresina. O trabalho desenvolvido ao longo de quase dez anos na administração e pastoreio da referida paróquia, trouxe um despertar para inúmeras ações de evangelização e produziu inúmeros e bons frutos na porção do povo de Deus a ele confiado. O coração do Padre Chagas sempre esteve voltado para a juventude, acompanhando de perto a muitos jovens em seu discernimento vocacional e até mesmo no zelo pelo servir na igreja. O testemunho de vida, o servir aos mais necessitados, o acolhimento de pessoas surdas, a missionariedade, a excelência pastoral são graças fecundas no ministério deste tão amável sacerdote.

Padre Chagas Martins deixou grandes marcas por onde passou, mas foi preciso assumir novos desafios, e exatamente aos 17 dias de fevereiro de 2019 é apresentado pelo Arcebispo Metropolitano de Teresina, Dom Jacinto Furtado Brito Sobrinho, como pároco na Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro Mafrense, Zona Norte de Teresina. Sendo bem acolhido pelos paroquianos e mais uma vez amparado pela Boa Mãe do Socorro, conseguiu conduzir o povo de Deus de forma serena, convicta e inspiradora.

A alegria em acolher um novo pastor, fez com que os paroquianos de Nossa Senhora do Perpetuo Socorro se colocassem a total disposição para aprender com o jeito de ser e de atuar do novo pároco, aos poucos foram sendo conquistados no zelo pela liturgia e no amor pela obra do Senhor. Com a experiência do Padre Chagas na administração, a paróquia foi ganhando nova roupagem a partir das novas orientações. Ainda no ano de 2019, foi celebrado os 10 anos de vida sacerdotal manifestado no meio do povo como riquíssimo dom de Deus. Era como profeta saindo do meio do seu povo.

Com o passar dos anos, Padre Chagas foi dedicando um pouco mais de tempo aos cuidados com sua saúde conforme a necessidade, após vários exames de rotina, foi diagnosticado com câncer, sendo necessário tratamento imediato. Mesmo durante o período de tratamento, ele não hesitou em permanecer no pastoreio da comunidade paroquial e de celebrar com amor e zelo a Santa Missa nas comunidades, contou com a compreensão dos paroquianos, organizou suas escalas para cada domingo, escolhendo estar presente em todas elas.

A dedicação e confiança plena em Deus levou o sacerdote a celebrar a Santa Missa verdadeiramente unindo seu sofrimento ao de Cristo doando-se por sua Igreja. A força de vontade e alegria de servir, mesmo em meio as provações e sofrimentos deste mundo, foram inspiradoras a muitos paroquianos, principalmente em meio a este período pandêmico em que muitas famílias sofreram perdas significativas. Padre Chagas marcou nossas comunidades com sua presença amiga, acolhedora e fraterna, suas palavras ressoavam a vontade de Deus em cada homilia proferida, seu jeito de viver o sacerdócio contagiava muitos outros jovens.

Por fim, às vésperas da Solenidade do Natal do Senhor deste ano de 2021, Padre Francisco das Chagas dos Santos Martins faz sua Páscoa Definitiva para encontro com o Pai Eterno, deixando eternizado no coração de tantos irmãos no sacerdócio e fiéis, sua mensagem de total entrega à vontade de Deus, a quem tanto amou e serviu neste mundo, e com alegria e paz contempla sua face no céu.

Padre Chagas teve a graça de vir ao mundo no dia anterior a Memória de São Francisco de Assis, em 03 de outubro. Nesta data é comum prestigiarmos a encenação do Trânsito de São Francisco de Assis, pois recordamos a passagem do santo para a vida eterna. E, exatamente às vésperas de celebrar o nascimento do Salvador do mundo, 24 de dezembro, o padre faz sua páscoa definitiva experimentando a excelência do nascimento de Cristo, a vida e a luz, pois foi para isso que Ele veio ao mundo, para iluminar todos os homens.

Inteirados de que Padre Chagas manifestava um profundo amor e devoção à Virgem Maria, Deus lhe proporcionou que em todas as paróquias por onde passou tivessem como padroeira a Mãe de Jesus. Reconhecemos que a Boa Mãe do Socorro que o acompanhara no início de sua vocação, é a mesma bondosa mãe que nos últimos dias de vida ele esteve tão próximo. Contudo, o que podemos aprender na convivência com este querido sacerdote nos impulsiona a reconhecer tão valoroso legado de entrega à vontade de Deus, amor pela juventude, confiança em meio ao sofrimento.

Querido Padre Chagas Martins, jovem sacerdote de Cristo, permanecerás eternizado em nossos corações pelo teu grandioso amor pelo Senhor!

“É sentida por demais pelo Senhor a morte de seus santos, seus amigos.”

(Salmo 115, 6)

EDITORIAL 

PASCOM/ PNSPS


Comentários

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos