O Amor revelado pelo Cristo Salvador é de serviço, entrega e doação

Acolhidos no amor de Cristo, a Paróquia de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro transmitiu em suas redes sociais a Celebração da Eucaristia neste 6º Domingo da Páscoa no qual antecipa a Solenidade da Ascensão do Senhor completando este tempo litúrgico da Igreja.

Foto: Proclamação do Santo Envagelho. Homilia completa você confere em nossa página do Facebook

Padre Chagas no início de sua homilia ensina que a aparição de Jesus Ressuscitado aos discípulos tem sido constante nos textos bíblicos deste tempo pascal. Podemos assim entender que a ressurreição não se realiza somente pelo sinal do sepulcro vazio, mas acima de tudo, é pela sua presença real no meio de nós.

Jesus em seu testamento de amor deixado para a humanidade esclarece, como nos foi recordado no domingo passado, que teremos parte com Ele, ou seja, nos tornamos participantes da vida do nosso glorioso redentor para que também no último dia possamos ressuscitar em sua glória. 

Ao continuar seu discurso de despedida, no Evangelho de João, capítulo 14, versículos de 15 ao 21, Jesus nos encoraja afirmando “não vos deixarei órfãos. Eu virei a vós” (v. 18), ou seja, não ficaremos órfãos porque Ele nos enviaria seu Espírito Santo prometido. É promessa divina que se cumpriu em pentecostes (Atos dos Apóstolos 2, 1-13).

Outra reflexão deste texto bíblico é quando Jesus nos pede para amar, não somente por palavras, mas com serviço. O pároco referindo-se aos sacramentos da Igreja, nos ensina que temos dois deles pelo qual as pessoas fazem a decisão para o serviço, são eles, os sacramentos da ordem e do matrimônio.

Foi preciso que os discípulos entendessem a dimensão do amor serviço, assim como Jesus fez na última ceia quando se colocou na atitude de servo porque nos ama. Sua missão não se resumiu à pregação, mas ao servir com amor.

Jesus manifestou, ao máximo, sua capacidade de amar, e nos pede para viver a mesma coisa, compartilhar no mundo a dimensão do amor em sua plenitude. Assim como Ele nos amou, nós também somos capazes de amar. O Amor revelado pelo Cristo Salvador é de serviço, entrega e doação.

“Se me amais, guardareis os meus mandamentos” (v. 15) este é mais um dos grandiosos ensinamentos do Ressuscitado ao deixar claro que não basta apenas conhecer, é preciso amar. Pois aquele que ama, conhece e guarda no coração. Guardar não somente no sentido de ser depositário do amor, mas colocando-se a serviço do outro. E para completar a sua obra salvífica, Jesus roga ao Pai “e ele vos dará um outro defensor [...]” (v.16a).

Salmo Responsorial cantado por Lucélia.

Aquele que ama, experimenta até mesmo do sofrimento, como nos apresenta a Segunda Leitura, retirada da Primeira Carta de São Pedro, capítulo 03, versículos 15 ao 18, quando nos diz: “Pois será melhor sofrer praticando o bem, se esta for a vontade de Deus, do que praticando o mal” (v. 17). Quem pratica o bem também passa por sofrimentos, muitas vezes não somente para pagar por seus pecados, mas para remir o pecado de outros, assim como em Jesus, que não tinha pecado, mas sofreu para nos libertar da escravidão da morte.

Jesus mostra o seu enfrentamento diante da maldade, numa pratica de amar, não somente os que gostavam dele ou simpatizavam com ele, mas a todos. A Salvação, preparada por Deus é para todos.

Deus assume o rosto humano e dar aos homens a possibilidade de assumir o rosto divino. Então, Jesus é a revelação do Deus verdadeiro e através dele podemos acolher a divindade na nossa humanidade. O amor divino não é para si, mas para o outro, ao adentrarmos no mistério salvífico compreendemos a extensão deste amor.

Foto: Bastidores da transmissão ao vivo no Facebook e Instagram

Que possamos ainda viver, neste tempo pascal, a presença do ressuscitado que não nos deixará, mas, continuará vivo e presente em nós, pela ação do Espírito Santo. Sua presença é confortadora, fortalecedora, entusiasmante, e que ao longo da caminhada, muitas vezes não é correspondida, por isso, permitamos que sua ajuda nos leve a compreender que o Senhor Deus está presente verdadeiramente no meio de nós, apesar de qualquer sofrimento humano ou espiritual.

Padre Chagas, ao encerrar sua homilia, nos ensina que a comunidade que não comunica o amor não vive a fidelidade ao projeto de Deus. Então não percamos essa vontade de sermos fiéis, pois a fidelidade é a missão de cada um de nós, cristãos, homens e mulheres de fé. Vivamos na comunidade a comunicação do amor do Espirito Santo em nós e nós em comunhão com o Espirito Santo de Deus.

Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo, para sempre louvado!


Confira mais fotos aqui.


Texto: Júlio Rodrigues
Fotos: Karine Rocha
Pascom/PNSPS

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Solenidade de Pentecostes

Dizimistas Aniversariantes do Mês de Fevereiro

Domingo de Ramos