27 anos de missão e evangelização

Antes de retratada como a conhecemos, a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro já foi Paróquia Nossa Senhora do Amparo, devido a sede na época localizar-se no bairro Poti Velho. Já esteve entre as comunidades da Paróquia de São José Operário, e foi onde o Arcebispo de Teresina, Dom Celso fez sua primeira visita, logo depois de sua posse. Em 27 anos de existência a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro fez parte da história de muitos casais, muitos amigos e muitas famílias, que ainda hoje se encontram tradicionalmente nas missas dominicais para agradecer e louvar.

Foto: Festejos de São Pedro em 2019


No fim da década de 1980, PNSPS era uma das comunidades da Paróquia de São José Operário, localizada no bairro Vila Operária. Depois dessa separação, mudou de nome e sede, foi para o primeiro bairro da capital, Poty Velho. E sua nova identidades era Paróquia Nossa Senhora do Amparo. Quando então, em 27 de junho de 1993 pelas mãos de S. Exma. Revma. D. Miguel Fenelon Câmara Filho foi instalada no bairro Mafrense e com o gracioso nome Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro. Durante a Celebração Eucarística assessorada pelas Filhas de Santa Teresa de Jesus foi empossado o primeiro administrador paroquial, o Revmo. Pe. José de Pinho Borges Filho, conduzindo também as comunidades Poty Velho, Olarias, São Joaquim das Mangueiras, Conj. São Joaquim, Parque Alvorada, Nova Brasília, Alto Alegre e Itaperu.

Foto: Igreja de N. Senhora do Amparo, no Poti Velho


Como a messe é grande e necessita sempre de operários, nove meses após a fundação foi criado o Conselho Econômico e Administrativo para gerir as demandas das comunidades. Na mesma época recebíamos os nove primeiros seminaristas para estágio pastoral e é aberta a Casa das Irmãs Missionária de Jesus Crucificado no Poty Velho, que há um tempo residia no bairro Itaperu. Em 23 de Agosto de 1995 chega à Paróquia o Ato de Transferência que cria oficialmente a Área Pastoral São Joaquim formada pelas comunidades Parque Alvorada, Conjunto São Joaquim, São Joaquim das Mangueiras, São Joaquim das Olarias e quatro pequenas Vilas,  entregues aos cuidados do Pe. José Luiz, nosso acolhido. A Casa do Noviciado São José e Savina Petrilli no Bairro Itaperu é inaugurada em 1996, durante a festa de São José, atravez das Irmãs dos Pobres de Santa Catarina de Sena. Neste mesmo ano, na Festa da Padroeira presidida por D. Miguel Fenelon Câmara, no dia 14 de Agosto o Quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é entronizado, para alegria dos corações devotos à virgem. Um ano depois, em fevereiro de 1997, um estandarte saudava os novos religiosos que residiriam no conjunto Itaperu até metado do ano preparando sua inserção no bairro Santa Maria. E em junho por Mercê de Deus e da Santa Mãe Igreja Pe. José de Pinho é nomeado Pároco desta Paróquia.

Padre José de Pinho


Aos 8 anos, os paroquianos já entoavam acalorados o refão "D. Celso seja bem-vindo”, na primeira missa e primeira visita do recém empossado Arcebispo de Teresina. No dia 12 de maio, uma grande multidão acolhia admirada a Imagem de Nossa Sra. do Amparo no Poty, depois de passar por uma delicada restauração. Crescendo em missão e cada vez mais buscando consolidar sua identidade, foi lançado no dia 15 de Março de 2003 o Projeto dos 10 anos de criação da Paróquia que incluina a celebração dos 10 anos de sacerdócio do Pároco, a apresentação das seis comissões que ficariam à frente e a logomarca. Nos meses de fevereiro a junho de 2004, o Revmo. Pe. Damião Luz Rocha é nomeado administrador paroquial enquanto o pároco realizava especialização em liturgia em São Paulo. No ano de 2005, com 14 anos, depois de oração e discernimento, o primeiro Encontro de Casais com Cristo é realizado na semana de 05 a 07 de janeiro, auxiliando-os na vida conjugal sempre guiada por Deus. No ano seguinte, aos 2 de outubro de 2006, o Revmo. Pe. André Luiz de Negreiros toma posse e guia suas ovelhas com uma forte dedicação aos herdeiros do reino dos céus, as crianças. Em abril de 2007 acontece a primeira Noite Cultural e em junho, o primeiro Arraial Paroquial. No festejo deste ano a comunidades recebe a primeira visita do Arcebispo Coadjutor D. Sérgio da Rocha. 

Foto: Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro


Desde janeiro de 2010, o Instituto Religioso dos Servos do Preciosíssimo Sangue e dos Sagrados Corações nos concedeu o Padre José Edinaldo de Aguiar, que caminhou conosco até 2019, e o administrador paroquial, Padre Frei Clemilson dos Santos Araújo. Em 10 de fevereiro de 2019 Pe. José Edinaldo de Aguiar e Pe. André Luiz de Negreiros foram envidos a uma nova missão e no domingo seguinte, dia 17 de fevereiro de 2019, a comunidade recebeu com entusiasmo o Pe. Franscisco das Chagas Santos Martins, que desde então guia com alegria seu rebanho.

Foto: Missa de acolhida do Padre Chagas Martins em 2019




Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro/ Pascom

Comentários

Postar um comentário

POSTAGENS MAIS VISTAS

Abertas as inscrições para a Escola de Formação sobre Vocação Laical

“Essa é a minha missão". Disse Padre Frei Clemilson em sua missa de envio para Palmeirais

REFLEXÃO: Domingo da Divina Misericórdia