HOMILIA: convidados a escutar a voz do Bom Pastor e deixar se ser transformado por sua palavra de vida eterna
O Senhor é o pastor que nos conduz!
Com este verso da resposta do Salmo 22, tão conhecido por muitos de nós católicos, somos inseridos na liturgia deste Quarto Domingo da Páscoa, no qual, celebramos o Domingo do Bom Pastor, e juntamente com toda a Igreja elevamos a Deus nossas orações por mais vocações sacerdotais para o pastoreio dos cristãos espalhados por diversas comunidades de fé no mundo inteiro.
| Foto: Homilia completa você pode conferir em nosso canal do YouTube |
O Padre Chagas Martins enfatiza logo no início de sua reflexão que o Senhor nos conduz com segurança, e neste período pascal somos convidados a fazer uma experiencia de escutar a Deus, pois aquele que escuta, conhece e segue o pastor que lhe conduz.
O reverendíssimo apresenta em sua reflexão um ensinamento que vem retratar os evangelhos proclamados nos domingos anteriores relacionando-os à fala de Jesus quando anuncia: “Eu sou a porta das ovelhas”, trecho do Evangelho de São João, capítulo 10, versículos de 01 a 10. Ao retratar que em Jesus, porta na qual encontraremos salvação e assim, poderemos entrar, sair e encontrar pastagem como ovelhas do Bom Pastor.
No primeiro domingo da páscoa, as mulheres que seguiam Jesus ao irem no sepulcro para cuidar do seu corpo encontram a pedra removida, o tumulo estava aberto e vazio (João 20, 1-9), no segundo, o Senhor Ressuscitado adentrar o lugar onde os discípulos estavam com as portas fechadas por medo dos judeus (João 20, 19-31); e no domingo passado, o terceiro da páscoa, Jesus entra na casa com os discípulos em Emaús e ao partir do pão se revela a eles (Lucas 24, 13-35). Então para Jesus ressuscitado não há nada que impeça de nos aproximarmos de sua presença.
| Foto: À direita, quadro do Bom Pastor |
Com toda esta retrospectiva, podemos talvez nos questionar: Quem é este Senhor? Entendemos que ele se apresenta a nós como o Bom Pastor, aquele que nos encaminha por caminhos que nos fará chegar ao Reino do Céus, Nele entraremos e sairemos com segurança, pois teremos a vida eterna, é neste sentido que percebemos a perspectiva da salvação, do plano de amor de Deus para nós.
Fazendo um breve comentário sobre a Segunda Leitura da Missa, retirada da Primeira Carta de São Pedro, capítulo 02, versículos de 20 a 25, Padre Chagas nos explica: que aqueles que suportam a provação com segurança e confiam no Senhor alcançarão a salvação que se revela a cada um de nós.
Outro relato importante em sua homilia dominical, foi a comparação feita com o homem cego que foi curado por Jesus, quando nos vemos muitas vezes iguais na cegueira por não conhecermos o Senhor de verdade. Quando se escuta a voz de Jesus, somos capazes de deixar o Senhor nos abrir os olhos, como ele fez com os discípulos de Emaús. O Pastor nos revela a verdade e aquele que a conhece se torna livre.
| Foto: a celebração foi transmitida ao vivo no Instagram e Facebook |
Jesus é o pastor que conhece suas ovelhas, e as ovelhas conhecem a sua voz. Quantos corações vivem hoje a experiencia de não poderem escutar a palavra de Deus, pois estão muito distante e podem sentir um incomodar no coração. Sejamos perseverantes na fé e assíduos naquilo que o Senhor nos propõe e nos fala a cada dia.
Somos capazes de reconhecer a sua voz, escutar sua palavra, pois sabemos que a maior crise que vivemos na história está relacionada a obediência, cada um que fazer aquilo que é mais cômodo para si, esquecendo que é necessário escutar a voz do pastor. A obediência a Deus deve ser tomada como prioridade em nossas vidas.
Buscar o temor do Senhor, não significa necessariamente ter medo, mas ter profundo amor e respeito ao nosso Deus buscando escutá-lo, pois somente aquele que escuta sua voz pode deixar-se ser transformado por sua palavra de vida eterna.
Sinta o desejo de ouvir a voz do Senhor, semelhante a ovelha que ouve a voz do pastor e assim seremos impulsionados a obedecer a seus ensinamentos, aos seus mandamentos e a viver conduzidos por Deus. O Senhor nos deixa claro que mesmo diante das dificuldades e sofrimento, Ele é nosso pastor e nos dará alegria que não é passageira.
Alimentados pela Palavra de Deus, neste domingo do Bom Pastor, nosso pároco nos lembra que mesmo nos vales tenebrosos contemplemos a esperança. Basta ter fé, confiança e determinação no Cristo Ressuscitado que caminha com cada um de nós.
Louvado seja nossa Senhor Jesus Cristo, para sempre seja louvado!
Confira mais fotos aqui.
Texto: Júlio Rodrigues
Fotos: Karine Rocha
PASCOM
Comentários
Postar um comentário