TRIGÉSIMO TERCEIRO DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO C

 


Hoje com toda a Igreja iremos refletir o trigésimo terceiro domingo do tempo comum, o Evangelho posto para guiar-nos em nossa caminhada é o Evangelho de Jesus Cristo, segundo São Lucas Capitulo 21, vesículas de 5 a 19. 


Lucas leva-nos a refletir sobre o sentido da história da salvação, nos colocando que nossa meta última é caminhar rumo ao novo céu e uma nova terra, onde a felicidade é verdadeira e definitiva, envolvido com este sentimento de busca, a esperança brota em nossos corações, nos dando força e coragem para enfrentar as adversidades, e nunca desistir da luta, pois Deus na pessoa de Jesus Cristo, nosso Senhor nos acompanha nesta missão. 


Jesus em seu discurso escatológico, tema central deste evangelho, nos mostra que deveremos enfrentar, muitas dificuldades, lutas desiguais, onde o mal desafiará o bem, más é neste ambiente que a semente lançada por Jesus irá germinar. Aos Cristãos, pede-se que reconheçam os sinais do reino, que se alegrem, porque o reino está presente e que se esforcem todos os dias para tornar possível esta nova realidade, transformando tristeza em alegria, derrota em vitória e solidão em uma grande festa, onde Jesus Cristo deverá ser o centro de tudo. 


Como forma de atualizar o discurso escatológico de Jesus no evangelho de hoje (Lc 21, 5-19), e questionar-nos sobre o nosso, o meu agir, eu me valo da exortação dos Dehonianos em seu site.  “A nossa vida não pode ser um ficar de braços cruzados a olhar para o céu, mas um compromisso sério e empenhado, de forma a que floresça o mundo novo da justiça, do amor e da paz. Quais são os sinais de esperança que eu contemplo e que me fazem acreditar na chegada iminente do “Reino”? O que posso fazer, no dia a dia, para apressar a chegada do “Reino”? 

 


E para finalizar duas afirmações de Jesus neste evangelho me chamam atenção, a primeira em Lc 21, 14-15 “Tende presente em vossos corações não premeditar vossa defesa; pois eu vós darei eloquência e sabedoria, as quais nenhum de vossos adversários poderá resistir, nem contradizer” a outra em Lc 21, 18-19 “Más nem um só cabelo de vossa cabeça se perderá.  É pela perseverança que manterei vossas vidas” 


A mensagem destas citações, nos chama a acreditar que o nosso futura está ligado a Jesus nosso salvador, a desagregação do mundo velho não deve nos assustar, elas são apenas, sinais de que estamos a nascer para algo novo e melhor. O perder de certas referências de nossas vidas pode até nos assustar, más devemos ter a certeza de que o novo deverá ser construído em um novo alicerce, firme e seguro que é Jesus Cristo nosso Senhor e Salvador.  


Que Deus abençoe a todos derramando sua graça, nos dando o dom do discernimento para fazer uma leitura assertiva do tempo e coragem para escolher o caminho que nos levará ao encontro pessoal com Jesus Cristo Nosso Senhor. 


Diácono Artur Pereira 

Fontes: 

Bíblia tradução Jerusalém 

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Cantos Litúrgicos: Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo

Solenidade de Pentecostes

XI DOMINGO DO TEMPO COMUM