Paróquia Inicia festa à padroeira de N. Senhora do Perpétuo Socorro



Alegrai-vos, pois estamos em festa! A Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro inicia hoje (07) os festejos de nossa padroeira.

O ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro chegou em Teresina em 1959, por missionários redentoristas norte-americanos. Antes de chegar ao território piauiense a imagem foi milagrosamente roubada de uma igreja na Ilha de Creta, em meados do século XV. O ícone foi completamente pintado sobre madeira no estilo Bizantino.

 

“Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título que os cristãos deram a Maria, em agradecimento a sua atenção constante e perpétua para com a humanidade”

 

Na pintura, Maria está representada segurando o menino Jesus no colo. Jesus observa os anjos que lhe mostram os elementos da sua paixão. Esses anjos são o Arcanjo Gabriel e o Arcanjo Miguel. Os anjos seguram uma cruz, uma lança, uma vara, uma esponja que são os elementos usados na Paixão do Senhor. Quando o menino vê esses elementos ele se assusta e abraça a mãe. Nesse momento uma das sandálias cai dos pés e fica seguro só por uma fivela. O ícone seria uma cópia do quadro pintado por São Lucas, a tradução diz que o quadro original foi pintado por São Lucas. E Nossa Senhora do Perpétuo Socorro é um título que os cristãos deram a Maria, em agradecimento a sua atenção constante e perpétua para com a humanidade” (trecho da entrevista do Padre redentorista, Eduardo Paes, ao programa Fala Comunidade).

 

Foto 1: Padre redentorista, Eduardo Paes, durante entrevista no programa Fala Comunidade


Trazido pelos missionários redentoristas norte-americanos a Teresina, o ícone é fixado na região da Vila Operária e ali começa todo o trabalho. A paróquia é dedicada a São José, mas como os redentoristas têm a missão de propagar a devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a partir do início da década de 60, começa em Teresina essa devoção. E posteriormente outras paróquias da cidade e outras dioceses do Piauí, iniciaram a propagação e celebração de suas novenas.

 

A Festa

Durante o período pandêmico, em decorrência da covid-19, muitas pessoas estiveram em sofrimento e foram abaladas por muitas dificuldades. E para suscitar que a mãe de Deus intercede por nós, o tema deste ano é: Maria em teus braços de mãe encontramos o Perpétuo Socorro.

 

Maria em teus braços de mãe encontramos o Perpétuo Socorro

 

A festa inicia neste sábado, dia 7 de agosto, a partir das 18h30 com o santo terço, em seguida o novenário e ao fim uma parte social com quermesse, leilão, rifas e venda de comidas e bebidas. O membro do Conselho Setorial da Matriz, Jean Carlos, explica como os protocolos serão seguidos dentro da igreja.

 

Foto 2: Membro do Conselho Setorial da Matriz, Jean Carlos

“Tem que fazer o agendamento pelos contatos que já foram disponibilizados nas missas e durante a celebração nós temos álcool temos uma equipe estruturada para não deixar ninguém sem qualquer risco. Nesse momento precisamos nos unir e levantar o nosso clamor a Deus.

Confira a programação:

18h30 Santo Terço

19h Missa

Quermesse e leilão

A celebração será transmitida pelo canal no Youtube PNSPerpetuoSocorro

Comentários

POSTAGENS MAIS VISTAS

Abertas as inscrições para a Escola de Formação sobre Vocação Laical

Regional Nordeste IV da Cnbb lança cartilha da Campanha da Fraternidade 2017

Frades participam na Bahia de solenidade do translado dos restos mortais de fundador