O Verbo se fez carne, e habitou entre nós


Hoje iremos refletir sobre o Natal do Senhor, aquele que veio dar testemunho da verdade, veio para os seus, e os seus não o receberam. Mas a todos que o receberam deu o poder de se tornarem filhos de Deus (Jo 1, 11-12).          

Depois de vivenciarmos o Advento, é com grande alegria que chegamos ao Natal, Deus quer trazer entre nós uma grande alegria, o evangelista João em seu prólogo escreve: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós vimos a sua glória, gloria que ele tem junto de Deus junto ao Pai como Filho único cheio de graça e de verdade” (Jo 1,14). Uma forma bem resumida para mostrar a encarnação do Verbo, Ele que habitou, habita e habitará entre nós, veio como homem para mostrar a face divina de Deus na face humana do homem.

Em uma noite misteriosa em que os pastores estavam cuidando de seus rebanhos, ficam estarrecidos quando são envolvidos por uma luz e um anjo do Senhor lhes diz “Glória a Deus nos mais alto dos céus e paz na terra aos homens que ele ama” (Lc 2, 14).

Alegria é a mensagem do Evangelho, pois retrata o júbilo do nascimento de Jesus o Salvador, mas será que esta alegria atinge a todos? Herodes por exemplo não sentiu esta alegria, pois seu coração estava voltado para o poder e no seu pensamento o menino iria ameaçar o seu trono. A cidade de Jerusalém se agita e o poder religioso se abala, pois Jesus que veio como salvador, mas o salvador também incomoda, ele exige uma mudança de vida, uma mudança interna e também a nossa colaboração para este processo que não depende só de Deus, mas de cada um de nós; isso nos remete a Santo Agostinho que nos diz “O Deus que te criou sem ti não te salvara sem ti”.

Precisamos resgatar o canto dos anjos (Lc 2, 14), pois o mundo sofre alzheimer e esquecem de que devemos pedir a paz, mas uma paz que inclua Jesus como nosso Salvador, pois se Jesus não estiver presente em nossa vida, não teremos uma paz perene, duradora e, sobretudo, sincera. Jesus incomoda, pois, se nos acomodamos e não levamos conosco a mensagem salvífica aos homens para o encontro pessoal com o Senhor, não estamos vivenciando a paz anunciada pelos anjos.

O nome Natal, do latim natale, natalis, significa “dia de nascimento” podemos concluir que significa vida ou uma nova vida, é exatamente a mensagem do Natal, Jesus que nasceu para nos dar vida e vida em abundancia, que vem para resgatar a todos sem exceção, pois Deus não faz acepção de pessoas.

Celebrar o Natal é deixar se incomodar pelo Salvador, Jesus quer nascer em nossos corações hoje, nos natais passados, mas também em todos os natais que virão, e que devem acontecer todos os dias de nossa vida. Devemos ficar atentos porque este deixar ser incomodar pelo salvador é porque em cada um de nós tem um pouco de Herodes que em seu egoísmos não aceita Jesus em sua totalidade, quer que o salvador se enquadre em meus objetivos, e um pouco de pastores que são envolvidos pela mensagem de alegria aceita Jesus como seu salvador, se dispõe a mudar de vida para fazer parte do Reino de Deus, Ele que nos ama em uma medida infinita, que manda seu filho ao mundo para nos salvar e nos convida a participar da alegria de seu nascimento.

Não sejamos como Herodes que ao receber a notícia se entristeceu, ficou cheio de ódio e mandou matar o menino Deus. Sejamos como os pastores que se encheram de alegria e foram até Belém adorá-lo.

Um feliz Natal a todos! Que Jesus continue nascendo na gruta de nosso coração todos os dias de nossa existência.

Coluna Semente da Caridade

Meus caríssimos leitores, a coluna Semente da Caridade, projeto edificado em um ano atípico e doloroso para muitos, esteve por muito tempo alimentando os corações sedentos da palavra de Deus. Foram dias intensos em que marcamos presença todas as quartas-feiras neste site. Paramos, respiramos e logo, logo estaremos de volta. Queremos em 2021, na graça de Deus, continuar esse belíssimo trabalho de evangelização. Conto com a participação de vocês.


Diac. Artur Carlos Pereira

Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos