Festejo de São Pedro inicia neste sábado (20); saiba como assistir em casa as novenas
Os paroquianos podem acompanhar as celebrações ao vivo no Facebook e YouTube
O Festejo de São Pedro Apóstolo e Pescador realizado tradicionalmente na comunidade Nossa Senhora do Amparo, bairro Poti Velho, será rezado pela primeira vez sem a presença do público. A sexagésima sexta edição inicia no sábado, 20, e segue até o dia 29 de junho com transmissões ao vivo nas redes sociais oficiais da paróquia.
Foto: Registro do festejo realizado em 2019. |
Resultado das medidas necessárias de combate a propagação da Covid-19, em obediência as orientações das autoridades sanitárias e da Arquidiocese de Teresina, a paróquia local tomou a decisão por meio de um comunicado oficial e esclarece que mesmo na situação atual de saúde pública, os fiéis poderão prestigiar e manter viva a fé por meio das redes sociais. “Nós queremos promover a vida e evitar a propagação do vírus. Celebraremos todos os dias, às 18h, no YouTube e Facebook, e gostaríamos muito que os devotos acompanhassem em casa”, pontua o pároco, Chagas Martins.
Foto: Pe. Chagas Martins. |
Os registros históricos orais dos moradores mais antigos do bairro Poti Velho e que muito deles vivenciaram os primeiros anos da realização do festejo apontam que nunca se foi cancelada as diversas manifestações públicas da fé no auge do novenário, 29 de junho. “Desde criança participei da procissão de São Pedro, o santo embarcava no Rio Paranaíba e vinha direto para o Cais do Rio Poti. Sempre teve muita gente, e mais ainda para seguir a procissão por terra até à Igreja do Amparo”, explica Teresinha Alves de Carvalho Silva, 77 anos.
Foto: Teresina Alves, viúva de pescador e moradora da comunidade Nossa Senhora do Amparo. |
Para a coordenadora do Conselho Pastoral Comunitário (CPC) e responsável pela organização do novenário neste ano, todas as precauções foram tomadas com base nas exigências sanitárias e que foi elaborado um protocolo para o desenvolvimento das atividades. “A estrutura física da Capela Nossa Senhora do Amparo foi totalmente higienizada, toda a equipe que trabalhará diretamente no novenário será reduzida e tomaremos todas as medidas profiláticas, tais como a utilização de luvas, máscaras e uso constante de álcool em gel”, esclarece Lívia Pereira, organizadora do evento.
Foto: Lívia Pereira, Coordenadora do CPC |
Os paroquianos e devotos de São Pedro devem ficar em casa e acompanhar o novenário por meio das seguintes plataformas digitais:
Canal no YouTube
A equipe de comunicação da paróquia juntamente com a organização do festejo pensou em oferecer as transmissões também no YouTube, pois agregaríamos mais pessoas que não possuem perfis em outras redes sociais. Veja baixo como nos acompanhar.
Página no Facebook
Nossas transmissões diárias são realizadas por meio da página no Facebook. A rede social permite alcançar muito além dos 2 mil seguidores. Mas, se você ainda não curtiu/seguiu nossa página, siga o link aqui.
Hotsite
Como já foi dito acima, este ano será incomum para todos os católicos e devotos de São Pedro Apóstolo e Pescador. Pensamos em um site com atualizações diárias do festejo, vídeos, fotos, depoimentos e muito mais. No site você também confere como realizar sua doação. Calma! O hotsite será lançado oficialmente na live que ocorrerá na noite desta sexta-feira, 19, no Instagram da paróquia, às 20h.
Wellington Fabrício Bandeira
Pascom/PNSPS
Gostei muito da matéria jornalística
ResponderExcluirO serviço da PASCOM sempre em sintonia com todos os membros do Novenário em oração para garantir qualidade do Festejo de São Pedro.
ExcluirMuito bem explicadinho! Ficaremos sintonizados!
ResponderExcluir