QUINTO DOMINGO TEMPO PASCAL Jo 14,9 “Quem me vê, vê o pai” ANO A – 2023
A Igreja neste quinto domingo do tempo Pascal nos convida a comtemplar o Pai na pessoa de Jesus Cristo, nos colocando diante do sentido e do proposito da vida. O Que buscamos? Certamente a resposta para esta pergunta, é ser feliz, a grande questão é: O que seria felicidade? Jesus nos responde esta pergunta com exemplo, com obras de misericórdia, com amor, com perdão e nos acolhendo em seu reino.
Nos últimos dias estudamos o capitulo 6 de João, um grande ensinamento do mestre, que eu indico a todos a fazerem uma leitura orante de todo este capitulo, que inicia-se com a multiplicação dos pães no versículo 1 e encerra-se com Pedro em nome dos apóstolos fazendo uma profissão de fé v. 68 “Senhor, a quem iremos? Tens palavra de vida eterna”.
No evangelho em que refletimos hoje Jo, 14, 1-12, o Mestre é provocado por Felipe v8 “Senhor mostra-nos o Pai e isso nos Basta” Jesus no responde v9 “Quem me vê, vê o Pai. Como podes dizer: ”Mostra-nos o Pai”? não crês que Eu estou no Pai e o Pai está em mim?”, com esta resposta, Jesus além de mostra que o rosto divino do Pai, está estampado em seu rosto humano, Ele nos chama, a sairmos da encruzilhada da dúvida, para a certeza de um caminho que irá proporcionar-nos o encontro pessoal com seu amor e misericórdia como narra Jo 14,1 “Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede em também em mim.” Ele é o único caminho que nos leva a vida, como escrito por Jo 14, 6 “Eu sou o caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém chega ao Pai se Não por mim”
Hoje a segunda leitura tirada do livro dos Atos 6, 1-7, nos ajuda a refletir sobre instituição do ministério Diaconal. A Igreja primitiva sob a liderança dos apóstolos que crescia de uma forma geométrica, “era uma grande multidão”, que se fazia presente, Judeus e Gregos através de muitas etnias, configurando uma comunidade aberta, caracterizando-se apenas por um proposito: “O Seguimento do Caminho”, nome original das comunidade que seguiam os ensinamentos de Jesus Cristo.
É característica de comunidades heterogenias, como as comunidades primitivas, e as atuais, a busca de atendimento personalizado, os apóstolos eram cobrados por isso, tinham que cuidar da evangelização pelos ensinamentos, mas não podiam esquecer-se dos desprotegidos “viúvas”, que faziam parte da preferência de Deus, anuncio profético desde o antigo testamento como canta o salmista no salmo 68, 6 “Pai dos órfãos, justiceiro das viúvas, tal é Deus em sua morada santa”.
Diante desta primeira demanda da comunidade os apóstolos procuram resolver dando um direcionamento que não o afastassem de sua missão. O primeiro passo foi reconhecer o problema e não fugir de suas responsabilidades, atitude que deve ser tomada como exemplo em nossas comunidades, o autoritarismo, a auto-suficiencia, vai nos levar ao erro e nos afastar do projeto salvifico de Deus.
A solução que acharam em conjunto com a comunidade foi escolher entre eles varões que tivessem as mesmas características do apóstolos e alinhado com o projeto salvifico de Deus, como escreve Lucas em At. 6,2-3 “Os Doze convocaram então a multidão dos discípulos e disseram: ‘Não é conveniente que abandemos a Palavra de Deus para servir as mesas. Procurai antes, entre vós, irmãos, sete homens de boa reputação, repleto do Espirito de sabedoria, e nós o encarregaremos desta tarefa’” a saber, a tarefa era atender as mesas das viúvas, enquanto os apóstolos continuavam exercendo a missão de pregar a palavra de Deus. “Não podemos perder este ensinamento preciosa, exercido pelas primeiras comunidades, a delegação de tarefas dentro da missão apostólica, era a presença da sinodalidade presente que precisamos resgatar” na sequência no v5 a comunidade recebe a missão dos novos ministros ordenados com muita alegria. Jo 6,5 “A proposta agradou a toda multidão”
Depois da alegria da escolha os apóstolos impuseram as mãos sobre os sete escolhidos, e o ordenaram para a missão de servir a mesa das viúvas, na partilha do pão, na caridade e na eucaristia. Assim aconteceu a ordenação dos primeiros Diáconos.
Para não ficar dúvidas, que os Diáconos, tanto os transitórios como os permanentes cuidam também da palavra, Estevão um dos 7 foi martirizado quando pregava a palavra nas sinagogas At 6,1-7; Felipe, também, um dos sete que serviam a mesa é apresentado em seguida, como evangelizador At 8,26-40, me valo da afirmação do Pe José Bortoline em seu livro Roteiros Homiléticos que tem o seguinte teor: “O mistério conferido aos sete é, portanto, participação do serviço dos apóstolos. A evangelização dos apóstolos e dos ministros comporta, assim, anúncio e realização concreta. É pregação e ação, visando transformar a sociedade”.
Concluo portanto, que os Diáconos tanto os permanentes como os transitórios, são ministro ordenados a serviço do Bispo, colaboradores dos Presbíteros para o serviço da mesa, da palavra da caridade e da eucaristia.
Fiquem com Deus, e que tenhamos todos a proteção de Maria nossa mãe, ela que nos encaminha para seu filho Jesus Cristo Nosso Senhor
Fazei o que Ele vos mandar!
Diácono Artur Pereira
Fontes:
Bíblia tradução Jerusalém
Roteiros Homiléticos Anos A, B, C Pe José Bortolini
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